Mackenzistas criam aplicativo SPerifa

Os mackenzistas Beatriz Duque, Gabriel Batista e Thallis Sousa, participantes da Apple Developer Academy | Mackenzie, criaram o aplicativo SPerifa, que visa criar e estabelecer uma rede colaborativa entre moradores de periferias, que compartilharão opções de lazer existentes em seus bairros, buscando ampliar as opções culturais nas quebradas da cidade de São Paulo. A criação ainda contou com um estande na ExpoFavela — feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups de comunidades —, que aconteceu nos dias 15 a 17 de abril. A Apple Developer Academy | Mackenzie é um laboratório que fica no campus Higienópolis da UPM, em que os alunos participantes têm a possibilidade de desenvolver diversas ideias tecnológicas, acompanhados de professores e profissionais, e que permite o protagonismo estudantil. Para saber mais sobre o aplicativo SPerifa, clique aqui.

Alunos contemplados no Swift Student Challenge

Os alunos do programa Apple Developer Academy | Mackenzie, Claudia Fiorentino Andrade e Vitor Grechi Kuninari, foram contemplados noSwift Student Challenge, programa de incentivo promovido pela Apple. O desafio proposto aos alunos foi desenvolver um aplicativo utilitário ou de jogo, com tema livre, que fosse experimentado em até três minutos com o Swift Playgrounds.

Segundo o professor da Apple Developer Academy | Mackenzie e da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM, Pedro Henrique Cacique Braga, todo ano a Apple realiza um evento para desenvolvedores do mundo todo chamado WorldWide Developers Conference (WWDC). Simultaneamente, acontece o Swift Student Challenge, no qual os estudantes enviam os aplicativos desenvolvidos com a linguagem de programação Swift na plataforma Swift Playgrounds. Apenas 350 alunos do mundo são escolhidos. “Esses alunos se destacam, não apenas pela qualidade do software desenvolvido mas também pela paixão no desenvolvimento, pelo interesse profissional e pela dedicação em sempre aprender”, concluiu Braga.

br.freepik.com

Pesquisa debate atributos urbanos e saúde do coração

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM, em parceria com o Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde IEA-USP, realizou, em 13 de maio, o debate sobre Saúde urbana: atributos urbanos e saúde do coração, que discutiu os resultados da recente pesquisa elaborada por ambas as instituições e financiada pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa. A pesquisa teve por objetivo geral analisar as possíveis relações entre as condições do ambiente construído da cidade de São Paulo e a incidência de infarto agudo do miocárdio na população. “Estamos fazendo um evento para mostrar os resultados dessa pesquisa, que são muito interessantes e mostram forte correlação entre os equipamentos públicos na cidade de São Paulo que se relacionam às atividades esportivas, atributos que mostraram forte impacto na redução do risco do infarto do miocárdio”, explicou o professor da FAU Mackenzie, Carlos Leite.

Higienópolis

Hackathon 2022 incentiva o trabalho em equipe

A Escola de Engenharia (EE) da UPM, campus Higienópolis, promoveu de 2 a 6 de maio o Hackathon 2022. O evento visa preparar os alunos para resolver problemas reais das engenharias e da área da química, combinando habilidades de trabalho em grupo, liderança e criatividade, além de desenvolver o conhecimento e as habilidades técnicas de forma colaborativa. De acordo com o diretor da EE, Marcos Massi, a programação do evento contou com um portfólio de empresas de destaque no país, realizando atividades com os alunos e desafios para buscarem uma solução, o que incentiva o desenvolvimento das habilidades pessoais e proporciona maior profundidade na formação profissional. Todos esses componentes fizeram da primeira edição do encontro um grande sucesso, principalmente, pela percussão e pela forma como os estudantes se envolveram com a proposta do evento. Para conhecer os nomes dos vencedores, clique aqui .

Mackenzie recebe Escola Móvel de Nanotecnologia do Senai-SP

De 16 a 21 de maio, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM, campus Higienópolis, por meio da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT), recebeu a Escola Móvel de Nanotecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), com o objetivo de fomentar o interesse na área. Preparada com equipamentos de última geração, a Escola Móvel proporcionou experiências aos visitantes mackenzistas, tanto da Universidade quanto do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, em uma carreta estacionada no campus, um modelo único de educação sobre nanotecnologia realizada em unidade móvel.

br.freepik.com

Comitiva da Universidade da Alemanha participa de oficina do Mackenzie

A oficina REVIDRO: Criação Artística e Ação Socialdo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, foi realizada de 10 de maio a 2 de junho. O projeto tinha por objetivo recolher garrafas de vidro para serem reaproveitadas na elaboração de objetos de mesa, tipo tableware, em favor de uma economia criativa. Três professores e quatro alunos da Universidade Alanus Hochschule für Kunst und Gesellschaft, parceira da UPM desde 2018, vieram da Alemanha para colaborar com o trabalho. A programação do projeto teve conteúdos didáticos para compreender melhor o vidro e atividades práticas. Além disso, a University of Siegen, parceira do Mackenzie desde 2018, está participando do projeto “Lidando com novos espaços” com a UPM, a Alanus Hochschule für Kunst und Gesellschaft, a Secretaria Municipal de Educação e o CEU Butantã. Esse projeto também está vinculado ao Capes-Prlnt do PPGEAHC da UPM. O ateliê de vidro da UPM recebeu alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do Mackenzie, estudantes da universidade alemã e alunos das comunidades carentes do Centro de São Paulo para aprenderem a criar esses objetos, organizarem o recolhimento da sucata e também orientarem na construção.

Alunos de Gastronomia organizam jantar haitiano

Uma mesa requintada, colorida e ornamentada com flores ganhou espaço no Laboratório de Bebidas do prédio 38 do campusHigienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em 25 de maio, durante o evento Menu Degustação, considerado o trabalho de conclusão de curso de Gastronomia. Para o Menu deste semestre, a temática escolhida foi o Haiti. Os alunos foram orientados pelo professor Maurício Lopes, que a todo momento dava dicas e instruções para que eles conseguissem apresentar os pratos da melhor maneira possível e conquistassem a aprovação no TCC. “É um curso prático e o aluno precisa viver tudo isso para quando ele for para o mercado já ter uma vivência e conseguir entender tudo o que acontece no processo da gastronomia”, apontou o professor.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página