Mesa presente na Colação de Grau. Foto: Dago Nogueira/NTAI.
Eventos

Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior realiza colação de grau

Ação acolhe população carcerária feminina em unidades prisionais de regime semiaberto

28.03.202214h58 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior realiza colação de grau

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou nesta quinta-feira, 24 de março, a Colação de Grau do Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior das formandas do segundo semestre de 2021 do projeto feito em parceria com a Secretaria do Estado da Administração Penitenciária de SP e com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP). As alunas concluíram o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na modalidade Educação a Distância (EaD). 

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, se sentiu muito feliz em poder participar deste emocionante evento. “É um momento de partida, mas não é um momento de adeus, porque a nossa expectativa é que a Universidade as receba novamente. A Universidade sempre estará de portas abertas para seus egressos”, afirmou. 

A colação de grau contou com a participação da antiga participante do projeto, que concluiu o ensino tecnológico em Gastronomia em 2021. “Enfim, eis-me aqui formada, posso comparar a conquista a tocar o céu com as mãos. Não sei se existem palavras para expressar minha gratidão, não só pela conquista em si, mas pelo caminho, respeito e direção recebidos durante esse trajeto. Estava quase certa que recomeçar seria impossível sem esse ato de amparo recebido ao longo desse caminho. É com muito orgulho e amor que posso dizer que faço parte da família Mackenzie”, declarou ela. 

Em seguida, uma das formandas discursou. Muito emocionada, ela agradeceu a todos os colaboradores envolvidos nesse projeto e declarou: “A partir de hoje nossas vidas terão novos horizontes, onde continuaremos lutando sem medo de cair ou falhar. Nós, formandas, nos sentimos ocupando um lugar de princesas no coração de todos que estenderam as mãos para nós e, como gesto de carinho, agradecemos a todos do Mackenzie que nos ajudaram nessa conquista”.

“Um projeto que realmente nasceu no coração de Deus e que se viabilizou pelo apoio do Mackenzie e de sua Reitoria e, a partir daí, todos se envolveram para que nós pudéssemos ter a colação nesse momento, o fechamento desse ciclo, que sabemos que não foi fácil, e aqui está o resultado desse esforço e de todo esse processo. Eu costumo dizer que agora é só o começo. Eu desejo que vocês tenham muito sucesso, que voltem e apoiem a Fundação e outros projetos para auxiliar as pessoas que hoje estão privadas de liberdade”, discursou o diretor de Atendimento e Promoção Humana da FUNAP, Major Marcos de Godoy.

Além das autoridades citadas, também estiveram presentes: o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; o superintendente do Centro de Educação a Distância (CEDAD), Carlos Alberto Araújo Netto; o diretor do Centro Social de Ciências Aplicadas (CCSA), Claudio Parisi; o capelão universitário, José Carlos Piacenti Junior; e o professor paraninfo, Fabiano Fonseca da Silva.