Mackenzistas visitam Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban

Visita insere alunos na simulação de ataques virtuais

25.03.202418h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzistas visitam Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban

No dia 15 de março, os alunos do Laboratório de Segurança Cibernética MackLab Cyber Security, da Faculdade de Computação e Informática (FCI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizaram uma visita às dependências do Laboratório de Segurança Cibernética da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O laboratório da Febraban foi criado, em setembro de 2020, com o propósito de promover a colaboração entre equipes dos bancos associados em ações de prevenção, identificação e combate ao crime cibernético. Desde então, o setor sempre trabalhou em soluções inovadoras, com o uso de tecnologias de ponta para fortalecer os sistemas e equipes de defesa das instituições financeiras.

Ao todo, cinco alunos participaram da iniciativa: Giovanna Franco, Leila Ino, Leonardo Hofjud, Matheus Bitencourt, Pedro Marin. A visita foi liderada pelo coordenador do MackLab Cyber Security e professor da FCI, Rodrigo Silva, e pelo coordenador adjunto dos cursos de graduação EaD da FCI, professor Leandro Carlos Fernandes. Os mackenzistas foram recepcionados pelo coordenador do Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban, Valdir Assef Junior, e pelos analistas de Segurança Cibernética, Bruna Mattara e Henrique Kodama.

A experiência incluiu uma apresentação institucional sobre o laboratório da Febraban, desde sua criação até sua proposta de atendimento às demandas atuais e futuras dos bancos na proteção de dados. Os alunos também participaram do Capture the Flag (CTF), uma simulação preparada para testar conhecimentos de ataque e defesa de estudantes e profissionais da área de segurança cibernética. De acordo com o professor Silva, da FCI, os alunos demonstraram habilidades notáveis, colocando em prática o conhecimento adquirido no MackLab Cyber Security da Faculdade de Computação e Informática da UPM.

Para Silva, é importante que o aluno tenha contato com o ambiente e as pessoas do mercado de trabalho, especialmente na área de ofício que eles pretendem um dia atuar. “Tenho para mim que a vida é a prática de todo o conhecimento que conseguimos aplicar, e que os alunos recebem durante os anos de estudos”, explicou.

O professor compartilhou sobre uma possível parceria entre o MackLab Cyber Security e a Febraban, mencionando, ainda, que está em processo inicial, mas poderá trazer benefícios significativos para os alunos do laboratório, colaborando com estudos, pesquisas e formação de profissionais para o mercado financeiro e bancário do Brasil.