Para Sempre Mackenzista: Antigos alunos contam suas lembranças no Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais
Evento traz de volta antigos mackenzistas de Engenharia Elétrica após 60 anos de formatura 

05.05.2025 - EM Universidade

Comunicação - Marketing Mackenzie


No último sábado, 26 de abril, o campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) encheu o Auditório da Escola Americana com a nostalgia dos antigos alunos da Escola de Engenharia (EE) durante o Encontro Para Sempre Mackenzista que celebrou os 60 anos de formação da turma de Engenharia Elétrica Serafim Orlandi. O evento reuniu professores e antigos alunos para um dia repleto de emoções e atividades.  

O antigo aluno Nelson Veira Barreira contou sobre sua alegria em fazer parte da cerimônia e sua trajetória no Mackenzie. Ele estudou no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, se formou no curso de Engenharia Elétrica na turma de 1965 e foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). 

“Tive o prazer de representar o corpo discente na participação do Conselho da Universidade em uma época muito conturbada, na década de 60, pois havia um movimento para federalização do Mackenzie e lideramos sua permanência como instituição privada na mão da Igreja Presbiteriana do Brasil”, compartilhou Nelson Veira.  

Constantino Esper descreveu o sentimento de todo mackenzista ao retornar para o campus, lugar que se tornou o lugar de acolhimento para muitos antigos alunos. “Realmente voltar à Faculdade abriu meu horizonte e me mostrou coisas estava adormecidas”, explicou o antigo aluno.  

Além disso, Constantino também compartilhou que aproveitou todos os sentimentos que ser mackenzistas proporcionou a ele, como a saudade que sentiu de seus colegas no primeiro período de férias da faculdade até o sentimento de perda que sentiu ao completar o curso de Engenharia. “Minha turma era muito unida, tínhamos pensamentos diferentes, mas foi um sentimento de perda, pois não seria mais uma convivência diária”, completou.  

Vitor Mirshawka evidenciou sua alegria em comemorar essa data de 60 anos após sua formatura, mas principalmente por ter tido a sorte de atuar como professor durante 30 anos na Universidade. “O Mackenzie evoluiu do tempo que eu estudei e foi bem gerenciado para uma área fundamental, a educação, continuando sua tradição e seus princípios”, evidenciou o antigo aluno sobre o progresso da Instituição e sua evolução no Brasil inteiro. 

Muitos alunos vivenciaram o Mackenzie desde os anos iniciais, como Marcel Mendes que contou sua trajetória mackenzista, já que boa parte de sua vida foi dentro das salas da UPM. “Sou um mackenzista que ama sua origem e, para o evento de hoje, é um sentimento especial, eu vivi aqui o papel de aluno, de professor, vivi aqui por mais de 50 anos e sou ligado sentimentalmente ao Mackenzie”,  

“Talvez de todos os meus colegas aqui presentes, eu seja o mais antigo”, contou Carlos Alberto Braz sobre ter estudado no Mackenzie quando ainda era internato. “Meu coração é mackenzista”, completou.