Inscrições abertas para Pós-graduação Lato Sensu Mackenzie

Até 2 de outubro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos presenciais de Pós-graduação Lato Sensu para o 2º semestre de 2022. São diversas possibilidades de cursos nos três campi da UPM: Alphaville, Campinas e Higienópolis.

É uma excelente oportunidade para você incrementar seu currículo por meio de uma formação com professores capacitados e com vasta experiência profissional, em cursos com fundamentação teórica, mas também focados no mercado de trabalho, além da possibilidade de construir um bom networking.

Confira as opções de pós-graduação e se inscreva agora mesmo!

 

Recital celebrou 70 anos da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Um lindo recital celebrou os 70 anos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no dia 27 de agosto, no campus Higienópolis. A apresentação foi promovida pelo Centro de Música Brasileira (CMB) e contou com a participação do Elipsoidal Guitar Trio, canto com Adriana Bernardes e piano com Sandra Abrão.

Foram interpretadas canções de renomados músicos brasileiros como Luis Carlos Barbieri, Osvaldo Lacerda, Geraldo Ribeiro, Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, entre outros.

O CMB busca difundir a música erudita brasileira e, neste ano, já realizou outros recitais como parte das celebrações dos 70 anos da UPM.

NTAI/Mackenzie

Mackenzie participou da Jornada do Patrimônio Histórico 2022

O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) fez parte do roteiro de visitação do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de São Paulo, em agosto último. Sob o tema “Tão perto, tão longe”, a 8ª Jornada do Patrimônio Histórico 2022 enfocou as diferentes centralidades de São Paulo e a compreensão de que a memória histórica e o intercâmbio cultural ultrapassam barreiras entre o centro e a periferia. O CHCM faz parte da Jornada desde sua primeira edição.

O evento ocorre em distintos pontos da cidade de São Paulo, com diversas manifestações culturais a partir de temáticas relacionadas ao patrimônio histórico-cultural, como música, teatro, moda, grafite, artes visuais e dança. A jornada conta com mais de 350 atividades, propostas, em grande parte, pela população e selecionadas por editais de roteiros de memória.

O Edifício Mackenzie foi construído entre 1894 e 1896 para abrigar a primeira Escola de Engenharia privada do país. Desde a década de 1990, o imóvel é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).

Ensaio do Coro Universitário no programa Notas Musicais

O novo vídeo do Notas Musicais, programa produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), apresenta um ensaio do Coro Universitário realizado em uma Igreja em Berlim, na Alemanha. O vídeo conta com comentários do maestro Parcival Módolo.

“Quando as pessoas vão a um evento assistem ao produto pronto, mas nesse vídeo decidimos mostrar o ensaio geral, uma gravação que fizemos para nossos arquivos, mas decidimos compartilhar com vocês”, disse o maestro.

O vídeo mostra o Coro ensaiando a peça Magnificat, composta pelo músico John Rutter, conhecido como o compositor da corte britânica, responsável por escrever músicas para grandes solenidades da Família Real da Inglaterra. A gravação foi realizada durante uma excursão do coral mackenzista pela Europa, em 2016.

O vídeo do ensaio do Coro Universitário durante o ensaio na Alemanha já está disponível no YouTube.

Notas Musicais apresenta peça sobre danças brasileiras

O programa Notas Musicais, produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), apresenta a peça Samba,escrita pelo compositor paulista Alexandre Levy, interpretada pela Orquestra Sinfônica de Campinas. O vídeo conta com comentários do maestro Parcival Módolo, também coordenador da CAC.

A peça foi escrita quando o compositor estudava na Europa e resolveu compor uma sequência que o fazia lembrar de seu país. A última parte foi para homenagear o samba. “Vejam a ousadia: na segunda metade do século XIV, um compositor erudito escrever um samba em uma peça de concerto, de música erudita”, explica o maestro.

Parcival Módolo ainda aponta que Levy foi um compositor de relevância no seu tempo, embora tenha morrido jovem, aos 27 anos de idade. “Tivesse ele vivido mais, teria entrado para a história da música brasileira e universal”, afirma. O vídeo com a apresentação de Samba está disponível no YouTube.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página