Instituto

Acadêmicos e docentes da FEMPAR publicaram 25 artigos científicos na revista BioScience em 2025

Publicações em renomada revista médica mostra o compromisso da instituição com a iniciação científica

05.02.202610h34 Comunicação - Marketing Mackenzie

Uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do estado - cujo curso de medicina é avaliado com nota máxima pelo MEC - a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) destaca-se também por sua produção científica. Em 2025, docentes e acadêmicos da instituição publicaram um total de 25 artigos científicos na BioScience, uma das mais conceituadas revistas da área médica. Dos cerca de 800 alunos que cursam medicina na faculdade, 220 participaram do processo de iniciação científica ano passado.

Os artigos publicados são dos mais variados temas dentro da medicina, sendo eles originais, de revisão e relatos de caso. De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Princípios da Cirurgia - Níveis Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado da FEMPAR, Dr. Osvaldo Malafaia, a instituição tem uma vocação natural para a iniciação científica. “Temos um espírito acadêmico forte na faculdade, com professores especiais que orientam e atuam junto aos nossos alunos. Aqui, nós estimulamos nossos professores e estudantes a publicarem os artigos. A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão vinculado ao Ministério da Educação, mensura a qualidade do programa pela produção cientifica, dos professores e alunos da pós. Então, a intenção é sempre publicar os artigos dentro das regras da Capes. Há 4 anos somos avaliados por eles, e hoje somos nota 4 em uma escala que vai de 1 a 5. Ou seja, existe um padrão de qualidade muito presente no trabalho”, ressalta Malafaia.

Para o coordenador, a publicação de tantos artigos em uma publicação de relevância como a BioScience, é motivo de orgulho para a comunidade acadêmica da FEMPAR. “Tenho orgulho de dizer que poucas faculdades têm a capacidade de publicação acadêmica e produção científica da FEMPAR. Isso é comprovado pela publicação dos trabalhos, através de suplementos. São todas publicações de alto valor, uma produção institucional relevante. Em 2025, foram publicados em média 2 artigos por mês na BioScience, de autoria de alunos orientados por seus professores, e também somente dos professores”, orgulha-se.

Estímulo à iniciação científica é prioridade

Com as publicações na BioScience, a FEMPAR reforça que o estímulo à iniciação científica é um dos pilares centrais de sua proposta acadêmica, integrando ensino, pesquisa e formação humana de excelência. “Esse compromisso é fortalecido pela representatividade e pelo apoio institucional do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), que contribui para a consolidação de um ambiente acadêmico sólido, ético e inovador, capaz de formar profissionais críticos, comprometidos com a ciência e com a transformação da sociedade”, ressalta a diretora da FEMPAR, Dra. Carmen Marcondes Ribas.

A íntegra dos artigos científicos de autoria de estudantes e professores da FEMPAR na BioScience em 2025 podem ser acessados na íntegra clicando aqui.