Alunos do curso de Relações Internacionais visitam o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Compartilhe nas Redes Sociais
Experiência aproxima estudantes da memória diplomática, política e cultural do Rio de Janeiro

22.09.2025


Os alunos do curso de Relações Internacionais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie (FPM) Rio visitaram, nesta quinta-feira, 18 de setembro, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), localizado na Cidade Nova, Centro da capital. Ao todo, 20 estudantes, acompanhados pela coordenadora do curso, professora Fernanda Brandão, e pelo professor Leonardo Braga, foram recebidos pelo presidente do Arquivo, professor Elizeu Santiago, e sua equipe.

Responsável pela preservação da memória histórica, política, social e cultural do Rio de Janeiro, o Arquivo Geral guarda, restaura e organiza documentos nacionais e internacionais desde 1567. Esses registros servem de base para pesquisas científicas, para a gestão pública e reforçam a cidadania.

Para a coordenadora do curso, professora Fernanda Brandão, essa foi a primeira de muitas visitas que ainda serão realizadas, mas já com grande importância histórica. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer documentos que narram a história da independência brasileira e o estabelecimento das relações diplomáticas do país. O Rio de Janeiro é um importante ator nacional na diplomacia desenvolvida em nível subnacional, por estados e prefeituras. Boa parte dos registros que contam essa trajetória pioneira da cidade na diplomacia está no Arquivo e foi disponibilizada aos alunos, para que pesquisem, compreendam melhor esse processo e deem continuidade, em suas carreiras, à tradição do Rio de Janeiro como vanguarda na busca por parcerias internacionais, tanto no âmbito do estado quanto da prefeitura”, destacou.

O Arquivo Geral evidencia a dimensão local de processos globais, permitindo testemunhar o papel da cidade do Rio de Janeiro como espaço de efervescência diplomática, política e cultural, um elo entre o Brasil e o mundo, onde a vida internacional acontece.

O professor Leonardo Braga reforça, “o contato com a história internacional da cidade, na visita ao Arquivo Geral, fez com que nossos estudantes de Relações Internacionais da Mackenzie Rio se sentissem ainda mais inspirados como futuros internacionalistas”.