
01.10.2025
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu, em 24 de setembro, a aula magna com o tema Circular Design Circular para Transformação Urbana. O palestrante foi o arquiteto e professor titular de Design Territorial e Planejamento Urbano na Leibniz University Hannover (Alemanha), Jörg Schroeder, também diretor de pesquisa da Faculty of Architecture and Landscape – LUH.
Segundo a coordenadora do PPG-AU, professora Eunice Abascal, o encontro reforçou a parceria já consolidada entre o programa e a universidade alemã. “O professor Jörg Schroeder é um grande parceiro nosso. Nós temos um acordo de cotutela e dupla titulação com a Leibniz, o que possibilita a mobilidade dos nossos alunos para a Alemanha por meio de bolsas, especialmente do PDSE/CAPES, além de recebermos alunos deles para estágios de doutorado sanduíche”, destacou.
A docente explicou ainda que as pesquisas desenvolvidas em conjunto têm rendido importantes resultados acadêmicos. “Alguns grupos da pós-graduação têm relação direta com as pesquisas do professor Jörg e de outros professores da LUH. Essas parcerias vêm resultando em excelentes frutos nas teses e defesas em dupla titulação”.
Sobre a aula magna, Abascal ressaltou a pertinência do tema. “Vivemos um processo de urbanização intensíssimo que precisa pensar em estratégias de regeneração urbana pautadas pela economia circular. O design circular reaproveita materiais que seriam desperdiçados, transformando-os em soluções para a cidade, voltadas à resiliência e adaptação diante de desafios como as mudanças climáticas e a transição energética”, afirmou.
Além da aula magna, o dia foi marcado pela defesa de tese do doutorando André de Araújo Almeida, que realizou estágio de doutorado sanduíche na Leibniz University. O trabalho, que obteve a nota máxima na instituição estrangeira e foi aprovado também no Mackenzie, abordou processos de participação social e planejamento comunitário. “Ele apresentou um trabalho brilhante, que valoriza a escuta da sociedade para a transformação urbana e territorial”, completou a coordenadora.



