De olho nas férias com diversão e segurança

25.06.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

De olho nas férias com diversão e segurança

Julho é mês de férias e este ano ainda vivemos o período atípico ocasionado pela pandemia de covid-19. O isolamento, o distanciamento e as medidas de segurança ainda fazem parte do dia a dia das famílias.  

E agora, o que fazer com as crianças que mais do que nunca precisam se divertir e ainda assim manter os cuidados e protocolos necessários? Como entretê-las e proporcionar momentos de diversão, de lazer e evitar muito tempo de tela? 

Mais uma vez, os pais serão os protagonistas e com muita criatividade poderão proporcionar momentos agradáveis envolvendo toda a família.  

É interessante programar as atividades de férias envolvendo as crianças e pensarem juntos em atividades de que todos possam participar, como a culinária, por exemplo! Escolher a receita, separar os ingredientes, preparar e saborear o que prepararam é uma excelente estratégia. Confecção de brinquedos e jogos, sessões de cinema e caça ao tesouro também podem fazer parte da programação e, com a participação de todos, as atividades poderão ser bastante prazerosas. Uma outra sugestão é que os pais possam reviver com seus filhos brincadeiras de sua infância. Poderão fazer listas dessas brincadeiras, explicar como brincavam e até confeccionarem um desses brinquedos juntos.  

Brincar alivia o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Brincando, as crianças desenvolvem habilidades de empatia, criatividade e colaboração. 

 

1. As emoções durante a pandemia 
Sabemos que uma das apreensões causadas pela pandemia é a saúde mental das crianças. O isolamento social trouxe sintomas como piora da qualidade do sono, inquietação, ansiedade e até mesmo tristeza. Nesse contexto, é importante promover situações para que elas aprendam a lidar com os sentimentos. 

Fazer atividades como desenho, pintura, teatro e trabalhos com argila podem ajudar a iniciar a conversa e com certeza será um momento divertido em família. 

 

2. Promovendo jogos dentro de casa 
Nem sempre para se divertir é preciso sair de casa. Com brincadeiras no ambiente interno, é possível tornar as férias em família bastante divertidas. 

Jogos de tabuleiro que envolvam os pequenos são sempre bem-vindos, enquanto mímicas e jogos de adivinhações vão entreter a família e promover momentos inesquecíveis. 

Uma brincadeira que desperta muito o interesse das crianças é a “caça ao tesouro”, brincadeira que envolve suspense e surpresas. Escolher o “tesouro”, escrever as pistas a serem seguidas para encontrá-lo é muito divertido! 

 

3. Dia de cinema? Prepare a pipoca!  
Apesar de várias salas de cinemas já estarem com suas portas abertas, ir até o cinema pode não ser muito seguro ainda, porém fazer um momento de cinema em família pode ser muito divertido!  

As sessões de cinema podem ser pensadas com antecedência, deixando que as crianças escolham os filmes e o local e, opinem se eles serão assistidos em dias diferentes ou no mesmo dia. Só não vale esquecer o balde de pipoca. Juntamente com os adultos, as crianças podem preparar a pipoca, as bebidas, doces e o que a família preferir. Dessa forma, a diversão está garantida! 

Ah, uma outra ideia é conversar sobre o que cada um achou e entendeu dos filmes, assim é possível promover uma bela roda de conversa em família. 

 

4. Contação de história e show de talentos...  
Que tal promover um momento para que a fantasia e a imaginação ganhem asas? Promova uma tarde, ou várias, de contações de histórias. Permita que os pequenos criem seus cenários e até figurinos para que esse momento se torne bastante prazeroso.  

Dependendo da idade das crianças, os maiores ou adultos contam as histórias de forma diferente. Uma dica é usar fantoches e outros elementos visuais. 

Os adultos também podem entrar na contação e show de talentos, estimulando e incentivando a diversão em família! 

 

5. Conheça lugares, sem sair de casa. 
Quer conhecer parques e museus de forma virtual? Essa também pode ser uma boa atividade para fazer durante as férias. Pesquise sites de lugares onde seja possível conhecer, como por exemplo, o Jardim Botânico de São Paulo, o Projeto Tamar, o Museu Nacional de História Natural em Washington, entre outros. 

 

  

 

 

 

 

 

Caixa de TextoCaixa de Texto
Jardim Botânico de São PauloProjeto Tamar 

                          

 

 

 

 

 

Caixa de Texto 

Caixa de Texto 

 

 

6. Se for viajar... Cuidados redobrados e segurança são fundamentais! 
Se o plano da família for viajar para aproveitar as férias, cuidados e atenção redobrada são necessários. Infelizmente, o coronavírus ainda está rondando e os casos de covid, acontecendo. Verifiquem se os hotéis e estabelecimentos que irão frequentar estão seguindo os protocolos de segurança e higienização. Não se esqueça das máscaras e do álcool gel e, claro, de escolher um local onde a aglomeração passará bem longe. 

Talvez, se tiverem condições, alugar uma casa com uma área de lazer e uma ampla área verde seja interessante. Será possível manter o isolamento e, mesmo assim, aproveitar o período de descanso merecido. 

Com os cuidados certos é possível promover a diversão e evitar a contaminação! 

 

Férias!! Chegou a hora de repor as energias, de descansar a cabeça e o corpo de toda a pressão, aproveitar cada segundo, o momento é de relaxar e crer que Deus continuará cuidando de cada detalhe das nossas vidas. 

Boas férias para todos!! 

 

“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças,
subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão;
caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:31 

 

Fabiana de Souza Soares Camargo 
Orientadora Educacional – 2º e 3º anos
Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré Internacional