br.freepik.com
As mackenzistas Manoela de Assumpção, Verônica dos Santos Ribeiro e Vitória Pereira Munhoz, do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM, conquistaram o segundo lugar na primeira edição do Prêmio Adriana Adam de Design, com o projeto Luminária Auris. A equipe foi orientada pelos professores da FAU, Teresa Riccetti, Grace Kishimoto e Olavo Egydio de Souza Aranha. O arquiteto e designer italiano Gaetano Pesce, que serviu de inspiração para a criação do Prêmio, destacou que a Luminária Auris apresentava os quesitos de originalidade de linguagem, inovação técnica e criatividade com o uso inédito do material e pela concepção morfológica. Ele disse que a ideia do projeto o impressionou, pois o lembra das orquídeas presentes na região da Amazônia.
As opções são muitas: Especializações Mackenzie (presencial, EaD e on-line ao vivo) e a Educação Executiva com a oferta de MBAs, MBIs, LLMs, cursos de atualização e aperfeiçoamento, cursos do programa Exchanging Hemispheres, que são cursos de curta duração que propiciam troca de experiências com professores internacionais. As matrículas estão abertas, fique atento!
Alavancar a carreira, criar as próprias oportunidades e superar os desafios que se impõem numa sociedade e em um mercado cada vez mais competitivo. Estas metas podem ser alcançadas com os cursos de pós-graduação lato sensu da UPM. A Educação Continuada oferecida pela UPM faz a diferença na construção de conhecimento sólido e conectado com as transformações contemporâneas.
br.freepik.com
A UPM está realizando, até 7 de maio, o curso de extensão Direito Animal (formação continuada de curta duração). De acordo com a professora responsável pelo curso, Letícia Yumi, o Direito Animal é diferente do Direito Ambiental, pois trata-se de uma área totalmente autônoma, que analisa questões jurídicas envolvendo tanto os pets quanto os animais silvestres. O curso lançará um olhar sobre leis e textos de importantes juristas da área, bem como discussões sobre casos práticos.
O estudante de Direito que optar pela realização do curso estará capacitado para atuar em diversas linhas de frente, seja em organizações não governamentais ligadas ao ativismo animal, na defesa dos interesses de animais e tutores e na assessoria a empresas que devem observar critérios de proteção e bem-estar animal em suas atividades, como agropecuária e instituições de conservação da biodiversidade, entre outras.
Higienópolis
Os alunos do curso de Engenharia Elétrica, da Escola de Engenharia (EE) da UPM, participaram da XIII Competição de Programação de Robôs Inteligentes, realizada no campus Higienópolis, em 2 de dezembro. O desafio contou com o apoio da WEG S.A., multinacional brasileira com forte atuação no setor elétrico, com a fabricação de motores e itens de automação industrial. Ao todo, participaram 24 alunos, divididos em seis equipes, que trabalharam durante 12 semanas antes da competição. Os times aprenderam a programar robôs para levar objetos numa linha de produção entre diferentes células da linha. Dentre os desafios propostos para a competição, eles deveriam desenvolver o código para que os robôs cumprissem três objetivos: seguir a linha que reflete um contexto industrial; um veículo autônomo para realizar uma baliza; e uma luta de robôs de sumô. A equipe vencedora foi formada por Ciro Schwartzmann, Enzo Tomazella, Julia Borges Bueno, Matheus Guida e Felipe Gerha. O time ganhou brindes e um curso de programação de controladores lógicos programáveis gratuito, ministrado pela própria WEG.
A Escola de Engenharia (EE) da UPM firmou uma parceria com a Huawei, empresa chinesa de tecnologia e inovação. Em 10 de fevereiro, autoridades do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), da UPM, coordenadores e professores da EE receberam, no campus Higienópolis, representantes da empresa com o objetivo de estreitar laços. A parceria ocorrerá em duas linhas: no ensino sobre a tecnologia 5G, área na qual a empresa é a maior referência em termos de técnica; e na área de energia solar. O convênio é aplicado de duas maneiras: a companhia chinesa capacita alguns professores da Universidade e esta se torna responsável por replicar esse conhecimento para pelo menos 200 pessoas. A outra forma é por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, que serão realizados na UPM, a qual contará, por exemplo, com um painel de energia fotovoltaica para os estudos dos alunos.
Divulgação
Os antigos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM, Mário Biselli e Arthur Katchboarian, estão na segunda temporada da série documental “Insight”, do GloboPlay. Formados em 1985, os mackenzistas protagonizam o episódio dez e apresentam uma arquitetura que procura compreender e responder às transformações socioeconômicas e culturais do Brasil.
O documentário expositivo conta com depoimentos dos arquitetos sobre suas vivências no ramo, inclusive de como surgiu a parceria do escritório, e imagens de seus projetos. Mario Biselli, atual professor da UPM, destacou o projeto do Aeroporto de Florianópolis como um dos mais relevantes da carreira. Ele foi desenvolvido pelos dois arquitetos depois de terem vencido o concurso Público Nacional de Anteprojeto de Arquitetura e Urbanismo em 2004.
br.freepik.com
Professores e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM foram premiados em dois concursos de grande relevância nacional: o prêmio anual do Instituto de Arquitetos do Brasil — Departamento São Paulo (IABSP) e o ArchDaily. Os docentes e os discentes mackenzistas foram laureados em diversas categorias. De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Lucas Fehr, o prêmio da IABSP é o mais importante reconhecimento profissional de arquitetura do estado, pois se trata de uma premiação da associação da classe profissional, bastante tradicional no país. Além disso, os mackenzistas foram premiados no concurso ArchDaily, atualmente um dos mais importantes e contemporâneos sites internacionais de arquitetura. Sua premiação é aberta, o que implica uma grande concorrência e disputa ao prêmio.
Acesse o link para saber mais sobre cada trabalho do prêmio IABSP e confira os trabalhos vencedores no concurso ArchDaily.