
09.09.2025 - EM
Entre os dias 11 e 14 de agosto, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie (FPM) Rio realizou a Semana Jurídica 2025, com o objetivo de aproximar os estudantes com profissionais da área de relevância no mercado de trabalho do Direito, com um ciclo de palestras. No dia 11 de agosto, celebra-se o Dia do Estudante e o Dia do Advogado, em homenagem à fundação dos primeiros cursos jurídicos de ensino superior no país, em 1827, em Olinda e em São Paulo.
O evento iniciou com uma reflexão sobre violência doméstica, em alusão ao Agosto Lilás, conduzida pelo Delegado de Polícia Civil, Sandro Caldeira, e pela advogada e professora da FPM Rio, Beatriz Abraão. O segundo dia foi marcado por um momento histórico: a presença da primeira mulher eleita presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, que abriu o debate sobre “Os desafios da advocacia dentro do atual contexto do Judiciário e a necessidade de preservação dos Direitos Humanos”.
Em sua fala, a presidente da OAB-RJ destacou a relevância social da profissão. “O advogado criminal trata de um direito mais precioso, que é o de ir e vir; o advogado tributarista trata do patrimônio amealhado pelo trabalhador ao longo de toda a sua vida para garantir o seu futuro; o advogado trabalhista trata da importantíssima remuneração que o empregado vai receber pelo seu labor para sustentar a sua família, para ter dignidade, então é uma profissão de grande relevância social e é por isso que ela está contemplada no artigo 133 da Constituição da República, sendo ela a única profissão privada prevista na Constituição”, disse Ana Tereza Basílio.
A mesa contou ainda com a presença do Desembargador do TRT-RJ, José Luis Campos Xavier; do presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-RJ e egresso da FPM Rio, Alexandre França Bastos; e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e professor da FPM Rio, Sidney Guerra. Nos dias seguintes, os alunos mergulharam em temas contemporâneos como "Fashion Law", com a Juíza Federal, Márcia Maria Nunes de Barros, e a advogada e professora da FPM Rio, Livia Maia, e "A boa-fé no Processo Civil", tema da palestra de encerramento conduzida pelo desembargador do TJRJ, Alexandre Câmara, antigo professor da FPM Rio.
Para a organizadora do encontro e coordenadora adjunta de Direito, Isabelli Gravatá, a Semana Jurídica reforça a missão acadêmica de formar profissionais preparados para os desafios da prática jurídica, aproximando os alunos de grandes nomes da advocacia e do Judiciário. "Todas as palestras foram muito ricas e cheias de ensinamentos brilhantes. Tenho certeza de que todos ficaram marcados e vão lembrar deste momento quando formados", comentou a professora.




