Chancelaria

20 anos de história: egressos da FDir se reúnem e celebram duas décadas de formados

Reencontro foi marcado por um dia cheio de nostalgia, emoção e trocas

25.08.202517h49 Nicolly Alves

Compartilhe nas Redes Sociais

20 anos de história: egressos da FDir se reúnem e celebram duas décadas de formados

Na manhã ensolarada de sábado, 23 de agosto, o campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi cenário de um reencontro emocionante: os egressos da turma de Direito do segundo semestre de 2005 retornaram ao Mackenzie para celebrar os 20 anos de formatura. Em um clima acolhedor e familiar, antigos alunos puderam matar a saudade do ambiente acadêmico, rever colegas e relembrar momentos marcantes da trajetória acadêmica. 

A celebração contou com a presença de familiares, amigos e autoridades mackenzistas. “É uma nostalgia deliciosa reencontrar todos que viveram esse período comigo, é uma sensação muito especial, e a oportunidade de ver a transformação do campus porque muita coisa não tinha na nossa época. Foi algo único que o Mackenzie nos proporcionou”, expressou a egressa Camila Lima. 

A emoção e a alegria eram nítidas no olhar de cada egresso, o clima era festivo e muitos aproveitaram para apresentar o campus em que estudaram há 20 anos para seus filhos. Segundo a coordenadora do Programa de Acompanhamento de Egressos - Alumni, Camila Padin, encontros como esse traduzem a essência do Mackenzie. “Trazer de volta os antigos alunos, formados há 20 anos, e ver a alegria deles ao compartilhar esse momento com filhos e pais é, de fato, o que representa o Mackenzie”, afirmou. 

Para Padin, a celebração vai além da trajetória individual de cada egresso. “Isto é Mackenzie: contribuir não apenas para o desenvolvimento do aluno que esteve aqui, mas também de toda a família que vem hoje comemorar esses 20 anos. É justamente isso que o Alumni busca fortalecer, o engajamento e a comunidade mackenzista”, completou. 

O pontapé para a realização do evento começou quando o egresso, Bruno Sonoda, veio ao Mackenzie para retirar seu cartão de acesso ao campus e por acaso comentou que em 2025 sua turma completara 20 anos de formatura. A partir daí, Bruno junto à Gerência Para Sempre Mackenzista, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), iniciaram toda a organização necessária para que essa celebração acontecesse.   

“Eu e meus colegas somos muito gratos à Universidade pelas portas que se abriram e se abrem, pela vida que tivemos aqui dentro, pelos professores e pela estrutura. Só temos a agradecer, amamos o Mackenzie. Uma vez mackenzista, sempre mackenzista”, declarou Sonoda. 

Durante o reencontro, os antigos alunos foram recebidos com um café da manhã especial e, em seguida, se reuniram no auditório MackGraphe para uma programação marcada por homenagens e reflexões. O momento teve início com uma devocional conduzida pelo capelão universitário, reverendo Gildásio Barbosa, que representou o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. 

Na sequência, os egressos puderam ouvir as palavras do diretor da Faculdade de Direito (FDir), Felipe Chiarello; da curadora do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), Luciene Aranha; e da coordenadora do Alumni, Camila Padin, que na ocasião representava o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida. 

Além disso, também puderam ouvir um lindo discurso preparado pelo colega Rafael Zanini, que foi escolhido como orador da turma nesta celebração. Em sua fala, ele destacou que a experiência vivida no Mackenzie foi marcada pela construção de laços duradouros e pela formação de valores que moldaram o caráter de toda a turma. Para Zanini, o período acadêmico proporcionou não apenas uma base sólida para a carreira, mas também amizades verdadeiras para toda a vida. 

“Na hora que entramos no campus vem muitas lembranças de coisas que vivemos aqui. Muita gente continua convivendo, mas viver esse reencontro foi um resgate muito bacana”, relatou o orador.

Os participantes ainda receberam um certificado que representava a dedicação e as conquistas alcançadas ao longo de suas trajetórias. Além disso, cada egresso também foi presenteado com um kit com lembranças da Instituição e um Vade Mecum. 

“Espero que todos aqui voltem sempre para nos visitar porque amam nossa casa, querem reencontrar amigos e professores e reviver memórias. Esse é o verdadeiro espírito de família mackenzista”, afirmou o diretor da FDir, Felipe Chiarello.