O curso de Administração do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) campus Campinas, realizou em setembro a IV Semana de Estudos Organizacionais (SEMEO). A iniciativa celebrou o Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, e os 150 anos do Mackenzie. O evento foi on-line, transmitido pela plataforma Webex, e aberto a toda a comunidade.
A quarta edição da SEMEO trabalhou a perspectiva de cenários e tendências para o futuro do trabalho, abarcando temas como Cidades inteligentes e o papel estratégico do administrador, além de entender o impacto da covid-19 nas diferentes áreas da Administração (Empreendedorismo, Marketing, Gestão de Pessoas, Finanças e Logística), com profissionais de ponta que atuam no mercado e em grandes empresas.
Para Marineide de Oliveira Aranha Neto, uma das organizadoras do projeto, a escolha do tema une debates bastante pertinentes diante do cenário atual do mercado. “Ao enfocar os cenários e as tendências para o futuro do trabalho, esperamos propiciar aos participantes um tempo de reflexão e aquisição de conhecimentos que contribuam para melhores posicionamento dos profissionais, diante do contexto pós-pandêmico”, diz a professora.
NTAI/Mackenzie
O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt foi homenageado pelo Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré em 30 de agosto. No ginásio da unidade, o Mão Santa recebeu diversos presentes e conversou com os alunos de várias séries que acompanharam a cerimônia.
Considerado o maior atleta do basquete brasileiro, Oscar Schmidt é mackenzista. Além de ter estudado no CPM São Paulo, o ex-jogador vestiu a camisa do time profissional do Mackenzie, em 1999. Com tamanha identificação com a Instituição, ele também fez questão de escolher o CPM para seus dois filhos estudarem.
O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, celebrou a presença de Oscar no CPM Tamboré e relembrou que o ex-jogador também foi reconhecido por sua disciplina e seu caráter. “Você fez um monte de cesta, mas sua vida foi um golaço. É uma alegria tê-lo aqui nesse momento tão significativo. No Mackenzie, pensamos em fazer tudo com zelo e bem-feito, pensando em comunicar o que é melhor para todos”, afirmou.
No ginásio, Oscar Schmidt falou com os alunos e professores do CPM presentes e contou uma história interessante. De acordo com o maior cestinha da história dos Jogos Olímpicos, a maior vitória de sua carreira foi com a camisa do Mackenzie, quando foi disputar o Campeonato Paulista e sua equipe apareceu desfalcada. Para evitar a derrota por W.O., ele convidou três torcedores para entrarem em quadra e ainda deixou o ginásio com a vitória.
O Mackenzie ficou em primeiro lugar como a marca mais admirada entre as universidades particulares no ranking Estadão Marcas Mais 2020. Tradição, ensino de qualidade, valores e princípios, confessionalidade, filantropia e sustentabilidade são alguns dos aspectos que constroem o respeito e a admiração pela marca nesses 150 anos, que comemoramos em 2020. E foram esses os elementos que contribuíram para que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) se destacasse entre as atuais 2.537 instituições de ensino superior no Brasil.
De acordo com o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos, o que faz a marca ser admirada é justamente sua trajetória e contribuição para a sociedade ao longo de toda essa jornada. “Dedicação, qualidade e vontade de fazer sempre mais e melhor, isso é o que chamamos de Espírito Mackenzista e o que nos move por toda nossa história. Quem tem contato com essa perspectiva de vida é transformado e fica marcado para sempre”, adiciona o presidente.
Para Ramos, parte da força da marca vem também de sua atuação precisa de acordo com o contexto vivido em cada momento. No atual período que passamos por conta da pandemia de covid-19, por exemplo, a Instituição segue trabalhando com força e intensidade para oferecer as melhores condições aos mackenzistas. “Agradecemos a Deus, razão de nossa missão, e a todos os nossos alunos, professores e colaboradores por termos alcançado esse reconhecimento do ranking Estadão Marcas Mais. E acredito que esta é mais uma etapa de nossa frutífera história, o trabalho continua!”, motiva o presidente.
O ranking Marcas Mais está na sexta edição e é resultado da parceria do Estadão com a TroianoBranding. O objetivo do levantamento de marcas de produtos e serviços é identificar aquelas com as quais os consumidores demonstram maior envolvimento, ou seja, um indicador de interesse potencial pela marca, resultado final de um conjunto de percepções e sentimentos.
Tradição nos esportes, o Mackenzie também está na vanguarda dos e-sports. A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e do FIFAMANIA News, realizou o primeiro Torneio Mackenzie E-FIFA 21, exclusivo para alunos da graduação presencial do Mackenzie, tanto da UPM, nos campi Alphaville, Campinas e Higienópolis, como das Faculdades, do Rio de Janeiro, de Brasília e de Curitiba.
O torneio ocorreu no primeiro semestre e teve duas fases: grupo e “mata-mata”. A vencedora, que levou para casa um Playstation 5, foi Viviane de Oliveira, aluna do curso de Direito.
No segundo semestre, foi a vez dos alunos dos Colégios participarem da competição. O torneio envolveu alunos das unidades de São Paulo, Brasília, Palmas e o Instituto Cristão de Castro, do Paraná. O prêmio também foi um Playstation 5.
Segundo Daniel Jankops Grandolfo, gerente de Marketing do Mackenzie, os torneios são importantes para envolver o público e fortalecer a marca. “Eu sempre acreditei no projeto de e-sports, porque entendo que o aluno ingressante se interessa cada vez mais por esportes digitais, que têm crescido muito no Brasil e se profissionalizado, principalmente”, pontua.
A escolha de um torneio de FIFA possibilitou integrar duas grandes virtudes da UPM: tradição e inovação, segundo Alexandre Slowetzky Amaro, analista de Esportes da Coordenadoria de Relações Comunitárias (CERC). “Tradição no fomento do esporte no Brasil, marcada pela participação do primeiro jogo oficial de futebol realizado no Brasil; e inovação, resgatando o futebol do seu formato tradicional e transportando-o para um novo campo, para uma plataforma digital”, pontua.