A atleta e aluna do 6° ano do Colégio Presbiteriano Mackenzie Agnes, Thaina Gomes, foi convocada para a seleção de Beach Tennis de Pernambuco. Com apenas 11 anos de idade, a jovem competiu entre os dias 1° e 04 de maio a Copa Norte-Nordeste, na arena na Praia do Paiva. Ela e sua companheira de dupla, Nara Guerra, representaram Pernambuco neste evento esportivo e conquistaram o 2° lugar, e após esse resultado veio a convocação para a seleção. A classificação é feita por meio de um somatório de torneios disputados.
"A convocação me pegou de surpresa. Eu e a Nara pontuamos em vários campeonatos, mas perdemos um e achamos que não iríamos participar. Minha treinadora, Amália Trindade, me avisou e recebi também uma mensagem pelo telefone. Fiquei muito feliz!", conta a atleta.
Uma das suas maiores inspirações é a atleta da seleção brasileira, Vitoria Marchezine, mas foi graças ao irmão Thiago, vice-campeão mundial de Beach Tennis na categoria sub 18, que Thaina se interessou pelo esporte. Ela, com apenas nove anos, observando os treinos dele, acabou gostando e entrou para as aulas. Além dele, em casa, a Thaina tem ótimos exemplos: o pai que é maratonista, a mãe que ama uma academia de ginástica, a irmã que também corre maratona, além da sobrinha, de apenas 12 anos, que é triatleta!
A talentosa aluna diz que durante os jogos recebe o apoio da família, amigos do colégio e do prédio. Uma coisa é fato, a jovem sabe administrar muito bem o tempo! Treina três vezes por semana à noite e faz funcional para fortalecer a musculatura, além de estudar e jogar vôlei na escola. Nas horas vagas ainda encontra tempo para brincar com os colegas do prédio, desenhar, falar com as amigas pelo telefone, fazer aulas de violão e assistir tv.
Mas a vida de atleta também tem suas privações e, segundo Thaina, a parte menos legal é a alimentação que é muito regrada. Mas tudo indica que mesmo não podendo comer as comidas favoritas a hora que quer, ela pensa no futuro em ser atleta profissional.
"O Beach Tennis é a minha paixão. Eu vou para os treinos por livre e espontânea vontade, não fico com preguiça, tenho disciplina, o que me ajuda também nas tarefas fora das quadras. Quero sim ganhar mais campeonatos, chegar no nacional ou brasileiro e até mesmo viajar para a Itália onde esse esporte é muito forte", afirma Thaina.
Para o coordenador de Esportes e Educação Física do Colégio Mackenzie Agnes, José Carlos Medeiros da Silva Sobrinho, a iniciação esportiva na infância é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável dos nossos alunos. Além de promover a atividade física e a saúde, o esporte também desenvolve habilidades essenciais como disciplina, trabalho em equipe, comunicação e superação.
"Nossa aluna e atleta, Thaina, também joga vôlei aqui no Colégio e faz atividade desde muito pequena. Nessa fase, as crianças aprendem a lidar com desafios, a gerenciar emoções e a construir relacionamentos saudáveis. O esporte também ajuda a desenvolver a confiança, autoestima e resiliência, habilidades que serão úteis ao longo da vida. Além disso, a iniciação esportiva na infância pode despertar paixões e talentos, permitindo que os alunos descubram suas potencialidades e desenvolvam habilidades específicas", afirma o coordenador.