br.freepik.com
Realizada de 11 a 14 de maio, a Semana Acadêmica da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) teve como tema a preparação do futuro operador de Direito para os desafios do século XXI. O evento contou com painéis apresentados por especialistas como Fábio Bechara, doutor em Direito Processual Penal; Paula Pessoa, doutora em Direito Processual; Felipe Chiarello, Irene Nohara e Ramiro Nóbrega Sant’Ana, doutores em Direito; o tabelião Geraldo Filipe de Souto Silva; o defensor público Vinícius Fernando dos Reis Santos; e a COO do New Law Cynara Batista.
Os assuntos discutidos são atuais e de expressiva importância, desde o Sistema Brasileiro de Precedentes, passando pelo conhecimento de novas tecnologias de aplicação jurídica e, por fim, abordando a resolução extrajudicial juntos aos cartórios. “A ideia da Semana Acadêmica é provocar conversas que contribuam objetivamente para a solução de algumas das principais problemáticas e desafios encontrados pelos profissionais em campo. Buscando sempre melhorar o ecossistema profissional e também a sociedade, tendo em vista a preponderância do Direito na rotina da população”, explicou o professor Mac Cartaxo, diretor da FPMB. Para conferir a íntegra da programação, clique aqui.
Brasília
Em 4 de maio, os representantes das turmas do curso de Direito se encontraram com o diretor da FPMB, professor Mac Cartaxo, para uma conversa sobre as diretrizes que farão parte do ano letivo. Cartaxo apresentou a forma como será organizada a formação que contará agora com a atuação no Núcleo de Práticas Jurídicas em todos os semestres. O projeto, que tem como obrigatória a participação em 400 horas do curso, presta atendimento gratuito à comunidade na solução de dúvidas e no auxílio com processos na Justiça. O diretor anunciou, ainda, as novidades da Faculdade na modernização do ensino e no aprimoramento das instalações com novos e completos equipamentos. Uma das notícias foi a aquisição de uma torre eletrônica para o carregamento de celulares em cada sala. Dentre as boas novas está, ainda, a implementação do simulador de Processo Civil Eletrônico. O Mackenzie é a única faculdade do Distrito Federal a ter uma plataforma interativa para a representação de Prática Simulada Civil e Trabalhista. Outros temas debatidos no encontro foram a preparação para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atividades extraclasse e os programas de Mentoria Acadêmica, Monitoria e o Mackenzie Voluntário, que propõem a participação em iniciativas de benefício social para a prestação de serviços e demais ações para grupos carentes.
br.freepik.com
O coordenador da pós-graduação em Processos nas Cortes Superiores da FPMB, Fabiano Tesolin, é um dos autores do livro Recurso Especial, da Editora Direito Contemporâneo (EDC), lançado em 18 de maio, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O docente divide a autoria com o ministro do STJ Mauro Campbell Marques; o advogado e professor Eduardo Arruda Alvim; e o advogado com intensa atuação em Cortes Superiores Guilherme Pimenta Neves. A obra destaca parte da análise completa dos conceitos essenciais da Teoria Geral dos Recursos, levando em consideração a relevância destes para uma compreensão dos contornos contemporâneos do recurso especial. E ainda detalha cada uma das diversas peculiaridades existentes nessa espécie de recurso, que o tornam tão diverso dos recursos ordinários.
A atuação dos advogados em Cortes Superiores é o objeto central do novo curso de especialização modular da FPMB. Elaborado para atender às novas rotinas profissionais e aos cotidianos reformados pela pandemia do coronavírus, a pós-graduação Processo nas Cortes Superiores poderá ser cursada por componentes curriculares certificados separadamente ou agrupados em extensões acadêmicas, antes da conclusão. A aula magna do curso, em 25 de maio, foi conduzida pelo renomado professor de Direito Luiz Guilherme Marinoni, que conversou com os presentes sobre o tema de sua mais recente obra Processo Constitucional e Democracia, lançada durante o evento.