As alunas do CPMB, Alice Tenorio e Ana Clara Machado.

Mackenzistas brilham em torneio internacional de Nado Artístico

Desempenho das atletas colocaram seleção brasileira no topo do pódio da competição

09.11.202115h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzistas brilham em torneio internacional de Nado Artístico

As alunas do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPMB), Alice Tenório Guimarães e Ana Clara Machado, representaram o Brasil no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos 2021, disputado em Lima, no Peru, na última semana. As atletas brasilienses foram fundamentais nas conquistas que garantiram pódio à Seleção Brasileira de Nado Artístico no torneio internacional. Ambas conquistaram medalha de ouro na modalidade por equipes, ingressando no seleto grupo observado de perto para o próximo ciclo olímpico.

“O sentimento de quando ganhei as medalhas foi de gratidão, à minha família, meu país, e principalmente a Deus. O sentimento foi de dever cumprido, e de que todo esforço no final valeu a pena! Escutar o hino da minha pátria no pódio daquele grande centro de treinamento foi emocionante. Nesse momento, lembrei das dificuldades que enfrentei para estar lá e de como tudo valeu a pena.  Sempre pedi a Deus que estivesse me guiando e acreditei que tudo era possível com ele”, comemorou Alice.

As mackenzistas venceram as etapas de Rotina Livre Combinada, acumulando 73.93 pontos para superar a Colômbia (69.56 pontos) e o Chile (69.50 pontos), e de Rotina Livre de Destaques, com 77.3 pontos, desbancando novamente o time colombiano (74.06 pontos) e a equipe do Peru (71.76 pontos). Ao todo, foram dois ouros conquistados em cada modalidade.

No Combinado, a seleção era formada por Nicole Shinohara, Marina Posta, Alice Tenorio, Giovana Faria, Isabella Viana, Natália Kolisnyk, Valentina Ambrósio, Gabriela Costa, Iris Cano, Ana Clara Almeida e Manuela Marques. E nos Destaques, o grupo contava com Ana Beatriz Nunes, Luiza Rodrigues, Rafaela Garcia, Jullia Catharino, Ana Clara Machado, Sara Ribeiro, Maria Eduarda Milward, Jaddy Passos, Celina Tiemi e Catherine Picini

“Assisti-las nadar representando o país foi indescritível. Confesso que eu precisei segurar as emoções porque foi lindo demais. Tudo que temos passado com a pandemia, todo o ano de 2020, só deixou ainda mais impressionante o retorno delas, em 2021, em alto nível, representando o Mackenzie e o Brasil em um torneio desse porte, sul-americano. O coração acelerou”, comentou a técnica da equipe de Nado Artístico do Mackenzie Brasília, Simone Formiga, uma das principais técnicas do esporte no país atualmente. 

Alice e Ana fazem parte da equipe principal de Nado Artístico do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília e já têm outras convocações para a Seleção Brasileira na bagagem. Estão há algum tempo sem entrar na água para competições oficiais, participando apenas de torneios “secos”, especialmente adaptados para o período de pandemia. A vitória no Peru simbolizou uma retomada importante nas carreiras das atletas.

“Foi uma sensação incrível poder voltar a competir presencialmente, principalmente representando meu país e o Mackenzie em uma competição tão importante! Aquele frio na barriga antes de cair da na água, a energia de quando todo mundo se entrega junto, faz parte do esporte e eu estava muito tempo sem ter essas sensações”, acrescentou Ana Clara.

Com sete medalhas de ouro e três de prata, a seleção brasileira de Nado Artístico também foi campeã geral do Sul-Americano Juvenil e Júnior e ajudou o Brasil a ser campeão geral do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos. No solo junior, Jullia Catharino conquistou a medalha de prata e Rafaela Garcia terminou na terceira posição, mas, por conta do regulamento, não pode receber a medalha de bronze já que só é possível ter uma atleta por país no pódio. 

A Seleção Juvenil de Nado Artístico foi convocada ainda em setembro. Ao todo, 18 atletas foram selecionados, mas, após baterias semanais intensas de treinamento e análise da comissão técnica e juízas brasileiras renomadas, apenas 12 seguiram para Lima. “A equipe, apesar de nova, é dedicada, esforçada e comprometida com os objetivos propostos”, falou a técnica Priscila Pedron.