Atualidades

Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar Coletivo são temas da Aula Magna da Graduação

Evento foi dividido nos períodos da manhã, tarde e noite

15.03.202416h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar Coletivo são temas da Aula Magna da Graduação

No dia 14 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, no auditório do MackGraphe, no campus Higienópolis, a Aula Magna da Graduação, que abordou o tema Profissionais Transformadores - Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar Coletivo. O evento contou com diversas palestras e premiações, e promoveu a questão da saúde, mental e física, e desempenho acadêmico, trazendo reflexão aos alunos. 

“É um dia muito especial, cheio de palestras, de premiações  e tenho certeza que todos nós vamos sair desta aula magna muito fortalecidos”, afirmou a Pró-reitora de graduação (PRGA), Janette Brunstein.

O mediador do evento e coordenador de Desenvolvimento Discente e de Carreiras (CDD), Enzo Bissoli, destacou o cuidado que o Mackenzie tem com os alunos. “Não é de hoje, são 150 anos de instituição e 70 anos de universidade, que a gente se preocupa em desenvolver com vocês, trajetórias de vida de sucesso, que possa levar, tanto para nossa comunidade, quanto ao nosso país, formas de desenvolvimento social e de bem-estar”, destacou. 

A aula magna contou com palestrantes renomados, sendo eles: Eduardo Cillo, membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Camila Sachelli e Marcelo Fernandes, professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Marilia Hildebrand, arquiteta e urbanista no Polo Planejamento; Gabriel Idu, representante de Tecnologia da Empresa Sistema B; Vera Meihard, psicóloga e autora do livro "Vamos Voar Juntas"; Guilherme Korte, agrônomo e jornalista na Rede Globo; Luciana Jatobá, agrônoma e responsável pelo Projeto de Reflorestamento e apoio da fazenda Jatobá; e Renata Torres de Senne, prefeita da cidade de Francisco Morato.

Eduardo Cillo, que foi professor da UPM e atualmente é coordenador de psicologia e preparação mental do COB, relacionou o significado de ser equipe tanto no esporte quanto outros ambientes, como no profissional. Para ele, equipe é a organização de um grupo, que não estão apenas juntas, mas que pressupõe em nível de trabalho, preparação e desempenho em comum.

“São muitos os efeitos que esse ambiente dinâmico de pressão constante pode gerar, tem a ver com a regulação emocional. Se eu acompanho só o que eu sinto, então eu vou perder o foco, e meu foco muitas vezes vai estar relacionado com meus companheiros. A coesão grupal é a cola que mantém as pessoas juntas e essa cola ela pode fortalecer ou enfraquecer”, apontou. 

Premiações

O vencedor do Day Camp, competição organizada pela Chancelaria do Mackenzie, que aconteceu na semana de recepção aos calouros, com interação entre calouros e veteranos, foi a Escola de Engenharia (EE). 

Organizado pelo Núcleo de Educação Empreendedora (NEE), a 4ª edição do “Prêmio Mackenzie de educação empreendedora” é um concurso de pitches, que recompensa os melhores projetos desenvolvidos pelos alunos. 

Os projetos vencedores foram: 

1º lugar - Projeto “Reconstrua”, composto pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo, e Psicologia: Amanda Pompeu, Caroline D’Amato, Elisa Ferreira. Orientado pela profa. Aline Oliveira. 

2º lugar - Projeto “Jurisign”, composto pelos alunos de Direito: Beatriz Gomes, Bruna de Freitas, Fabiana Yano, Gabriela Gil, Giulia Altieri, Luana Cavassa, Mateus de Paula. Orientado pelo prof. Victor Fonseca.

3º lugar - Projeto “UHelp”, composto pelos alunos de Admin. Comércio Exterior: Ana Julia Silva, Eduardo Calderero, Isabella de Souza, Leticia Feltrim, Manuelle Matheus, Murilo Franco, Rubia Beloto. Orientado pelo prof. Luciano Costa. 

4º lugar - Projeto “Recostura”, composto pelos alunos de Direito: Beatriz Kulcsár, Isabela Nanini, Julianna Marques, Maria Beatriz Ventura, Maria Fernanda Vitório, Marilia Rodrigues, Yasmim Silva. Orientado pelo prof. Victor Fonseca.

5º lugar - Projeto “EVEL”, composto pelos alunos de Psicologia: Ana Clara Borges, Beatriz Capella, Brenda Depreti, Isabela Silva, Luiza Straub. Orientado pela profa. Lara Gonçalves.