Chanceler Day: Higienópolis

Neste ano, a volta às aulas dos alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie, campus Higienópolis, foi motivo de alegria. As crianças e os adolescentes retornaram presencialmente à escola e não deixaram de esbanjar sorrisos largos, apesar das máscaras protetivas nos rostos. Todos foram recebidos pelos professores e pelo corpo educativo com entusiasmo, e a Chancelaria marcou presença com a participação do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, e do capelão do Colégio, reverendo Alexandre Antunes. Eles trouxeram palavras de boas-novas e de esperança, com direito a fotos e plaquinhas de “sejam bem-vindos” e corações desenhados, desejando um ano letivo abençoado e de sucesso nos estudos.

NTAI/Mackenzie

Chanceler no AEJA

Na manhã da terça-feira, 22 de fevereiro, o chanceler do IPM, reverendo Robinson Grangeiro, reuniu-se na Escola de Educação de Adultos e Jovens do Mackenzie (AEJA) com a direção e as coordenações para a posse do novo capelão, o reverendo Jouberto Heringer, dessa importante unidade que, até então, estava sendo assistida espiritualmente pelo reverendo Carlos Henrique. O chanceler salientou o espírito harmônico do trabalho integrado da gestão administrativa e acadêmica com a Capelania, agradecendo à diretora da AEJA Mackenzie Profa. Marcia Nepomuceno.

NTAI/Mackenzie

Ação social

A Chancelaria do Instituto Presbiteriano Mackenzie solidarizou-se com os brasileiros que sofreram com as fortes chuvas de verão, perderam tudo o que tinham e foram vítimas de desastres naturais. No evangelho de João 15:12 encontramos a ordem do Senhor Jesus: “amem uns aos outros como eu amo vocês”. Por meio de iniciativas em conjunto com a Igreja Presbiteriana do Brasil, participou de ações sociais como SOS Chuvas e Ajude Petrópolis. A comunidade mackenzista, de modo participativo e engajado, contribuiu com doações em dinheiro e mantimentos, como água, comida e roupas.

No sábado, 19 de fevereiro, o chanceler reverendo Robinson Grangeiro, acompanhado de sua esposa dra. Sefora Mota e do capelão do Mackenzie Rio, reverendo Sandro Matos, acompanhou as iniciativas da Igreja Presbiteriana de Petrópolis por um dia inteiro, recebeu as doações da campanha Ajude Petrópolis do Mackenzie, preparou marmitas, fez um momento de devocional e prestou solidariedade a todos.

 

Chanceler em formatura de Campinas

No período da tarde de 22 de fevereiro, o chanceler do IPM participou da colação de grau dos cursos de Administração, Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro de Ciências e de Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas (SP). Na ocasião, o chanceler ministrou a devocional baseado no Salmos 116:12: “Que darei ao Senhor? Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?”, enfatizando a gratidão ao Senhor pela vitória alcançada. Instantes antes da solenidade, o chanceler reuniu a direção e as coordenações do CCT para comunicar a designação do reverendo Jabis Ipólito como capelão da unidade Mackenzie Campinas, em substituição ao reverendo Alexandre Antunes, transferido para a Capelania Educacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie em Higienópolis, São Paulo.

NTAI/Mackenzie

Noite de palestra no Instituto Bíblico Betel Brasileiro

Na noite de sábado, 12 de fevereiro, o chanceler, reverendo Robinson Grangeiro, participou do encerramento da Semana Teológica do Seminário Betel Brasileiro, em João Pessoa (PB). O evento ocorreu na capela do Instituto Bíblico, com transmissão ao vivo pelo YouTube, e contou com a participação de missionários, alunos, professores e de toda a comunidade betelina.

O reverendo Robinson Grangeiro passou a adolescência, dos 15 aos 17 anos, como aluno interno do Seminário Betel Brasileiro. Depois, seguiu para o seminário presbiteriano em Recife. “Eu fiz parte da turma pioneira deste seminário. A primeira vez de uma turma masculina foi em 1980. Na época, havia a sede do seminário feminino em Cruz das Armas, e as instalações para os homens era no Alto da Boa Vista, próximo ao aeroporto. Nesta sede aqui, alunos voluntários nas férias cavaram as fundações das colunas do internato, e eu fui um deles. Então, vocês, quando estiverem lá, agradeçam as mãos calejadas dos que vieram antes e ajudaram na construção (risos)”, rememorou o chanceler, que dedicou sete anos de sua vida à formação teológica.

Sob o tema “Formação Ministerial: desafios e perspectivas para o discernimento do tempo presente”, o chanceler ministrou a palavra inspirado na passagem de Lucas 12:56, em que Jesus adverte a multidão que necessita abrir os olhos para uma perspectiva diferente. A noite marcou o encerramento da semana de estudos teológicos e o chanceler finalizou sua participação com a celebração da Santa Ceia, a convite da direção, como símbolo de comunhão entre os irmãos na fé e meio de graça aos participantes.

Mesa com autoridades do Mackenzie e do Conselho Deliberativo

NTAI/Mackenzie

Culto Solene de Ação de Graças e Formatura do CPAJ

Na noite de segunda-feira, 14 de fevereiro, o Auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis, sediou o Culto Solene de Ação de Graças e a Formatura do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ). O evento iniciou com um culto de Ação de Graças, por meio da meditação descrita em Salmos 126:1-3: “Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: ‘O Senhor fez coisas grandiosas por este povo’. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”.

Além do reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, chanceler do Mackenzie, a mesa solene da formatura foi composta de autoridades da Igreja Presbiteriana do Brasil e do Instituto Presbiteriano Mackenzie, dentre os quais o presidente do Conselho de Curadores, reverendo Juarez Marcondres Filho; o presidente do Conselho Deliberativo, reverendo Cid Caldas; o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marco Túllio Vasconcelos; e membros da Junta de Educação Teológica (JET) e da direção do CPAJ.

Chanceler Day: Tamboré

Recentemente, o chanceler do Instituto Presbiteriano Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, promoveu o Chanceler Day no Colégio Presbiteriano Mackenzie de Tamboré (SP), na companhia do capelão, reverendo José Roberto, e da diretora, a professora Tânia Calazans Silva. Esse dia especial foi marcado por diversas atividades nas quais o chanceler participou pessoalmente. Ele caminhou pelo campus, conversou com os colaboradores de todos os setores e recepcionou os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio na porta da escola. Além disso, participou do primeiro encontro do ano do grupo Ichtus — equipe de capelania formada por alunos do Ensino Médio que promove momentos devocionais, trabalhos voluntários e ação social.

Visita do Chanceler do Mackenzie à unidade do Rio de Janeiro

NTAI/Mackenzie

Chanceler Day: Rio de Janeiro

Os últimos dois anos foram desafiadores, mas os alunos e os professores estão felizes pela volta às aulas. A Faculdade Presbiteriana Mackenzie do Rio de Janeiro aproveitou o retorno para desejar boas-vindas aos mackenzistas e trazer uma palavra de encorajamento. O diretor-geral, Wladymir Soares de Brito, da unidade carioca iniciou o evento enfatizando a saudade que sentiu de ver os corredores repletos de docentes e discentes. Em seguida, o capelão universitário, reverendo Sandro Matos, colocou-se à disposição de todos.

A participação especial do chanceler do Instituto Presbiteriano Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, teve por objetivo expor resumidamente a história do Mackenzie, a identidade institucional confessional e a missão em comum de toda a família Mackenzie. No sábado, 19 de fevereiro, ele já havia trazido uma palavra de incentivo aos docentes no Encerramento da Semana de Atualização Pedagógica, no qual manifestou que o ato de ensinar é semelhante a três etapas: 1) garimpar o ouro e separá-lo dos materiais que têm menor valor; 2) limpá-lo e purificá-lo; e 3) encontrar a melhor aplicação do ouro para torná-lo uma joia preciosa.

Assim deve ser a prática docente, sempre em busca de extrair o melhor de cada aluno e o melhor de cada docente, porque ensinar é um contínuo processo de aprendizado. Além da palestra, o reverendo Robinson Grangeiro Monteiro participou de um momento devocional com a equipe de gestores e colaboradores, no qual falou da dependência de Deus em todos os processos do Mackenzie.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página