br.freepik.com

Simulados preparam alunos para o vestibular

O Ensino Médio é uma etapa cheia de decisões e descobertas. Além das atualizações no aprendizado, o percurso é um preparo contínuo para o início da vida profissional de cada um e o final se conclui em provas que podem definir em qual lugar o aluno estará nos próximos anos. Levando em consideração esse momento importante, as unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) preparam os adolescentes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os exames de vestibular durante todo o período escolar, por meio de simulados e de outras iniciativas, que visam ao bom desempenho dos alunos.

De acordo com o coordenador do 9º ano e Ensino Médio do CPM Brasília, Diogo Mendes Batista, os simulados contribuem de forma significativa, pois parte do sucesso dos alunos está ligado ao treino, ao foco e à construção de estratégias de resolução de questões das provas por conhecerem “as regras do jogo”. “Cada simulado tem suas características próprias. Treinar os tipos de questões, o tempo de prova, o controle emocional e exercitar as habilidades farão toda a diferença no sucesso do nosso aluno, além de oportunizar condições de redefinir as metas e estratégias para alcançar os resultados desejados em tempo hábil”, completa Batista.

Os simulados são planejados de acordo com o calendário letivo de cada unidade e podem ser específicos para diferentes provas, como a FUVEST, o vestibular da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o ENEM, entre outros. Os simulados ENEM são feitos pela plataforma Evolucional, especializada no ramo. Nela, o aluno tem acesso a um feedback e consegue enxergar em quais áreas do conhecimento seu desempenho está melhor e em quais ele precisa de mais atenção, além de revisitar questões, acompanhando suas resoluções por vídeo ou texto.

br.freepik.com

Educação Empreendedora é desenvolvida nos Colégios Presbiterianos Mackenzie

A Educação Empreendedora ensina o aluno a identificar problemas e oportunidades para que, com o uso de habilidades e de estratégias inovadoras, solucione problemas e produza iniciativas de alto impacto para crescer em busca de sustentabilidade. Nas unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), o empreendedorismo é desenvolvido por meio do incentivo ao pensamento crítico, e o aluno é ensinado a lidar com as frustrações da vida como um aprendizado e, a partir disso, buscar novas soluções para determinado problema.

De acordo com o coordenador do Projeto de Vida do CPM campus Higienópolis, Gabriel Leite Neres, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador do Novo Ensino Médio, preconiza a construção de uma carga de formação geral básica e, concomitantemente, a criação de um currículo fundamentado em trilhas de aprofundamento e eletivas orientadas, que fomentam a ampliação da prática educativa empreendedora. É nesse ambiente novo que a inovação e a educação empreendedora são gestadas. Na produção, solução de problemas, criatividade, originalidade e iniciativa, fundamentam as proposições dos docentes.

Segundo o diretor-geral do Instituto Cristão em Castro, Manoel Martins de Souza Neto, o curso técnico em Agropecuária é focado diretamente no empreendedorismo. “Estamos em uma região agropecuária, onde se encontra a maior bacia leiteira do país e uma agricultura de alta tecnologia. As oportunidades são imensas e o mercado está demandando muito profissionais capacitados e com espírito empreendedor”, destaca o diretor.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página