br.freepik.com
FEMPAR O Congresso Científico dos Acadêmicos de Medicina (CONCIAM) é um evento realizado anualmente pelos acadêmicos de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), sob orientação da Direção e Coordenação Acadêmica e apoio do corpo docente e técnico da FEMPAR. Sua 36ª edição ocorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro, na Associação Médica do Paraná (AMP).
A primeira edição, em 1987, idealizada pela professora dra. Ailema Frank, buscava desenvolver o prazer pela pesquisa científica. O CONCIAM tornou-se um dos maiores congressos acadêmicos de Medicina do Brasil. Em 2021, contou com mais de mil congressistas, 10 categorias de trabalhos científicos, 280 trabalhos submetidos, 40 palestrantes das mais diversas especialidades médicas e mais de 70 profissionais da área de saúde em palestras, mesas-redondas e bancas avaliadoras.
Além da apresentação dos trabalhos acadêmicos e das mesas-redondas, o evento promoverá espaço para a produção literária, artística e cultural, com apresentações de dança, música, poesia e outras expressões artísticas.
Para participar, tanto a imprensa quanto os estudantes precisam se inscrever aqui até 10 de outubro. Os alunos da FEMPAR estão isentos da taxa de inscrição.
Para a diretora da Faculdade, dra. Carmen Marcondes Ribas, “o rigor na avaliação, na classificação e na premiação dos trabalhos, associado ao espírito investigativo e crítico, tem sido uma marca relevante que explica a longa e reconhecida trajetória do congresso”.
Rio Após um semestre como Subsecretária de Contabilidade Geral do Estado do Rio de Janeiro, a antiga aluna — e agora professora mackenzista — M. Sc. Yasmim da Costa Monteiro, falou sobre a grande honra e responsabilidade de assumir uma posição tão importante.
Ao olhar para o desafio do cargo, a professora fez questão de agradecer àqueles que a ajudaram ao longo de sua jornada de treze anos nos corredores da Faculdade, somando o tempo de aluna e docente. “Trago toda essa bagagem que o Mackenzie me proporcionou, sou grata a todos os mestres que agora são meus colegas de trabalho. É uma grande honra fazer parte da família Mackenzie”.
Sobre o mercado de trabalho, a professora vê um novo caminho para a contabilidade nos próximos anos. “A tecnologia vem como aliada da área, então, o profissional tem que se atualizar. O contador sai do perfil de cumprimento de obrigações acessórias e ocupa um cargo de gestor, ao orientar a empresa nas suas decisões”, apontou.
FEMPAR Deparar-se com uma situação de alta complexidade é uma das formas que futuros médicos podem melhor se preparar para a vivência dentro de um hospital. Foi com esse objetivo que a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) criou o Laboratório de Simulação Realística (LSR), um ambiente com diversas salas que recriam com perfeição toda a rotina médica dentro de um centro cirúrgico.
Fundado há cerca de dois anos, o LSR é formado por diversas salas que apresentam todos os aparelhos existentes em um centro cirúrgico, incluindo a presença de pacientes-robôs de última geração, que são capazes de emitir sons e simular sentimentos (choram e exprimem dor).
“Trata-se de uma metodologia que oferece aos estudantes a possibilidade de realizar, de maneira segura e controlada, uma prática análoga à que realizará no atendimento profissional”, explica a diretora da FEMPAR, Carmen Marcondes Ribas.
O LSR conta com seis espaços que podem ser utilizados simultaneamente por grupos pequenos, de seis a quinze alunos. Todas as atividades no LSR são supervisionadas pelo professor responsável. “O LSR demonstra a preocupação da instituição na formação de cada aluno da faculdade”, aponta o coordenador do laboratório, professor Cássio Zini.
FEMPAR A Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) realizou no dia 4 de agosto a Cerimônia do Jaleco do segundo período de Medicina, na Associação dos Médicos do Paraná. O evento é um dos marcos de entrada dos calouros na Faculdade de Medicina e entrega o primeiro jaleco aos futuros médicos. A solenidade foi a primeira presencial após dois anos, em virtude da pandemia.
“Esse jaleco deve estar limpo e impecável, e vocês devem usá-lo não apenas como instrumento de segurança, mas também como um sinal de respeito a seus colegas, professores e pacientes”, declarou a diretora da Fempar, Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas.
Antes de receberem o jaleco, os estudantes proferem um juramento, em que declaram respeito e ética aos colegas e aos professores, bem como cuidado e atenção humanizados aos futuros pacientes.
A diretora da FEMPAR comemorou o retorno da celebração de forma presencial. “As famílias estão muito felizes. A comunidade acadêmica sentiu falta desse rito, apesar de os médicos não terem parado de trabalhar nessa pandemia”, disse ela. O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, declarou: “Sábio é aquele que conhece sua vocação e se dedica a ela com o melhor que pode oferecer”.
Para o presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Juarez Marcondes Filho, o Mackenzie chegou a Curitiba para fazer a diferença. “Nessa cerimônia, vimos o carinho na acolhida, o oferecimento de novas tecnologias e a interação. Isso demonstra o espírito mackenzista”.
Já o presidente do Conselho Deliberativo do IPM, reverendo Cid Caldas, ressaltou que a “FEMPAR assumiu integralmente a identidade do Mackenzie! A gente nota pela postura dos acadêmicos e a alegria dos familiares em se verem integrados à nossa Instituição”, pontuou. Para o presidente do IPM, Milton Flávio Moura, foi “um momento de expectativa e esperança, em que recebemos esses futuros médicos em uma Faculdade mais bem preparada”.
Estiveram presentes também: o diretor de finanças do IPM, Denys Cornélio Rosa; o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação, Carlos Cesar Bof Bufon; o diretor de Estratégia e Negócios, André Ricardo de Almeida Ribeiro; o diretor de Saúde e Faculdades, Luiz Roberto Martins Rocha; e o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
FEMPAR No início de agosto, a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) inaugurou novo ambulatório e biotério. As instalações serão utilizadas pelos alunos para a prática médica e de pesquisa.
O ambulatório foi reformado e funcionará para que os estudantes da FEMPAR realizem consultas ambulatoriais, supervisionados por médicos preceptores. O local atenderá a população nas especialidades pediatria, clínica médica, cirurgia geral e ginecologia.
Para o presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Juarez Marcondes Filho, o ambulatório cumprirá uma dupla função. “É parte do aprendizado dos alunos e também servirá à população carente que precisa de atendimento médico”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Deliberativo do IPM, reverendo Cid Caldas, classificou a reforma como um símbolo da visão do Mackenzie de excelência, tradição e pioneirismo. “Quando falamos em excelência, queremos uma faculdade que esteja à altura de Curitiba e do Paraná e isso passa pela reforma das instalações da instituição”, disse.
O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, ministrou uma reflexão sobre servir e curar, e lembrou que o maior médico foi Jesus Cristo. “Na luta contra a dor, nem sempre a gente percebe como o cuidado faz toda a diferença. Jesus não se abstraía de tocar as pessoas, mesmo aquelas que eram tiradas do convívio da sociedade”, assinalou.
O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, elogiou as instalações do ambulatório. “Talvez seja um dos ambulatórios mais modernos do Brasil para o ensino, que também irá prestar serviço para a sociedade curitibana”.
Além do ambulatório, foi inaugurado o novo biotério da FEMPAR, que servirá para os alunos desenvolverem as técnicas de pesquisa, com equipamentos e aparelhos de ponta. “Esse é um sonho realizado. Nós estamos nos preparando para formar bons médicos, médicos humanistas, e tudo isso só foi possível com a vinda do Mackenzie”, disse a diretora da FEMPAR, dra. Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas.
Além das autoridades citadas, estiveram no evento: o segundo secretário do Conselho Deliberativo do IPM, Nehemias Curvelo Pereira; o membro do Conselho Deliberativo, Rui Otávio Bernardes de Andrade; o diretor de finanças do IPM, Denys Cornélio Rosa; o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação, Carlos Cesar Bof Bufon; o diretor de Estratégia e Negócios, André Ricardo de Almeida Ribeiro; o diretor de Saúde e Faculdades, Luiz Roberto Martins Rocha; o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o diretor do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), Rogério Kampa; o vice-diretor do HUEM, Tiago Tormen; o assessor jurídico e relações governamentais do HUEM, João Pedro Lupion; e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, José Lupion Neto.