Abertura do XIII Encontro de Educação Básica recebe chanceler do Mackenzie para palestra

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Evento, direcionado aos educadores do Mackenzie, continuará nos próximos sábados – 19 e 26

15.09.2020


Na manhã do dia 12 de setembro aconteceu a abertura do XIII Encontro de Educação Básica dos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM), com o tema que se relaciona com o aniversário de 150 anos da instituição: História e memórias da educação básica Mackenzie - trajetórias em busca da excelência. O evento é promovido pela Diretoria de Educação (DIRED) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e pela Superintendência de Ensino Técnico e Básico.

Segundo a superintendente de Educação Técnica e Básica do IPM, profª Dra. Márcia Braz, realizar esse encontro é importante porque proporciona reflexões teórico-práticas a toda comunidade educacional do Mackenzie, tendo como objetivo fortalecer a identidade pedagógica, presente em todos gestores e docentes. “Além disso, buscamos valorizar as produções e promover espaços de trocas de experiências e inovações pedagógicas”, explica.

Refletindo sobre a educação

A abertura do encontro foi feita por Dr. Ciro Aimbiré de Moraes Santos, diretor de Educação do IPM, que definiu o encontro como um tempo para capacitação e agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento. O presidente do IPM, Dr. José Inácio Ramos, por meio de um vídeo gravado a todos os participantes, agradeceu a todos os educadores do Mackenzie pela dedicação e recordou o início da trajetória da Instituição, com o casal Chamberlain.

“Hoje, podemos celebrar a história e relembrar as memórias do Mackenzie. Eu sempre digo que a história do Mackenzie se confunde com a história da cidade de São Paulo, local em que fomos fundados. Isso vale para a educação básica, afinal, ao longo destes 150 anos, educamos crianças que viraram líderes na comunidade paulistana e do Brasil”, diz. 

O momento devocional ficou por conta do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, também palestrante convidado no primeiro dia de evento. Ele abordou os desafios do ensino-aprendizagem enfrentados pelos profissionais da educação atualmente, mesmo com as facilidades trazidas pelas tecnologias. Monteiro ainda propôs uma reflexão sobre o tema, dizendo que os profissionais do ensino devem ter a motivação para ensinar melhor e com mais alegria, por meio da paixão de aprender mais amplamente. 

“Compreenda que seu primeiro chamado é maior e melhor do que simplesmente ensinar, parece contraditório, mas seu primeiro chamado é aprender. Ele precisa ser restaurado em seu coração. Você lembra de como era apaixonante de quando éramos - e de alguma forma ainda somos - ‘aprendentes’? De quando te deram o diploma e falaram ‘agora você é professor’?”, questiona o chanceler. 

Educação mackenzista 

Segundo o diretor Aimbiré, a Educação Básica do Mackenzie segue quatro trilhas de trabalho, que direcionam o caminho a ser percorrido: confessionalidade, presente na instituição; sustentabilidade, preocupação com os rumos da instituição; qualidade de ensino, a preocupação de formar cidadãos que possam fazer a diferença no mundo; e unidade, a busca por um padrão de ensino Mackenzie para todas as escolas da Instituição - respeitando as diferenças de cada localidade.

Segundo a superintendente Márcia Braz, o tema do encontro está diretamente relacionado às trilhas colocadas pelo diretor. “Em todas as unidades, têm se registrado inúmeras experiências significativas no processo de produção do conhecimento pedagógico. São profícuos e contributivos para o percurso de formação”, pontua. 

A diretora do CPM Tamboré, professora Vera Mendes, também esteve presente na mesa de abertura e em sua fala prestou uma homenagem a todos os professores. “Nós os estimamos, vocês são guerreiros, valentes e valorosos contribuidores da educação de nossa instituição”, enfatiza. “Esse encontro certamente potencializa a construção da identidade do educador mackenzista”, completa. 

Logo após, a diretora passou a palavra ao chanceler do Mackenzie que conduziu a palestra "A didática dos conteúdos à luz da Cosmovisão Cristã”, tratando de como a confessionalidade influencia a didática. De acordo com ele, é fundamental entender que o Mackenzie “acredita na existência de Deus. Pai, Filho e Espírito Santo, isso é fundamental. O Mackenzie confessa a existência de Deus. Ele é o criador de tudo que existe, visível e invisível”, explica. 

“Não existe neutralidade quando educamos. Nós falamos há anos sobre aquilo que cremos, porque desde o início nossa missão é educar e cuidar do ser humano. Não é fazer aquilo que as igrejas fazem, nossa missão é educacional, baseada naquilo que cremos, princípios e valores que defendemos”, pontua Monteiro. 

O educador do Mackenzie, ao ser inserido no DNA da instituição, passa por um processo de formação educacional, similar a uma maratona. “Da mesma maneira que a vida cristã não pode ser uma corrida de 100m e sim a dedicação de uma vida inteira, entende-se a educação da mesma forma”, destaca. “Esses encontros, a vivência na sala de aula, interações com os colegas, aprendizados com o aluno e a família representam ciclos que nos permitem, como educadores, crescer e amadurecer”, defende.

O XIII Encontro de Educação Básica continuará nos próximos sábados, 19 e 26 de setembro, no mesmo horário. Os participantes poderão partilhar de salas de conversa sobre alfabetização, matemática, educação tecnológica, educação inclusiva, educação física, ensino religioso e educação internacional.

"São muitas, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anuncia-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar." Salmo 40:5