br.freepik.com
O Coral da Capela está de volta, com ensaios todas as quartas-feiras, das 12 h às 13 h, na sala de recital do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (Prédio 1), sob a coordenação do produtor musical e maestro Sueldo Francisco. O projeto integra a política de arte e cultura da Chancelaria e do CHCM, prezando sempre promover a confessionalidade e desenvolver programações e atividades culturais. Para o reverendo Robinson Grangeiro, o coral é mais um espaço no Mackenzie para servir e louvar a Deus. “Por meio da música, todos — colaboradores, estudantes e professores — se tornam instrumentos harmoniosos regidos por Deus para falar aos corações uns dos outros. O Coral da Capela não somente canta e encanta, pois vai além e espalha a Palavra de Deus em melodias que tocam a alma”, afirma.
Em 31 de maio, o Mackenzie recebeu a visita dos dirigentes da Igreja Assembleia de Deus. Ao lado do chanceler, rev. Robinson Grangeiro, e do diretor-presidente, Milton Flávio Moura, os líderes religiosos visitaram o campus Higienópolis e conheceram a parte interna do Colégio Mackenzie. A recepção começou na biblioteca infantil, onde realizaram uma oração de gratidão a Deus, e depois seguiu para a sala de recital, local em que o coral infantil os aguardava para uma apresentação musical especial. Em seguida, eles conheceram o Sistema Mackenzie de Ensino (SME), além dos laboratórios de artes e inovação.
br.freepik.com
Em 31 de maio foi promovido o Dia Mundial Sem Tabaco com o tema “Desligue essa ideia, apague o cigarro!”. Para o chanceler do Mackenzie, rev. Robinson Grangeiro, “tudo aquilo que fere o bem-estar do ser humano num aspecto físico, emocional e espiritual vai contra a criação de Deus, pois Ele nos criou para uma vida saudável e feliz”. Então, a Chancelaria Mackenzie alerta: desligue essa ideia e apague o cigarro, pois ele não lhe faz bem!
Em 26 de maio aconteceu o primeiro encontro do ano do Ciclo de Encontros de Professores Mackenzistas, no auditório do CHCM, campus Higienópolis, com a mesa-redonda sobre o livro O Evangelho da paz e o discurso de ódio. Participaram o chanceler do Mackenzie rev. Robinson Grangeiro; o jornalista e publisher da editora GodBooks Maurício Zágari; a mestre em Letras pela UPM Marisa Lopes; o filósofo Lendro Bachega; e o teólogo e professor da UPM Ricardo Bitun. Os encontros mensais promovidos pela Chancelaria Mackenzie aborda sempre temas atuais, com convidados nacionais e internacionais e dinâmicas variadas. O objetivo é integrar todos os docentes da universidade, das faculdades e dos colégios e, assim, refletir sobre a perspectiva institucional sobre a educação brasileira.
O serviço da Capelania de Saúde do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie recebeu menção honrosa da Câmara Municipal de Curitiba em razão dos trabalhos de excelência prestados durante a pandemia de covid-19, por meio de ações de cuidados emocionais e espirituais para pacientes e seus familiares, equipes clínicas e colaboradores do HUEM. O evento aconteceu no Palácio Rio Branco e estiveram presentes o capelão, rev. Hilário Batista, e a assistente de capelania hospitalar do Mackenzie, Elenice Santos Barros.
br.freepik.com
Em 18 de maio foi a vez de trazer o som do Pará, no Música no Hall, no Ed. Modesto Carvalhosa, Prédio 45. Com festejos, canções, tradições e a cultura do estado nortista, a apresentação ficou por conta de Gileno Foinquinos, na guitarra e voz, Ricardinho Paraíso, no baixo, e Jabes Felipe, na bateria. Ao longo da carreira, Foinquinos trabalhou ao lado de grandes nomes da música, como Roberto Carlos, Fafá de Belém, Sebastião Tapajós, Elza Soares, Maria Rita, Leo Maia e Lia Sophia. Ele também é o idealizador do projeto Sr. Maxixe, que consiste em apresentações musicais nas quais o artista desenvolve suas composições, que carregam suas vivências e pesquisas sobre a música paraense.
br.freepik.com
Realizado em 4 de maio, no período noturno, o evento Música no Hall recebeu Erik Escobar — pianista, cantor, produtor e arranjador —, que integrou inúmeros trabalhos ao lado dos grandes artistas da música mundial, como John Riley, Clayton Cameron, Arthur Maia, Bocato, Sandy e Junior, Raul de Souza, Fernando Rosa, Paula Lima, Simoninha, entre outros. Ele começou a tocar piano e teclado aos 10 anos e, logo em seguida, iniciou a carreira tocando na banda de baile do pai. A apresentação de jazz, realizada no Hall do MackGraphe, também contou com a participação de Miguel Assis, na bateria, e de Leandro Matsumoto, no baixo. No repertório, clássicos como Rumble e Eternal Child (Chick Corea), Actual Proof (Herbie Hancock), Watermelon Man (Herbie Hancock & Head Hunters), Impressions (John Coltrane) e Cantaloupe Island (Herbie Hancock), com a participação de Marcellus Meirelles, na guitarra.