O curso de Química da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) completou, este ano, o jubileu de 50 anos. Para comemorar esta importante data, entre os dias 13 e 15 de outubro, ocorreram palestras com pesquisadores renomados.
A palestra de abertura do Jubileu de 50 anos do curso de Química Mackenzie contou com a participação do professor Fernando Galembeck, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp. A transmissão foi realizada pelo canal do YouTube da É da UPM de forma gratuita.
Higienópolis
NTAI/Mackenzie
O Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) lançou em 16 de setembro o curso Ciências Contábeis Dual Study, modalidade pioneira no Brasil que permite a formação simultânea do aluno na universidade e empresa, feito em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha (AHK). O evento de apresentação foi realizado no campus Higienópolis, durante a realização do webinar Desafios e tendências da transformação digital para a contabilidade 4.0.
O diretor do CCSA, Claudio Parisi, destacou o pioneirismo da formação. “O curso é um marco na educação superior do Brasil e no estudo da Contabilidade no país. É mais uma contribuição que o Mackenzie oferece para a sociedade”, afirmou.
Já a coordenadora da graduação em Ciências Contábeis, Liliane Segura, explicou que a nova formação também conta com a qualidade do ensino do Mackenzie. “Foi um curso pensado durante um ano e meio. É a mesma formação em Ciências Contábeis, com a mesma qualidade pela qual já somos reconhecidos pelo mercado, mas uma forma diferente de ensinar. Queríamos uma formação de altíssimo nível prático”, declarou.
br.freepik.com
O Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e a Empresa Júnior Mackenzie Consultoria (EJMC) realizaram a 34ª Semana de Recrutamento nos dias 4 a 8 de outubro.
O evento trouxe conteúdos de 20 empresas de renome, abrangendo diversos segmentos e tipos de trabalho, mesclados entre palestras e workshops integrativos. A Semana do Recrutamento aconteceu de forma on-line, mas também foi aberta ao público, permitindo a participação de alunos de outras universidades.
“O Mackenzie sempre priorizou que seus alunos fossem muito bem colocados no mercado de trabalho. A Semana do Recrutamento soma todos os esforços que a Universidade faz para poder incorporar seus estudantes nas melhores vagas no mercado de trabalho”, explica o coordenador de extensão do CCSA, professor Wagner Ricarth.
br.freepik.com
Em setembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT), lançou o edital Seleção de Parceiros para Ações de Desenvolvimento e Aplicação em Conjunto de Ações de Empreendedorismo e Inovação.
O objetivo é divulgar oportunidades de parceria entre a UPM e instituições públicas e privadas em projetos que envolvam Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, prestação de serviços técnicos, know-how, incubação de empresas, fornecimento de insumos, aprimoramento e construção de estruturas de pesquisa, transferência de conhecimento acadêmico e participação conjunta em encomendas tecnológicas.
br.freepik.com
Em setembro, professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) fizeram parte da iniciativa Desafios de Gestão Empresarial, uma plataforma criada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) para ajudar empresários e empreendedores a enfrentar o turbulento período provocado pela pandemia de covid-19. A ação dos mackenzistas foi elaborada pela Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UPM.
Os professores mackenzistas participaram em cinco vídeos com dicas de especialistas sobre os temas: condução de mudanças tecnológicas na crise; oportunidades na crise: renovando modelos de negócios; um plano de ação para lidar com dívidas; vantagens e desafios do trabalho híbrido; e rumo à recuperação — vendas no exterior.
Os docentes mackenzistas que participaram da ação foram Alexandre Cappellozza, Adilson Caldeira, Paulo Dutra, Vanessa Lemos e Rodrigo Martins.
br.freepik.com
Pesquisadores do curso de Química e do programa de pós-graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia da Escola de Engenharia (EE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), liderados pelos professores Marcos Eberlin e Thiago Canevari, com colaboração nacional e internacional, tiveram o artigo “Rapid screening of covid-19 directly from clinical nasopharyngeal swabs using the MasSpec Pen” publicado na capa da revista científica Analytical Chemistry, na edição 37 do volume 93.
O estudo é a continuação de um projeto iniciado em 2020, pouco após o começo da pandemia de covid-19. Desde então, os pesquisadores passaram a utilizar a MasSpec Pen, uma caneta utilizada em diagnósticos rápidos e altamente confiáveis de diversos tipos de câncer. Segundo o professor Eberlin, a MasSpec Pen se provou um sistema eficiente para análise de material biológica, tendo aumentado a detecção de câncer em tumores cerebrais de 67% para 98%.
O professor Eberlin ressalta que “essa nova forma de testagem, apesar de ser apresentada no potencial fim da pandemia, pode ser aprimorada e aplicada em outros testes de infecções virais e bacterianas — até mesmo com outras formas de coleta como saliva e urina, por exemplo”.
br.freepik.com
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou nos dias 4 e 5 de outubro o I Congresso Internacional de Literatura e Religiosidades. O evento, gratuito e on-line, teve participação de palestrantes internacionais.
O congresso contou com duas conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho, que discutiram temas como Teologia e literatura nas letras de canções populares; A Bíblia na Literatura; Poesia de língua portuguesa e religiosidade; A narratividade bíblica e a imaginação literária; Bíblia e literatura em contextos: panoramas, desafios e perspectivas; Literatura e religiosidades em contextos: panoramas, desafios e perspectivas.
br.freepik.com
Felipe Corres Melachos, egresso do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2021, reconhecimento feito em setembro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) às melhores pesquisas feitas no ano passado.
Melachos pesquisou a obra do arquiteto uruguaio Eladio Dieste, que marcou época com projetos que utilizavam abóbadas de dupla curvatura em alvenaria. O mackenzista entregou um trabalho de dupla-titulação, em que realizou parte de sua pesquisa na Itália. A tese bilíngue apresentada teve como título “Análise paramétrica das abóbadas gaussianas de Eladio Dieste” e contou com a orientação do professor Wilson Florio, em cotutela com professores da Universidade de Ferrara, na Itália, Federica Maietti e Luca Rossatto.