
13.11.2025 - EM Instituto
Nos dias 7 e 8 de novembro, o Mackenzie realizou o Tributo a Sérgio Pimenta, um espetáculo musical em homenagem ao cantor, compositor e poeta cristão, que emocionou o público no Auditório Ruy Barbosa, no Campus Higienópolis. A apresentação contou com uma participação especial, dos alunos da Escola Estadual Capitão Sérgio Paulo Muniz Pimenta, localizada no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo.
Algumas semanas antes do evento, os estudantes do ensino fundamental – anos finais – e do ensino médio visitaram o Mackenzie, em uma ação organizada pelo MackPlay. A iniciativa fez parte de um projeto artístico e educacional que aproximou os jovens do universo musical e da trajetória de Sérgio Pimenta.
Segundo Osmar Guerra, coordenador do MackPlay, o projeto nasceu como forma de celebrar os 70 anos de nascimento de Sérgio Pimenta, que faleceu precocemente em 1987, aos 32 anos. “Na história da música gospel, ele foi um dos pioneiros em trazer a música brasileira para o repertório. E o Sérgio Pimenta virou nome de escola. Descobrimos que essa escola fica em uma região de vulnerabilidade, no Itaim Paulista, e resolvemos homenageá-lo indo até lá”, explica o coordenador.
Desde agosto, a equipe do MackPlay vinha se deslocando até a escola, semanalmente, para ensaiar com cerca de 60 adolescentes que participaram do musical. “A gente montou um coral de adolescentes que cantou uma das músicas do Sérgio Pimenta no show. E, antes da apresentação, eles vieram conhecer o Mackenzie, tomar um café, participar de um ensaio e fazer um tour pelo campus”, contou Osmar.
Para a professora Lúcia Francisca, coordenadora do ensino fundamental da Escola Estadual Capitão Sérgio Paulo Muniz Pimenta, a oportunidade representou um momento inesquecível para os estudantes. “Os nossos alunos ficaram fascinados em conhecer o Mackenzie. Foi uma vivência diferenciada pra eles. Muitos já estão empolgados em prestar vestibular e até tentar uma bolsa aqui”, relatou.
Ela destacou ainda que, apesar de a escola levar o nome do artista homenageado, muitos não conheciam sua trajetória musical. “Só sabíamos que ele era militar. Descobrir há pouco tempo que foi cantor e compositor foi uma surpresa pra todos nós”.
A coordenadora do ensino médio da Escola que carrega o nome de Pimenta, professora Fabiana Rocha, também acompanhou o grupo e ressaltou a importância social do projeto. “Trabalho há 20 anos na educação e tenho um carinho especial por esses alunos. É uma comunidade muito vulnerável, mas cheia de criatividade e potencial. Muitos deles enfrentam dificuldades familiares e sociais e, por isso, o estudo às vezes parece distante. Essa parceria com o Mackenzie traz esperança e propósito”, afirmou.
Fabiana contou ainda que os estudantes estavam ansiosos pela visita e pela apresentação que se aproximava.
“Muitos nem dormiram de tanta expectativa. Quando começaram a cantar, perceberam que podiam participar, que eram capazes. O olhar deles pra mim já dizia tudo. Eles amaram a experiência”, disse Fabiana.
A experiência, além de aproximar os estudantes da universidade, reforçou o compromisso do Mackenzie em promover a arte como ferramenta de transformação social.






