A equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), vinculada ao Grupo de Estudos em Mediação e Negociação (GEMMack), participou, entre os dias 23 e 25 de julho, da Primeira Competição de Dispute Boards (DB) organizada pela FGV Câmara. A competição é a primeira no mundo dedicada exclusivamente a este método de solução de controvérsias.
A equipe mackenzista conquistou o 1º lugar na etapa oral, que simulou a atuação em Comitês de Solução de Controvérsias em um caso de dragagem portuária; o 2º lugar para a aluna de Direito, Giovanna Zaccaro, reconhecida como segunda melhor oradora da competição e a menção de 3ª melhor equipe geral, considerando o desempenho nas fases escrita e oral.
A equipe foi composta por Antonio Mesquita, Bruno Simões Ferreira Lima, Carolina Bettina Balduccini, Carolina Sacchetto da Silva, Giovanna Zaccaro, Maria Eduarda Tolomelli e Victoria Purificação, alunos de Direito. Além de Americo Tome, Ione Salomé Campos e Julia Duncan, do curso de Arquitetura.
Os alunos foram coordenados pela professora Regina Jorgeti e com a atuação de Laura Nogueira, advogada mackenzista e ex-competidora em moots de mediação e negociação pela Universidade como coach da equipe.
Laura Nogueira explica que a competição teve como foco os aspectos técnicos da dragagem de aprofundamento portuário e possibilitou um aprendizado diferenciado para o cenário de infraestrutura nacional. “Foi extremamente enriquecedor participar dessa competição como coach da equipe do Mackenzie. Além disso, foi gratificante vivenciar a troca interdisciplinar entre profissionais e estudantes”, expressa a advogada mackenzista.
Sobre o GEMMack:
Criado em 2016, o grupo tem como missão promover o estudo e a prática da mediação e negociação entre os alunos da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, incentivando a participação em competições nacionais e internacionais, desenvolvendo habilidades valorizadas no mercado de trabalho, tais como trabalho em equipe, protagonismo estudantil e capacidade de resolução de conflitos.








