Eventos

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas promove Business Week de 2025

Abertura do evento contou com a presença do escritor Thenius Marinho

14.05.202515h21 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas promove Business Week de 2025

Na noite do dia 12 de maio, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) deu início ao evento Business Week de 2025. A abertura do evento contou com uma palestra do escritor do livro best seller Pensar Alto e Sonhar Grande, Thenius Marinho. 

Thenius conta que ideia de seu livro surgiu depois de ser convidado para trabalhar na política e perceber que, apesar de entender que ela é muito importante, não conseguiria seguir a carreira. Todavia, permaneceu o desejo de mudar o Brasil de alguma forma, e então, ele passou a escrever o best seller. 

Partindo de sua história de vida, o palestrante explicou uma das principais analogias do livro, na qual o autor compara o caminho para alcançar seus objetivos a escalar o Monte Everest, o que deu origem ao termo de sua autoria “Everest Corporativo”, já que o caminho para o sucesso é cheio de desafios que dificultam a subida.

“Eu falo que a nossa vida é como se você estivesse no pé do Everest olhando para cima e pensando ‘será que eu chego lá?’”, pontuou Thenius. 

Antes de seguir a carreira de coach e mentor de jovens CEO´s e executivos, Thenius Marinho contou sobre a sua trajetória. O palestrante começou a trabalhar aos seis anos de idade, quando seu irmão mais velho e o mais novo foram diagnosticados com diabetes em uma época em que não existiam tratamentos eficazes. 

A situação de dificuldade levou Thenius a cuidar do seu irmão caçula, aprendendo a administrar os tratamentos disponíveis na época. “Ganhei uma promoção: Virei encarregado de não deixar meus irmãos comerem doces nas festas de aniversário”, contou o palestrante. 

Aos 14 anos, conseguiu o seu primeiro trabalho registrado, como office boy. O palestrante explicou que amava o trabalho e que, depois de um tempo, ganhou confiança na empresa e passou a fazer entregas diretamente na casa de seu chefe. “Eu tenho quase 74, faz 60 anos que eu trabalho registrado”, pontuou Thenius. 

O escritor também compartilhou que trabalhou por mais de 28 anos no grupo Bayer – 20 deles intercalados no Brasil, onde exerceu os cargos de presidente da Bayer Polímeros S.A., diretor-geral de Finanças & Administração e diretor de Recursos Humanos na Bayer S.A. 

Nos outros oito anos, ele trabalhou na Alemanha, onde foi gerente de Produtos na Divisão de produtos Agroquímicos e como Business Unit Manager da Unidade de Negócios Óxido de Ferro. “As coisas são possíveis, mas são difíceis”, destacou Thenius, ao apontar os desafios enfrentados por ele e sua família em sua estadia fora do Brasil.

Por fim, o palestrante apresentou 15 mandamentos para a carreira e a vida, mostrando aos alunos tópicos importantes, como sonhe alto e faça  desafios para o futuro; não delegue seu destino a terceiros e estude sempre.