Em 28 de abril, a UPM realizou o relançamento de seu Núcleo de Estudos Avançados (NEA) em evento que reuniu autoridades e pesquisadores mackenzistas, no auditório MackGraphe do campus Higienópolis. O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, em seu discurso durante a solenidade, destacou que a cada inauguração, lançamento e relançamento de novos espaços e centros de pesquisa, a expectativa aumenta sobre os novos tempos que estão por vir e quem será tocado por esse trabalho. O professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, Wilson Toshiro Nakamura, será o coordenador do NEA e apresentou sua estrutura que contará com 14 professores especialistas em diversas áreas e representantes das diversas unidades acadêmicas da Universidade.
Em 5 de maio, a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), da UPM, recebeu a comitiva da Universidade de Notre Dame, dos Estados Unidos, para uma visita de aproximação e avaliação de futuras parcerias entre as duas instituições de ensino superior. Representantes do escritório do EducationUSA, órgão do Departamento de Estado dos Estados Unidos que media tais relações, também participaram do encontro que ocorreu no campusHigienópolis. A diretora sênior de Global Education da Notre Dame, Hong Zhu, declarou que estava muito feliz em estar no Brasil e conhecer o Mackenzie mais profundamente. De acordo com ela, a Universidade de Notre Dame conta com mais de oito mil estudantes na graduação, além dos alunos da pós e dos professores que podem aproveitar as oportunidades de troca com o Mackenzie. A instituição é uma das mais importantes do ensino superior no mundo, classificada como a 28ª melhor universidade nos Estados Unidos e 183ª no Ranking Global da THE.
Ainda como parte das comemorações dos 70 anos da UPM, foi realizado pela Instituição, em parceria com o Centro de Música Brasileira (CMB), um recital de músicas eruditas brasileiras. O evento aconteceu em 30 de abril na Temporada 2022 do CMB e o primeiro recital foi realizado no auditório do Seminário Presbiteriano do Sul, no Mackenzie Campinas. A apresentação contou com os pianistas Eudóxia de Barros e João Moreira Reis e o cantor Eduardo Janho-Abumrad. De acordo com o coordenador de Arte e Cultura (CAC) do Mackenzie, maestro Parcival Módolo, a apresentação foi uma boa oportunidade para o público ouvir música clássica brasileira de qualidade e conhecer uma das mais importantes pianistas do Brasil, Eudóxia de Barros, que segue em extraordinária atividade aos 84 anos. Por ter sido um evento gratuito e aberto ao público, Módolo destacou a preocupação da UPM com seu papel de extensão, ou seja, expandir os projetos para fora dos muros do Mackenzie.