Estudantes do Jardim I do Colégio Presbiteriano Mackenzie Agnes viveram um momento muito especial no mês de maio com vovós contadoras de histórias. Enquanto elas costuravam os retalhos e falavam sobre suas vidas, as crianças fizeram um mergulho profundo em lembranças cheias de carinho e criando memórias afetivas.
Durante a atividade, a escuta das crianças foi trabalhada, mais a expressão oral. Essa atividade também teve como objetivo aproximar gerações tão distantes criando empatia, valorização da memória, das tradições e laços familiares que acompanham o indivíduo ao longo da vida.
Duas vovós de duas alunas da classe foram convidadas. Ao explorar o simbolismo da colcha — feita de pedacinhos de tecido que guardam lembranças — um importante ensinamento também foi mostrado sobre a vida. Cada retalho pode ser uma fase da vida, que nem sempre conseguimos ver perfeição ou entender, mas que conforme os anos vão se passando as histórias vão fazendo sentido e quando menos se espera, uma linda colcha de retalhos foi construída. As vovós mostraram que cada momento tem um significado importante e que eles deixam marcas profundas no coração de todos.
"Os pequenos tiveram a oportunidade de falar sobre as histórias vividas com suas avós, além de conhecer também outras histórias de vida trazidas pelas próprias avós das crianças. Dentro desse contexto, foi trabalhado várias habilidades, destacando a linguagem oral, o vocabulário e o amplo repertório de novas palavras. Também destacamos o raciocínio lógico, onde trabalhamos a linha do tempo - ontem, hoje e amanhã - , e a expressão artística também ganhou o seu espaço", afirmou a professora do Jardim I AC, Françoise Serrão.
Segundo a professora, "as crianças puderam fazer a representação das histórias por meio dos desenhos, colagens e dramatizações. Vivenciar com as crianças essa proposta foi maravilhoso, em um momento único, onde contribuiu para o desenvolvimento intelectual, emocional e efetivo por meio da literatura e das histórias comuns entre eles".