Cerimônia do Jaleco: emoção marca solenidade de calouros de medicina

Festividade volta a acontecer de forma presencial após dois anos 

08.08.202217h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cerimônia do Jaleco: emoção marca solenidade de calouros de medicina

A Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) realizou, na última quinta-feira, 04 de agosto, a Cerimônia do Jaleco do segundo período de Medicina. A solenidade foi realizada no auditório da Associação dos Médicos do Paraná e contou com a presença das autoridades mackenzistas.  

A cerimônia é um dos marcos de entrada dos calouros na faculdade de Medicina e tem como objetivo entregar o primeiro jaleco dos futuros médicos. Na ocasião, os estudantes recebem o instrumento de trabalho das mãos dos responsáveis e vestem o jaleco, orgulhosos. A solenidade da última semana foi a primeira a ser realizada de maneira presencial, já que, por conta da pandemia de covid-19, era realizada de maneira virtual.  

“Esse jaleco deve estar limpo e impecável, e vocês devem usar não apenas como instrumento de segurança, mas também como um sinal de respeito a seus colegas, professores e pacientes. A cerimônia acontece em respeito a todos esses que cruzarão com vocês no caminho do saber”, declarou a diretora da FEMPAR, Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas.

Antes de receberem o jaleco, os estudantes realizam um juramento, em que declaram respeito e ética aos colegas e professores, bem como cuidado e atenção humanizados aos futuros pacientes.

A diretora da FEMPAR comemorou o retorno da celebração de forma presencial. “As famílias estão muito felizes de estar conosco hoje. A comunidade acadêmica sentiu falta desse rito, apesar dos médicos não terem parado de trabalhar nessa pandemia”, disse ela.  

Responsável pela palavra devocional da noite, o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, lembrou a importância de se contar os ciclos da vida e desejou que os futuros médicos desenvolvam o olhar humano e cuidadoso. “Competências são necessárias, mas também é preciso aprender a olhar a vida com o olhar de Deus. Sábio é aquele que conhece sua vocação e se dedica a ela com o melhor que pode oferecer”, ressaltou o pastor. 

Para o presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Juarez Marcondes Filho, o Mackenzie chegou em Curitiba para fazer a diferença e a cerimônia foi mais uma evidência desse diferencial. “Nessa cerimônia, vimos essa diferença: o carinho na acolhida, o oferecimento de novas tecnologias e a interação. Isso é uma grande família e isso demonstra o espírito mackenzista”, afirmou.  

Já o presidente do Conselho Deliberativo do IPM, reverendo Cid Caldas, ressaltou a importância da integração da faculdade de Medicina ao espírito mackenzista. “A FEMPAR assumiu integralmente a identidade mackenzista! A gente vê pela postura dos acadêmicos e a alegria dos familiares em se verem integrados à nossa Instituição”, pontuou. 

O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, celebrou a importância do contato com familiares e parentes dos alunos para que eles possam confiar que estão entregando os filhos em boas mãos. “É uma fase que impacta a vida, é uma mudança muito grande para esses alunos. É um momento de expectativa e esperança em que recebemos esses futuros médicos em uma Faculdade ainda melhor preparada”, declarou o presidente, que lembrou ser a primeira vez que participa da solenidade. 

Além das autoridades citadas, estiveram presentes no evento: o diretor de finanças do IPM, Denys Cornélio Rosa; o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação, Carlos Cesar Bof Bufon; o diretor de Estratégia e Negócios, André Ricardo de Almeida Ribeiro; o diretor de Saúde e Faculdades, Luiz Roberto Martins Rocha; e o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marco Tullio de Castro Vasconcelos.