br.freepik.com
O curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) do Centro de Comunicação e Letras (CCL), campus Higienópolis, ganhou dois prêmios na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Nacional, edição 2021. As conquistas foram anunciadas em cerimônia virtual realizada no dia 9 de outubro.
Na categoria Produção Audiovisual para Mídias Digitais, a aluna Camila Mendonça de Oliveira ganhou o prêmio com o trabalho “Oceano à deriva”, orientado pelo professor Hugo Harris. Já na categoria Blog, o trabalho vencedor foi o “EME para mães”, de Julia Dias Taschetto, orientado pela professora Denise Paiero.
NTAI/Mackenzie
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Coordenadoria de Fomento à Pesquisa (CFP), realizou o II Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação nos dias 27, 28 e 29 de outubro. O evento foi on-line e contou com a participação de diversos palestrantes brasileiros e estrangeiros. O simpósio foi realizado com a XVII Jornada de Iniciação Científica.
Higienópolis
Os arquitetos e docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, Mario Biselli e Marcus Vinicius Damon, foram premiados na oitava edição do prêmio Saint Gobain, entregue no dia 25 de agosto.
O projeto Aeroporto de Florianópolis — Terminal de Passageiros, de Biselli e sua equipe (Artur Forte Katchborian, Camila Bevilacqua de Toledo e Cassia Lopes Moral), venceu na categoria Profissional, modalidade Edificação institucional e melhor projeto da edição.
Na modalidade Projeto comercial, o vencedor foi o Ágora MOB, do docente Marcus Vinicius Damon e sua equipe (Erica Tomasoni e Guilherme Bravin). O AEAS — sede da Associação de Arquitetos e Engenheiros de Sorocaba, também do time de Damon, foi reconhecido na categoria Destaque AsBEA de 2.000 m² até 10.000 m².
A partir da esq., Pedro Buck da COI, presidente Milton Flávio Moura, July Samary, Beatriz Álvares Silva, chanceler Robinson Grangeiro, reitor Marco Tullio Vasconcelos, professoras da FDir Mariana Baeta e Denise Abade.
NTAI/Mackenzie
Duas alunas da Faculdade de Direito (FDir), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foram contempladas com bolsa integral e semi-integral no Programa de Dupla Titulação da FDir da UPM, em parceria com a University of Dayton School of Law.
As mackenzistas agraciadas são Beatriz Álvares Silva, do 8º período, e July Samary, do 10º, que já estão cursando a formação simultânea. De forma on-line, elas acompanham as aulas ministradas na universidade estadunidense. O curso Direito Estadunidense e Transnacional é na modalidade Latin Legum Magister (LLM), que corresponde ao nível de pós-graduação Lato Sensu.
Em 1º de setembro, as duas estudantes foram homenageadas pelo Mackenzie e receberam uma medalha de condecoração em uma reunião que contou com a presença de autoridades mackenzistas.
br.freepik.com
A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi a única instituição de ensino brasileira a marcar presença no curso Covid 19 & Global Inequalities, oferecido em setembro pelo Berkeley Center on Comparative Equality and Anti-Discrimination Law, da Faculdade de Direito de Berkeley, da Califórnia (EUA).
A professora da FDir, Denise Neves Abade, é parte do corpo docente e representou nossa Universidade. Segundo a docente, ter sido convidada para fazer parte da iniciativa mostra como o Mackenzie está inserido no contexto global das universidades líderes em produção de conhecimento e como a Instituição continua engajada com o processo de internacionalização.
“É uma verdadeira honra participar de um projeto que se mostra global, entendendo que no Direito existem elos que impactam a cultura e a sociedade local, servindo como base para o surgimento de novas ideias e novos conceitos”, diz.
br.freepik.com
O Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas acontece anualmente e reúne professores e pesquisadores para debater metodologias de ensino por meio de atividades clínicas. Neste ano, a quinta edição do evento foi sediada na Universidade Católica de Pernambuco (UniCap) entre os dias 8 e 10 de setembro, com a presença de três clínicas registradas na Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), sendo elas: Arsenal da Esperança, “Street Law”: educação para a Justiça e UniBairro.
O evento ocorreu de forma virtual e contou com workshops, sessões temáticas (STs) e apresentação de pôsteres. Pesquisadores de Direitos Humanos analisaram as práticas pedagógicas em metodologias de Clínicas Jurídicas no país. Os professores mackenzistas Geisa Rodrigues, Regina Jorgeti, Pedro Buck, Bianca Richter, André Pagani, Lilian Pires e o docente Richard Roe, da University Law Center, estiveram envolvidos no evento.
br.freepik.com
O Grupo de Estudos em Arbitragem do Mackenzie (GEAMack) da Faculdade de Direito (FDir), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi campeão na VII Regional Sul da Competição Brasileira de Mediação e Arbitragem (Prep-Sul), que ocorreu entre os dias 14 e 16 de outubro, e também na XII Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial (CAMARB), considerada a maior competição de arbitragem da América Latina, que aconteceu de 21 a 24 de outubro. Ambas as competições foram realizadas de forma on-line.
De acordo com o professor da FDir da UPM, Daniel Tavela Luis, essas competições são simulações de situações reais que qualquer advogado enfrentará em sua carreira: são sustentações orais feitas por nossos alunos perante advogados e árbitros experientes e que, a todo o tempo, fazem perguntas e exigem respostas e reações rápidas.
Os participantes da competição foram Ana Paula Bernardo, Bruno Rosa, Carolina Gattaz, Enrico Caparica, João Laurino, Juliana Gondinho, Larissa Silva, Laura Rosa, Lucas Morimoto, Luiz Gustavo Meneses, Marina Sella e Pedro Santos. Os treinadores foram Amanda Carvalho, Carolina Assumpção, Carolina Naves, Fernando Ponzini e Raquel Assis; e a coordenação ficou por conta dos professores Daniel Tavela Luís e Ronaldo Vasconcelos.
br.freepik.com
Alunos da Faculdade de Direito (FDir), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), conquistaram a medalha de bronze na modalidade Sustentação oral perante o corpo de jurados da VIII Olimpíada Nacional do Conhecimento Jurídico 2021, realizada de forma virtual em razão da pandemia do novo coronavírus, no dia 22 de outubro. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro ficou com a prata e a Escola Superior Dom Helder Câmara, de Minas Gerais, com o ouro.
O time mackenzista passou por cinco provas eliminatórias para chegar à conquista. Em cada uma das avaliações, era apresentado um caso prático de Direito Civil em que as equipes assumiam a posição de autor ou réu. Cabiam aos estudantes sustentar oralmente, perante uma banca de juristas técnicos, os fundamentos que entendiam pertinentes para a defesa de seus clientes.
O grupo foi composto dos alunos Bruna Dellamonica dos Santos, Ana Carolina Corrêa Calestine, Bruno Henrique Rosa, Danyella Nunes de Souza Marques, Gustavo Honda Shishido, Izadora Figuerôa Mastrangelli, Josias dos Santos Costa Junior, Natália Souza de Oliveira, Pedro Augusto di Giovanni Boro, Rui Baracat Guimarães Pereira Junior, Pedro Ivo Gandra e Guilherme Garcel Silva, sob orientação dos professores André Norberto Carbone de Carvalho e João Ricardo Brandão Aguirre.
br.freepik.com
O Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, entre os dias 19 e 22 de outubro, o XVI Encontro de Comunicação e Letras, com o tema Universidade e mercado: interfaces e perspectivas.
O evento contou com palestras de personalidades renomadas do meio da comunicação que discutiram temas como: dados como ferramenta de insights para novos produtos e campanhas publicitárias; desafios do processo de criação entre a direção de arte e o design gráfico; releituras do feminino na ficção contemporânea; e a grande reportagem, perfil e jornalismo literário. Na abertura do encontro, o publicitário e presidente da WMcCann, Hugo Rodrigues, apresentou a palestra O estudante de Comunicação e o mercado.