Alunos de Nutrição criam e-book de receitas saudáveis e práticas

Mackenzistas apresentam maneiras de se alimentar melhor no dia a dia  

19.05.202517h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos de Nutrição criam e-book de receitas saudáveis e práticas

Uma boa alimentação é fundamental para que o nosso corpo funcione de maneira correta no dia a dia. Criar uma alimentação equilibrada e escolher alimentos adequados tem impacto direto na disposição, energia, concentração e na capacidade do organismo de combater doenças.  

E foi pensando em praticidade, custo e saúde que as alunas Ana Raquel Alves de Pontes, Isabela Santos da Costa Marcon, Jaqueline Trindade Moreira, Maria Letícia Villani, Lina Martins Halverso, Sara Silva Santos, Fatima Ali Farhat e Camily Malveira Silva Chaves e as professoras orientadoras Ana Cristina Cabral e Rosana Farah, do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), desenvolveram para o projeto integrador “Educar e Comunicar”, um livro gratuito de receitas digital, com lanches práticos e saudáveis para o dia a dia dos mackenzistas. 

Antigos alunos do curso de Nutrição realizaram uma pesquisa que serviu de base para a realização do livro. Nessa pesquisa, alguns pontos foram levantados em relação aos motivos pelos quais os alunos não conseguiam comer de forma mais saudável, como falta de tempo para a preparação, não ter lugar para armazenar a comida, preços altos e que comidas saudáveis não trazem saciedade.  

“O segredo de otimizar o tempo está em fazer um planejamento, com compras semanais e preparar o lanche no dia anterior. Utilizar potes herméticos, colocar uma sacolinha com gelo dentro da lancheira e utilizar geladeiras que ficam nos diretórios acadêmicos, ajudam no armazenamento da comida”, explicou a aluna Maria Leticia Villani.  

Para que mais alunos chegassem ao e-book, foi planejado uma palestra dentro da UPM, que aconteceu no dia 14 de maio, com o objetivo de mostrar substituições saudáveis, práticas e com preços acessíveis, como trocar sucos com altas porcentagem de açúcares por um que tenha mais ingredientes naturais ou trocar salgadinhos com alto teor de sódio por snacks de batata doce.  

A aluna de Nutrição, Lina Martins, compartilhou que ter uma alimentação saudável promove o bem-estar físico e mental, além da má nutrição em todas as suas formas. A prática diminui os riscos de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer. “Essas doenças podem ser evitadas com o nosso estilo de vida, fazendo uma atividade física e comendo mais saudável”, destacou. 

Lina também listou alguns passos para uma alimentação mais saudável, como focar em alimentos que sejam naturais ou minimamente processados, evitar alimentos ultraprocessados, comer com atenção e regularidade, comprar alimentos na feira que estão na safra e dar preferência a comidas caseiras.  

“A composição de uma refeição completa e saudável fornece os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo em quantidades adequadas e proporcionais”, completou a estudante.