br.freepik.com
Desde janeiro, a Universidade de Dayton, dos Estados Unidos, realiza a série de seminários High Tech in High Demand – Emerging Global Trends in Law and Technology, em parceria com a Faculdade de Direito (FDir) da UPM e a Escuela de Postgrado en Derecho da Universidad de Especialidades Espíritu Santo (UEES). Os professores mackenzistas Fabio Bechara, Denise Abade e Guilherme Madeira estavam entre os nomes convidados para participar do evento e falar sobre o desenvolvimento no campo do Direito, com foco no mundo digital. Em 9 de fevereiro, a professora Abade esteve à frente do seminário Discrimination In The Digital Age, enquanto o professor Guilherme Madeira falou sobre Digital Transformation Within Justice, no dia 16 de fevereiro, ao lado da professora María Francisco Gallegos, da UEES. Os docentes abordaram o impacto das tecnologias nos tribunais e na administração da justiça, sobretudo com o início da pandemia de covid-19.
br.freepik.com
A Faculdade de Direito (FDir) da UPM e a TV Aberta de São Paulo, em uma parceria inédita, realiza uma série de rodadas de entrevistas que tratarão de temas sociais relevantes e atuais. Serão abordados assuntos como tráfico de pessoas, armas e drogas — práticas que movimentam cerca de US$ 20 bi. A primeira entrevista aconteceu em 3 de março, com a especialista Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian, professora de Direito Internacional Privado na UPM. Ela abordou o tema “Tráfico internacional de pessoas: aspectos internacionais e desafios pós-covid”. Em 10 de março foi a vez de Helisane Mahlke, docente de Direito Internacional da UPM, que falou sobre o “Tráfico internacional de pessoas e a mobilidade humana”. O mediador do programa é o jornalista Walter Ciglioni, que conta com a consultoria do advogado Fernando Barboza Dias. Para conferir a conversa, basta acessar o link.
Higienópolis
As turmas de pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) assistiram, em 10 de fevereiro, a uma aula inaugural do vice-presidente da Mitsubishi Electric do Brasil, Fabiano Lourenço Ferreira, com o tema A história da liderança na minha vida. O convidado tem bacharel em Engenharia pela UPM e trabalha na Mitsubishi desde 2015. O evento foi transmitido no YouTube. Logo no início, o convidado mostrou algumas transformações no mercado de trabalho, entre elas o sistema de estágio. Ele também destacou, para os alunos que estão iniciando suas carreiras, que ninguém chega a lugar nenhum sem se organizar na vida profissional ou pessoal. Para ele, um ponto primordial para o sucesso é ter um foco: é importante as pessoas listarem até onde elas querem chegar e, a partir disso, as coisas vão fluindo de forma mais clara.
Alunas integrantes do Grupo de Competição de Direito Ambiental (GCDA), da Faculdade de Direito (FDir)
NTAI/Mackenzie
O Grupo de Competição de Direito Ambiental (GCDA), da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, venceu todas as rodadas nacionais na Competição de Direito Internacional Ambiental da Universidade Stetson e será a única equipe representante do Brasil na etapa internacional na Flórida, em abril. A disputa é considerada o maior moot court, que são simulações de procedimentos judiciais sobre questões ambientais no mundo.
Compõem a equipe da GCDA as coaches Andressa Vieira e Marcella Guerrero Brunetto; as coordenadoras Ana Beatriz Vasconcelos dos Santos e Mariana Sanches Saú; as oradoras Caroline de Caldas Bezerras e Gabriela Beloti de Morais; e os alunos Aline Carvalho de Salles, Bruna Aveiro Santos, Gabriela Martiny, Geovana da Silva Mayresse, Giovanna Andreasi, João Marcelo Santiago de Castro e Paula, Laura Rodrigues Gonçales, Thaiane Gonçalves Varjão, Vitória Maria Camargo Fernandes; além do professor responsável, Ricardo Rosário.
br.freepik.com
Nos dias 12 e 13 de fevereiro, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Arbitragem (GEAMack) da UPM foi vice-campeão do Souto Correa Pre Moot, competição acadêmica de arbitragem que tem por objetivo preparar os alunos para o Vis Moot (principal competição de arbitragem do mundo que acontece em Viena). Por conta da pandemia, a disputa foi realizada remotamente. Após uma final muito disputada, o time composto de alunos que estão debutando como oradores ficou com o segunda lugar na primeira competição da temporada, um resultado que traz confiança para as próximas pré-competições e para o Vis Moot, evidentemente.
Os participantes foram: Carolina Geddes Gattaz, Deborah Thays da Silva Quina, Flora Caramel Telles, Geovana da Silva Mayresse, Julia Menta, Juliana Ungefehr, Larissa Oliveira Silva, Laura Maito Villela Rosa, Marina Torres Sella e Rui Baracat Guimarães Pereira Júnior. Os treinadores da equipe são os ex-alunos da UPM: Carolina Cavalcante Assumpção, Beatriz Ripoll Tosta, Giulia Blanco Belmonte e Mateus Fernandes Lima Assis. Já os professores coordenadores são Daniel Tavela Luís e Ronaldo Vasconcelos. A conquista também contou com o apoio do escritório MLuís Advogados Associados.