O que dizer desse momento que estou vivendo? Completamente diferente do que esperava, mas ainda sim surpreendente.


Sempre sonhei em estudar fora do país, viver em outro lugar, com outras experiências e sair da minha zona de conforto e, com essa Mobilidade Acadêmica, tornou-se realidade. A euforia de quando cheguei não tem como colocar em palavras, eu estava completa de felicidade e esperança, uma mulher com o mundo a sua espera, eu não sabia se aquilo era realidade mesmo, ou somente um sonho.


Primeira foto tirada em Lisboa – Portugal


Cheguei na universidade e as aulas já haviam começado e corri para me enturmar e entender o que estava sendo ensinado nas aulas, uma vez que peguei matérias diferentes das que tinha no brasil (justamente para ser um diferencial, uma experiência única). Desde então vem sendo um equilíbrio entre as aulas, viver a vida aqui e a saudade.


Durante a semana vou mediando as questões acadêmicas, com as aulas, as aulas em inglês (uma vez que em minha sala tem alunos da Polônia e da Alemanha) e os trabalhos, com as questões da casa onde estou morando. Já durante os finais de semana e feriados é quando saio para aproveitar a cidade do Porto, as cidades vizinhas, jantar fora e conhecer melhor este país e assim viver momentos únicos para além do acadêmico.


Sem dúvidas é um momento único e especial que acredito que todos devem passar, mas precisam ter cabeça e coração forte para tornar essa oportunidade real e especial como é. Cada dia é algo diferente que me transforma, é estar conhecendo o mundo, enquanto estudo e me conheço.


Só tenho a agradecer a minha família e a Universidade Presbiteriana Mackenzie por estar me proporcionando esse momento tão especial.


Com emoção, Laura Leal

Compartilhe nas Redes Sociais