br.freepik.com

Semana da Leitura do Colégio Mackenzie

São Paulo O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo realizou a nona edição da Semana de Leitura – Feira do Livro, entre 22 e 27 de agosto. Foi uma semana repleta de atividades para os alunos, sempre relacionadas com a literatura.

A edição deste ano comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil e convidou os estudantes a uma reflexão sobre o que significa ser uma nação independente.

O evento contou com lançamento de livros, bate-papos, encontros com autores e apresentação de episódios do MackPlay, nova plataforma audiovisual do Mackenzie.

br.freepik.com

Campeonato Interclasses no Colégio Presbiteriano Mackenzie SP

São Paulo Vai rolar muita emoção nas quadras do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo! Os nossos alunos já estão preparados para entrar em campo e jogar o Interclasses 2022 em diversas modalidades.

A abertura dos jogos foi no dia 5 de agosto e as disputas vão até novembro. A cerimônia de abertura contou com a participação do ex-jogador e comentarista esportivo Caio Ribeiro.

Os jogos envolvem todas as salas do Ensino Médio do CPM, com o intuito de promover confraternização e desenvolver o protagonismo juvenil dos alunos. O Mackenzie é reconhecido pelo incentivo aos esportes junto aos seus alunos.

Bons jogos, mackenzistas!

 

br.freepik.com

Acolhimento é a base para o aprendizado significativo

São Paulo A palavra acolhimento vem do latim acolligere e significa receber, levar em consideração o próximo. O conceito é o ponto de partida do processo educacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, como forma de buscar o desenvolvimento de competências e habilidades. Como um Colégio confessional cristão, o acolhimento constitui a maneira de receber nossas crianças em espaço seguro, repleto de carinho.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da unidade São Paulo do CPM, Daniela Tarjino, o acolhimento “é parte da concepção de infância que reconhece a criança em suas características individuais, proporcionando diferentes modos de aprender e se desenvolver”, afirma.

Para ser realmente efetivo, o acolhimento deve estar atrelado ao processo de desenvolvimento de cada aluno, acolhendo e incluindo a todos, sem exceção, sabendo que cada aluno é capaz de desenvolver competências e habilidades.

Para a orientadora pedagógica do CPM São Paulo, Denise Brea, uma característica importante do acolhimento é a hospitalidade destinada às famílias e aos responsáveis pelos alunos. “A escola não caminha sem a presença e participação das famílias”, diz.

Faz parte desse propósito o Projeto Sentir, que acompanha o cotidiano escolar, sempre direcionado pela cosmovisão cristã, buscando contribuir com os relacionamentos interpessoais dos alunos.

br.freepik.com

Alunos do Ensino Médio apresentam seminário sobre nanotecnologia

São Paulo Os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo tiveram a experiência de apresentar os conhecimentos que adquiriram na disciplina eletiva de nanotecnologia em seminários abertos ao público. As apresentações aconteceram no auditório do MackGraphe, campus Higienópolis, em 16 de junho, e contaram com a presença de pais, familiares e amigos dos mackenzistas. O objetivo do evento era entender como o conteúdo ministrado ao longo do semestre foi aprendido pelos discentes e, principalmente, como eles apresentariam a nanotecnologia com a própria linguagem e interpretação.

“A proposta pedagógica da eletiva tinha como objetivo apresentar desde os conceitos e fundamentos básicos da nanociência até suas diferentes aplicações no dia a dia”, explicou o professor e coordenador de Extensão da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Delmárcio Gomes.

“Nós, professores da EE e pesquisadores do Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), pudemos atuar em conjunto com os professores do Colégio para desenvolver esse novo curso. A disciplina tem caráter teórico e experimental relacionado aos conceitos de nanotecnologia e ao grafeno aplicado no ensino da nanociência”, afirmou a professora da EE e pesquisadora no MackGraphe, Cecília de Carvalho. Vale destacar que o IPM possui o principal centro de pesquisa de grafeno da América Latina, o MackGraphe.

“O que mais me atraiu a essa eletiva foi o sonho de trabalhar na experimentação, de trabalhar na pesquisa científica. A gente não imagina a tecnologia de ponta que está no nosso quarteirão”, relatou o aluno Mário Moreira.

Também estavam envolvidos na ação o professor da Escola de Engenharia e pesquisador no MackGraphe, Sergio Humberto Domingues, e o professor Isác Almeida, do Colégio Mackenzie.

NTAI/Mackenzie

Desafios da liderança é tema de treinamento no Colégio Tamboré

Tamboré Líderes educacionais do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré participaram do treinamento “Os desafios da liderança – Delegação e Feedback”, no dia 11 de agosto. Ministrado pela coordenadora Tiara Rabaglio, da Coordenadoria de Gestão por Competências (CGCOM), o encontro foi realizado pela Superintendência de Educação Básica (SUPEB) e pela Direção do Colégio.

O objetivo foi aprimorar as soft skills e promover a troca e a reflexão entre líderes do Colégio. O desafio atual, segundo Tiara, é a maximização da capacidade de obter resultados por meio dos colaboradores. “Pouco adianta o investimento em tecnologias de última geração ou inovação em metodologias se o principal, as pessoas, não estiverem preparadas para exercer suas funções com qualidade e produtividade”, explicou.

A liderança “delegadora”, que apresenta os pilares de confiança, orientação e acompanhamento, foi definida como a capacidade de avaliar o perfil da equipe, transmitir responsabilidades e capacitá-la para novos desafios. Já o feedback foi comparado com um presente oferecido a alguém, por meio de técnicas e pontos estratégicos para que seja, ao mesmo tempo, positivo e construtivo.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página