Pró-Reitoria de Graduação e Coordenadoria de Excelência em Ensino e Aprendizagem reconhecem Iniciativas de Aprendizagem Transformadora do semestre 2023.1

Professores responsáveis pela IATs compartilharam impressões suas e dos discentes

12.09.202312h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Pró-Reitoria de Graduação e Coordenadoria de Excelência em Ensino e Aprendizagem reconhecem Iniciativas de Aprendizagem Transformadora do semestre 2023.1

No dia 28 de julho, como parte do encerramento do VII Fórum de Aprendizagem Transformadora, a Coordenadoria de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT) reconheceu seis IATs bem-sucedidas concluídas no primeiro semestre letivo de 2023. Para cada case, houve a apresentação de um vídeo curto com a indicação do tema, dos objetivos e dos resultados alcançados, além de breves depoimentos dos alunos participantes. Chamados ao palco pela Profa. Dra. Suelene Piva, coordenadora da CEAT, os docentes receberam os certificados das mãos do Reitor Dr. Marco Tullio e da Pró-Reitora Janette Brunstein.

                Na Faculdade de Direito (FDir), as Profas. Dras. Ana Cláudia Pompeu T. Andreucci e Aline da Silva Freitas realizaram a IAT ‘Comunicação não violenta e a série: Todo dia a mesma noite: o incêndio da Boate Kiss'. Ao comentar o fator de satisfação obtida com a implementação, Freitas apontou a profundidade dos diálogos em sala a partir da exposição à IAT e o engajamento: “Dúvidas foram sanadas e, embora não tenha obtido 100% de participação na entrega de comandas, na atividade em sala compareceram mais de 90% dos alunos. Os alunos comentaram pessoalmente que gostaram da dinâmica por meio da qual a IAT se desenvolveu [...]”. Andreucci, por sua vez, exaltou o Programa MackSTLR, reconhecendo-o como “[...] um projeto que motiva os discentes em seus potenciais de atuação inovadora e de ações protagonistas por meio de uma aprendizagem transformadora, na certeza de que transformando a si, transformará o mundo, em absoluta sintonia com os legados indefectíveis do Mackenzie nesses 153 anos”.

                Em concordância, a Prof. Dra. Débora da Silva Cardoso da Silva (CEFT – Centro de Educação, Filosofia e Teologia), responsável pela IAT ‘Objetos Propositores Água: O potencial criativo, cultural e global no chão da escola’ junto a Profa. Maria Elisa Pereira Lopes, destacou a valorização das competências socioemocionais: “Como professora, percebo que os pontos fortes do Programa MackSTLR se revelam em seu caráter formativo do humano reflexivo, crítico e sensível frente às adversidades do mundo moderno. Com o advento das tecnologias, percebeu-se um mergulho na superficialidade das relações humanas e uma inundação de informações que nem sempre se traduzem em conhecimentos, mas sim carecem do fôlego da vida: a Sabedoria”.

                Ainda sobre o Programa MackSTLR, o Prof. Dr. Ricardo de Abreu Barbosa (NEE – Núcleo de Educação Empreendedora), cuja IAT implementada chama-se ‘Caso Omunga’, enfatizou o Mackenzie e-portfólio: “E o grande diferencial do sistema MackSTLR é a possibilidade do registro desse desenvolvimento, o que projeta os estudantes para o reconhecimento dessas competências e para oportunidade desses alunos exercerem papéis relevantes em seus contextos sociais”. Quanto às impressões de seus alunos, o professor apontou o impacto das competências Ética e Liderança: “Eles ficaram surpresos com a nova abordagem, se sentiram acolhidos pelo fato de que foram conduzidos à reflexão e à necessidade de uma nova postura em relação as suas jornadas acadêmicas. [...] Entenderam também que o lucro é um pressuposto para a sustentabilidade dos negócios e que a ética, por sua vez, é elemento indissociável a qualquer empreendimento”.

                A Profa. Dra. Pérola Filipette Brocaneli (FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), também comentou sobre as reações estudantis originadas na IAT ‘Olhar de Lagartixa: na construção da paisagem de cidades biofílicas’, desenvolvida junto a Prof. Dra. Fanny Grinfeld: “As estudantes comentaram que nunca tinham se sentido tão livres e confiantes e relataram que desenvolver suas atividades passou a ser um prazer, e não apenas uma obrigação. Expressaram uma profunda paixão por si mesmas, valorizando seus processos acadêmicos e pessoais, assim como seus resultados”. Para a professora, o entusiasmo é mútuo: “Minha maior satisfação foi proporcionar momentos para o desenvolvimento da criatividade, que é uma soft skill bastante valorizada pelo mercado de trabalho, pois indica a capacidade para encontrar soluções inovadoras e criativas para situações do cotidiano. Proporcionar aos estudantes espaço para desenvolver a criatividade através de atividades como observar, questionar as coisas, buscar perspectivas inusitadas, percorrendo novos caminhos – despidos do medo – é muito interessante para todos”.

                A promoção de Iniciativas de Aprendizagem Transformadora continua sendo foco neste segundo semestre de 2023. Para tanto, a Coordenadoria de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora segue realizando uma série de ações formativas, visando preparar e envolver o corpo docente na efetivação do Programa MackSTLR na UPM. Por isso, convidamos a todos os professores que participem, enriquecendo, assim, a própria formação e o aprendizado de seus alunos!