Pesquisa e Inovação

Projeto do Mackgraphe com foco no Desenvolvimento Industrial Sustentável obtém financiamento da Finep

Objetivo da pesquisa é a criação de estratégias para diminuir o impacto de resíduos sólidos plásticos no meio ambiente

04.11.202518h34 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Projeto do Mackgraphe com foco no Desenvolvimento Industrial Sustentável obtém financiamento da Finep

O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias, (MackGraphe), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), teve um financiamento de pesquisa aprovado pela FINEP. No valor de R$ 15 milhões, o projeto Materiais Poliméricos Ecologicamente Sustentáveis é voltado a pesquisas e desenvolvimento tecnológico na área de transição ecológica, com foco no desenvolvimento industrial sustentável.

Objetivo principal da pesquisa, ao final dos 36 meses, é a criação de estratégias para diminuir o impacto de resíduos sólidos plásticos no meio ambiente, por meio de ações em tecnologias de reciclagem (mecânica, química e desvulcanização), e o aumento da demanda de mercado dos polímeros ecologicamente amigáveis (PEA’s). A coordenação geral é do pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do MackGraphe, Guilhermino Fechine.

As ações estratégicas e metas a serem alcançadas estão relacionadas diretamente à transição ecológica, buscando o melhor aproveitamento dos recursos naturais e correto manuseio dos resíduos sólidos plásticos, fortalecendo a competitividade sustentável, dos setores econômicos ligados à bioeconomia e economia circular. Segundo o Coordenador do projeto Guilhermino Fechine, “a implementação dessas ações contribuirá diretamente para a transição ecológica ao estimular cadeias produtivas sustentáveis, promover a inclusão social por meio da geração de empregos qualificados e fortalecer a economia com base na inovação tecnológica”.

Além disso, as iniciativas do projeto deverão atrair investimentos sustentáveis, favorecendo empresas comprometidas com critérios ESG (ambientais, sociais e de governança). Com isso, cria-se um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável, alinhado às diretrizes globais da economia verde e à necessidade urgente de preservação ambiental.

O projeto do MackGraphe será desenvolvido em parceria como outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do país, que incluem Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFPB), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

O parque de equipamentos solicitado fará parte de um sistema multiusuário já existente dentro do IPM, que conta com infraestrutura e gerenciamento apropriados, o qual é disponibilizado para a prestação de serviços e para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico, voltados aos setores industrial e de serviços, e outras ICTs.  “O MackGraphe, já dispõe hoje de uma infraestrutura de ponta em P&D na área de materiais compósitos poliméricos e este projeto vai contribuir, de forma significativa, para soluções ecologicamente sustentáveis em aplicações industriais”, destaca o diretor do MackGraphe, Benedito Aguiar. Ressalta-se ainda que a infraestrutura a ser ampliada potencializará o desenvolvimento de pesquisas aplicadas realizadas pelo centro de pesquisa, como ICT executora, mas também para as ICTs coexecutoras e demais interessados em P&D e serviços tecnológicos relacionadas à transição ecológica.

O projeto situa-se dentro das iniciativas da FINEP de apoio às ações de base científica e tecnológica do processo de reindustrialização do país, no âmbito do programa “Nova Indústria Brasil”, a partir do Edital Centros Temáticos, cujo objetivo é criar ambientes de inovação, em centros de P&D consolidados do país, com atuação em eixos, tais como transição energética, transição ecológica e transformação digital.