MBA com colaboração do ITA

MBA A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em colaboração com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), oferece o curso de MBA “Innovation and Transformation: Leading in the Digital Age”, direcionado a profissionais graduados em fase de ascensão profissional que almejam uma formação inovadora e consistente com as novas tecnologias, a fim de alcançar ou consolidar posição executiva profissional.

O curso possibilita ampla visão das tecnologias que promovem a transformação digital, como inteligência artificial; internet das coisas, robótica e blockchain, com o objetivo de formar líderes com mindsets transformadores, aptos a conduzir o processo de desenvolvimento e implantação de modelos disruptivos de negócios. As aulas são ministradas por professores da UPM e do ITA e o aluno que concluir o curso terá dupla certificação.

Na modalidade on-line, o MBA conta com atividades presenciais e transmissão ao vivo, nos campi do Mackenzie e do ITA.

mocoto.com.br

Chef Rodrigo Oliveira participa de Aula Inaugural de Gastronomia

Gastronomia O início das comemorações dos dez anos do curso de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) ocorreu no dia 8 de setembro, com Aula Inauguraldo chef Rodrigo Oliveira, proprietário dos restaurantes Mocotó, Mocotó Café e Balaio MS.

O chef Rodrigo, que também ministrou a aula inaugural do curso de Gastronomia, retorna agora para falar sobre sua trajetória profissional, destacando o sucesso de seus restaurantes, o comprometimento com o setor gastronômico e as ações sociais no combate à fome, por meio do Projeto Quebrada Alimentada, que surgiu durante a pandemia.

A aula em comemoração aos dez anos do curso ocorreu no Auditório Reverendo Wilson, campus Higienópolis, com a participação dos alunos de Gastronomia e do público externo.

br.freepik.com

Conferência com Marcos Troyjo

Cemapi O Centro Mackenzie de Estudos Avançados em Políticas Públicas e de Integridade (Cemapi – MackIntegridade) realizou, no dia 16 de setembro, a sua Conferência Magna enfocando “O novo capítulo da globalização: oportunidades para o Brasil”. O evento teve a participação do economista Marcos Prado Troyjo, eleito para a presidência do New Development Bank (NDB), também conhecido como “Banco dos Brics”.

A Conferência abordou aspectos sobre a nova etapa da globalização das economias com as alterações do eixo global das trocas comerciais, as questões de inovação e novas fronteiras do conhecimento, incluindo o papel da Universidade e as oportunidades para o Brasil.

Para o presidente do Comitê Estratégico do Cemapi e conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Antônio César Araújo de Freitas, tanto o MackIntegridade quanto o Mackenzie “se engrandeceram ao promovermos a conferência magna com um expositor de tal importância e influência nas questões financeiras e comerciais mundiais”.

Já o diretor do Cemapi, professor Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, destaca que a conferência apresentou “lições sobre as tendências globais da economia, inovação, novas frentes de trabalho e oportunidades, bem como o papel da Universidade na era do conhecimento”.

br.freepik.com

Conversation Club Mackenzie inicia aulas

COI A Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e o EducationUSA, rede do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, oferecem o Conversation Club exclusivo aos mackenzistas, cujas aulas se iniciaram em 16 de agosto. A iniciativa é uma oportunidade gratuita de aperfeiçoamento da língua inglesa por meio da prática de conversação entre os participantes.

Serão dez encontros no segundo semestre de 2022, com temas variados, abordados totalmente em inglês. O Conversation Club é voltado para alunos da UPM, podendo ser da graduação; pós-graduação especialização; mestrado e doutorado, dos campi Alphaville, Campinas e Higienópolis. Um certificado de horas complementares será disponibilizado para os participantes que comparecerem a cinco ou mais encontros.

A monitora do EducationUSA e aluna de Administração da UPM, Laura Moutinho Guglielmi, destaca que o projeto “permite que alunos de diversos cursos do Mackenzie tenham uma oportunidade extracurricular de aprimorar o idioma e conhecer alunos de outros cursos. Fico feliz em fazer parte disso”, conta ela.

Para o analista de mobilidade acadêmica do EducationUSA Mackenzie, David Medeiros Neves, esse é um “espaço de troca para os alunos da UPM, em que eles poderão usufruir da interação com os colegas e desenvolver ainda mais sua fluência no inglês”.

Se você tem interesse em participar de outros módulos, entre em contato pelo e-mail educationusa@mackenzie.br. É recomendado que os participantes tenham nível intermediário ou avançado em inglês. Caso você esteja no nível básico, poderá participar das sessões como ouvinte.

Higienópolis

Estudantes de Birmingham na Universidade Mackenzie

CCBS A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu, no início de agosto, cinco alunas da pós-graduação da University of Birmingham, da Inglaterra, para um período de intercâmbio acadêmico. As estudantes de Psicologia estarão ligadas ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM. As alunas são participantes do Turing Scheme, um programa de financiamento de intercâmbio.

“A ideia é a gente sempre promover o processo de internacionalização não apenas sob a perspectiva da troca de conhecimentos científicos, mas também da troca cultural”, afirma o diretor do CCBS, Jan Carlo Delorenzi, sobre a importância da visita das alunas britânicas ao Mackenzie.

A vinda das alunas possibilita uma experiência totalmente diferente daquela que conhecem na Inglaterra: elas conhecerão tanto os serviços prestados às classes mais altas da população, quanto os oferecidos às pessoas em situações de vulnerabilidade extrema.

A professora do CCBS e pesquisadora do Centro Mackenzie de Pesquisa sobre Infância e Adolescência, Cristiane Silvestre de Paula, também explica que o convênio estabelece um vínculo muito importante para o Mackenzie. “Vai ser uma ponte de pesquisas e extensão e abre portas para nossos alunos também irem para a Inglaterra.”

A aluna Dani Till espera que “a viagem dê experiência em trabalhar com crianças e condições de desenvolvimento.” Já Maddy Redfern aponta que veio para o Brasil porque aqui há “uma oportunidade fantástica de ver como funciona na prática o que estudamos na psicologia do desenvolvimento”. Samantha Painter é outra aluna do intercâmbio que se declarou “particularmente interessada em estudar psicologia infantil e deficiências de desenvolvimento”.

“É muito importante aprender como tratam as questões da infância ao redor do mundo”, analisou Zara Graham. E Lucy Ford se disse totalmente aberta aos novos conhecimentos “sobre dislexia e outras questões do desenvolvimento”.

Desafios para a Psicologia em tempos de pandemia

CCBS Para marcar o Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto —, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), promoveu a palestra “Formação em Psicologia: reflexões e desafios em tempos de pandemia”, no campus Higienópolis, para alunos e docentes do curso.

A palestra foi ministrada pela professora Elisa Harumi Musha, que compartilhou resultados de sua pesquisa sobre os impactos na formação em Psicologia com base no relato de vivências durante a pandemia. “A pesquisa tem o objetivo de compreender como uma profissão que, necessariamente, trata de relações humanas teve esse processo interrompido por mais de dois anos”, explicou a professora.

A professora responsável pelo evento, Patrícia Santos Delfini, destacou que a pandemia teve um impacto paralelo relativamente positivo, ou seja, o aumento da visibilidade da saúde mental e da Psicologia como ciência, dando maior importância para a área e diminuindo o estigma.

Estiveram no evento o coordenador do curso de Psicologia da UPM, professor Fabiano Fonseca da Silva, e o pró-reitor de Extensão e Cultura (PREC) da UPM, Cleverson Pereira de Almeida.

A partir da esq., prof. Iransé Oliveira Silva (UniEvangélica), Eduardo Ariente, Veridiana Rotondaro, Renata Nieto e prof. Rodrigo Brandão (UniEvangélica)

NTAI/Mackenzie

Mackenzie recebe visita da UniEVANGÉLICA

CIT A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), recebeu uma comitiva de professores da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), no dia 24 de agosto, na sede da Incubadora de Empresas da UPM, no campus Higienópolis. O encontro discutiu políticas internas e práticas de incentivo à inovação.

“Foi uma excelente oportunidade para compartilhamento de conhecimento e experiências”, disse a coordenadora da CIT, professora Veridiana Rotondaro Pereira.

Os professores da UniEVANGÉLICA recebidos pelos mackenzistas foram Iransé Oliveira Silva e Rodrigo Brandão. Para a coordenadora da Incubadora de Empresas da UPM, Renata Correa Nieto, a troca de conhecimentos e experiências voltados ao desenvolvimento do empreendedorismo e à inovação foi importante para ambas as instituições. “Tratamos muito da importância de se fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de projetos empreendedores no contexto universidade e startups”, declarou. Já o coordenador do NIT, Eduardo Ariente, apontou que “é sempre interessante conversar com colegas de outras universidades para podermos trocar experiências”.

Bolsas da Universidade de Stanford para estudantes brasileiros

COI Se você sonha em estudar no exterior, esta pode ser a sua chance! A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, realizou no início de agosto uma palestra na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, para apresentar o Programa de bolsas de estudo de Pós-graduaçãoKnight-Hennessy Scholars Stanford University. O evento foi aberto a mackenzistas e comunidade externa.

O programa prevê bolsas para estudantes que concluíram a graduação após o ano de 2016. Inclui os estudos durante três anos nos Estados Unidos e os gastos com a hospedagem. “Nós acreditamos que existe um tremendo poder em aprender com pessoas de diferentes culturas”, afirmou o diretor de Admissões Internacionais da Universidade de Stanford, Luke Anthony Peña.

As áreas alcançadas são: Direito; Ciências Humanas e Sociedade; Negócios; Biociências; Ciências Naturais; Engenharia e Educação. O professor da UPM Pedro Buck, da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM, explicou que “o objetivo é identificar talentos, auxiliar na formação deles e contribuir para que retornem a seus países de origem e possam transformar seu entorno”, disse Buck.

O evento contou com a presença do gerente de Relações Institucionais do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Walter Eustáquio Ribeiro; do reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Felipe Chiarello.

br.freepik.com

Laboratório de TV Digital do Mackenzie é pioneiro em pesquisa e desenvolvimento

Engenharia Em 11 de agosto, é comemorado o Dia da Televisão. Você sabia que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) dispõe de um Laboratório de TV Digital (LABTV) no campus Higienópolis?

Fundado em 1998, o LABTV é administrado pela Escola de Engenharia (EE) e foi responsável por realizar testes comparativos entre os sistemas televisivos quando da entrada da TV digital no país.

O objetivo dos testes era definir qual poderia ser usado como base para a elaboração do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Os sistemas comparados foram Advanced Television Systems Committee (ATSC 1.0), Digital Video Broadcasting – Terrestrial (DVB-T) e Integrated Services Digital Broadcasting – Terrestrial (ISDB-T).

Atualmente, o LABTV está envolvido no Projeto 3.0 da TV Digitale foi selecionado para fazer os testes de desempenho da fase 2, em conjunto com organismos de padronização e institutos de pesquisa. Ao todo, 32 tecnologias são candidatas.

“O LABTV possui infraestrutura de última geração que permite reproduzir o ecossistema de uma emissora de TV, desde a codificação de sinais multimídia até transmissão e recepção de diversos sistemas”, disse o coordenador do Laboratório de Pesquisas em TV Digital, professor Cristiano Akamine.

Localizado no subsolo do prédio 4, o LABTV é dividido em cinco ambientes: sala dos pesquisadores; de mestrado; sala de aula e reunião; laboratório de testes; laboratório e de manutenção. O terraço do prédio 45 abrange a sala e torre de transmissão do laboratório.

Um dos destaques do LABTV é a gaiola de Faraday, feita com um material condutor que isola a entrada de campos eletrostáticos ou eletromagnéticos superiores ao tamanho da malha. Dessa forma, os testes são desenvolvidos sem interferência externa, por conta da blindagem elétrica.

O espaço é usado pelos alunos do curso de graduação, mestrado e doutorado (ambos stricto sensu) em Engenharia Elétrica, pertencentes à Escola de Engenharia (EE) e ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UPM, respectivamente.

O Projeto 3.0, ou terceira geração da TV Digital, tem a pretensão de melhorar a experiência do usuário. De acordo com Akamine, com o novo sistema, não será mais necessária a instalação de antenas externas, pois dados adicionais serão transmitidos pela internet. “As emissoras distribuirão seus conteúdos por meio de aplicativos, de forma análoga às plataformas de streaming”, comenta.

Também será possível acompanhar conteúdos em diversos dispositivos sincronizados, por exemplo, smartphones e tablets. A previsão para a fabricação dos primeiros protótipos e a realização de demonstrações do sistema é o ano de 2025.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página