um robô extremamente parecido com um ser humano
Atualidades

Inteligência Artificial é assunto da recepção aos novos alunos da pós-graduação

Sensibilidade e criatividade são indicados como caminho para convívio com tecnologia

09.08.201918h52 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Inteligência Artificial é assunto da recepção aos novos alunos da pós-graduação

Conviver com novas tecnologias e com a Inteligência Artificial é um desafio generalizado do mercado de trabalho na atualidade. Por isso, a palestra Transformação Digital e Inovação com Inteligência Artificial” foi o foco da recepção aos novos alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizada na última quinta-feira, 8 de agosto, no campus Higienópolis.

Apesar de cada vez mais a Inteligência artificial assumir lugar de destaque, nas mais diferentes funções, o developer advocate da IBM Academy of Technology, Sérgio Gama, palestrante da noite, acredita que as máquinas jamais substituirão os seres humanos. Mesmo assim, os profissionais devem aprender a se adaptar. “Tem que entender que vai ter um novo ator, que é uma máquina, com inteligência artificial que está ali para ajudá-lo, e não para tirar empregos. As pessoas têm de estar abertas a esse novo assistente que está surgindo”, afirma. 

Para o palestrante, o melhor caminho para que os profissionais possam conviver com o mundo tecnológico, é pelo “lado humano”. Isso significa usar cada vez mais a sensibilidade e a criatividade, já que nem tudo no ambiente profissional é racionalidade. “A máquina não tem essas preocupações do ser, do conhecimento. Esse é o grande diferencial, é o lado exatamente humano”, conclui Gama.

Boas Expectativas

O começo do semestre deixou o auditório Escola Americana, local da recepção, com ar de grandes perspectivas. O analista de Infraestrutura de Tecnologia de Informação, Marco Aurélio de Oliveira, de 35 anos, afirmou que antes mesmo de começar a estudar, já sente o mercado mais favorável. “Já recebi alguns frutos, só de estar inscrito na pós-graduação. Em entrevistas de emprego, já tiveram um bom olhar por eu estar fazendo pós no Mackenzie”, declara ele que está matriculado no curso de especialização em Segurança e Inteligência Cibernética.

Para a bancária Jaquelaine Sigueira, de 27 anos, a reputação do Mackenzie pesou na hora da escolha pelo curso de Gestão Financeira e Negócios na UPM. “O nome já era uma questão, desde a faculdade eu já pensava em uma pós aqui. Estou bastante animada com as aulas, quero começar logo e ver o conteúdo”, conta.

O pró-reitor de Extensão e Educação Continuada, Jorge Alexandre Onoda Pessanha, esteve presente para receber os novos alunos e ressaltou a importância da criação de pontes entre mercado e ambiente acadêmico. “Nós mesclamos a experiência acadêmica de alguns de nossos professores com toda a titulação acadêmica com pessoas que nós trazemos do mercado. Então nossa expectativa é levar para esse público os desafios que hoje estão no mercado, podendo suprir ferramentas para que eles vençam esses desafios”, finaliza ele.