São Paulo
NTAI/Mackenzie
A Mostra do Conhecimento, projeto anual do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) de São Paulo, aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro. O evento apresentou trabalhos de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. O tema da edição foi Aluno mackenzista buscando soluções para um mundo melhor.
“Nós aproveitamos esses dias para mostrar todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano. Esse é o objetivo”, afirmou a coordenadora do 2º ao 5º ano do Fundamental I, Eleir Parra Evangelista.
Dentre diversos projetos apresentados, destacam-se o “Cachecol do amor”, em que os alunos do 4º ano abraçaram a ideia de confeccionar cachecóis e doar para moradores de rua; e o “Cuidar da criação de Deus”, no qual os alunos do 5º ano arrecadaram doação de ração para a ONG de Proteção Animal. Também foram apresentados trabalhos com foco na poluição do ar, na crise hídrica, nas tarefas domésticas, na ecologia e outros.
A coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I, Daniela Baraguas Tarjino, acredita que, por meio dessa ação, o protagonismo estudantil pode ser trabalhado. “Essa mediação de aprendizagem está muito presente aqui, mas o aluno tem um lugar de destaque. Então, você pode ver a vivência que se torna experiência. Isso faz com que o aluno consiga trazer esse protagonismo por meio das vivências que as mediadoras possibilitam”, explicou.
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O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo tem se dedicado ao Projeto MackInFono, um informativo cujo objetivo é dividir conhecimentos científicos pertinentes ao âmbito escolar, permitindo ao leitor buscar um aprofundamento nos assuntos abordados com links de referência adicionados ao conteúdo. O boletim é compartilhado com todos os colaboradores, pais e responsáveis pelos alunos do CPM.
A fonoaudióloga do colégio, Regiane Arruda, explica que temas como dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro autista são abordados no projeto com base em referências, matérias e conteúdos científicos atualizados. “Assim, contribuindo para a promoção de responsabilidade social, inclusão e equidade de oportunidades”, afirma.
Para a fonoaudióloga, a veiculação do informativo MackInFono contribui para que o conhecimento do leitor seja ampliado. Ela ainda caracteriza como um benefício do projeto a colaboração para que as dificuldades ou os transtornos no processo de aprendizagem sejam identificados, diagnosticados e tratados de forma assertiva. “Além disso, o MackInFono oferece informações que auxiliam no processo de inclusão escolar”, relata Regiane.
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O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro, no início da primavera, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da preservação do meio ambiente. A data é importante para as unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), pois reforça a necessidade de uma mentalidade mais sustentável e a relevância da educação como base na formação do sujeito de forma integral, tendo como alicerce os princípios da Palavra de Deus, que inclui o cuidado com a terra por Ele criada.
De acordo com a orientadora pedagógica da Educação Infantil do CPM São Paulo, Denise Brea Lopes, o Colégio trabalha a questão da preservação ambiental com o auxílio do Sistema Mackenzie de Ensino (SME) por meio de vivências e combinados cotidianos. “Desde o momento do lanche, em que os alunos são orientados diariamente a respeito da coleta seletiva, da reciclagem do lixo e do não desperdício de alimentos, até projetos que incluem experiências e vivências que visam à percepção dos vegetais como seres vivos e importantes para a vida, tanto para a alimentação, quanto para a qualidade do ar e da saúde da alma”, acrescenta.
Segundo a orientadora pedagógica e educacional do 1º ano do CPM São Paulo, Ana Carolina Junqueira Moreira, o Colégio possui trabalhos que são desenvolvidos com os alunos para a consciência cidadã e preservação do meio ambiente, e a árvore é um símbolo que representa a natureza. Como exemplo, a mackenzista menciona projetos do CPM que são voltados para essa área, como o Lixo Zero (que trata de boas práticas no manejo de resíduos) e a observação e o registro dos jardins da cidade.