Acontece

Mackenzie

Colégios

Universidade

Higienópolis

Campinas

Faculdades

HUEM

br.freepik.com

BeReal: os perigos da exposição excessiva

FCI As redes sociais já se tornaram parte da rotina dos jovens. Com o surgimento do aplicativo BeReal, a busca pela autenticidade parece ter sido elevada a um novo patamar, pois a plataforma francesa não permite a edição de fotos ou o uso de filtros. A ideia é mostrar pessoas reais, como o nome do aplicativo já diz.

Com a chegada de mais uma rede social, o professor da Faculdade de Computação e Informática (FCI), Rodrigo Silva, chama a atenção para os perigos que existem por trás disso, sobretudo para a exposição excessiva, que pode trazer problemas físicos e de saúde mental para a vida dos usuários. Além disso, é possível listar outros dois tipos de perigo: a exposição particular e dos familiares, atraindo perigos como sequestro, roubo, fraude e homicídio; e o risco relacionado ao cadastro na plataforma, o qual aumenta a base de dados da empresa, tornando os dados do usuário ativos econômicos para serem comercializados entre as Big Techs ou as Big Companies.

“O Facebook comprou o WhatsApp e o Instagram por causa do banco de dados dos usuários. Tudo isso para alimentar e correlacionar os perfis para oferecer ao usuário final e a outras empresas públicos-alvo determinado negócio”, analisa o professor. Ele enfatiza ainda que é fundamental avaliar a necessidade de ter uma ou mais contas em redes sociais.

Higienópolis

Capela Mackenzie recebeu o Culto de Abertura do semestre letivo

Em 23 de fevereiro, foi realizado o Culto de Abertura do 1º semestre de 2023, com a ministração da palavra feita pelo reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Alunos, colaboradores e autoridades mackenzistas participaram da celebração na Capela do Mackenzie, campus Higienópolis. “Que o Mackenzie não tenha a ousadia de olhar o aluno simplesmente como numerário. Nem seus professores como simplesmente funcionários. Mas possamos olhar como família, em que sejamos zeladores e cuidadores uns dos outros”, falou reverendo Roberto Brasileiro, completando em seguida: “Que aquilo que eu faça não seja renúncia de numerário, mas seja tudo pela Glória de Deus”.

O culto também contou com a presença do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, e a participação especial do Coral da Capela e do compositor Stênio Marcius.

FAU Mackenzie lança Programa de Extensão e Residência ATHIS

FAU Em 13 de fevereiro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM realizou o Lançamento do Curso de Extensão Residência em Arquitetura e Urbanismo (ATHIS). O novo programa conta com o fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e abordará melhorias habitacionais, regularização física e novas construções em áreas definidas pela política habitacional do município de Taboão da Serra.

A diretora da FAU, Angélica Alvim, frisou que participar do edital da CAU foi uma construção coletiva. Ela ainda pontuou que a iniciativa apresenta diferentes componentes, em parceria com a Prefeitura de Taboão da Serra, para aproximar a academia da realidade brasileira. O professor-coordenador do projeto, Celso Sampaio, relatou que sempre se dedicou profissionalmente à comunidade e, por isso, acredita ser um campo maravilhoso para preparar os jovens para os problemas e as soluções da cidade real.

Coordenada pelos professores da FAU, Celso Sampaio e Paulo Emilio Buarque, a iniciativa envolve temáticas relacionadas ao exercício profissional e à prática de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Entre todos os inscritos, foram selecionados quinze arquitetos e urbanistas recém-formados na UPM, na FMU e na UNIP e outros seis estudantes dos 7º, 8º e 9º semestres da FAU Mackenzie para participarem do Programa. O curso será trabalhado no núcleo Trianon, cuja ocupação está mais desenvolvida. O local já teve várias intervenções do Programa Habitar Brasil-BID (HBB) e do PAC-Urbanização de favelas nos anos 2000.

br.freepik.com

Professores da FAU integram Conselho Municipal de Habitação

FAU Os professores Celso Aparecido Sampaio e Débora Sanches, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM, foram nomeados para o Conselho Municipal de Habitação (CMH), conforme publicação de 9 de fevereiro no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

Os docentes entram no CMH como representantes da Academia no segmento da Sociedade Civil — entidades de ensino ligadas à habitação — para o mandato de dois anos, até 2025. Esse segmento conta ainda com a participação de outros dois conselheiros que representam a FAU-USP, a professora Isadora de Andrade Guerreiro, como conselheira titular e pesquisadora do LABHAB, e Tales Fontana Siqueira Cunha, como conselheiro suplente.

Celso Sampaio assume o cargo de conselheiro titular e a professora Débora Sanches, de conselheira suplente. Ambos já fizeram parte do Conselho em outras gestões e integraram outras comissões e conselhos da gestão urbanística e de políticas públicas urbanas na capital paulista.

A participação da FAU Mackenzie no CMH permitirá trazer para a Universidade uma discussão importante sobre a política habitacional e as principais diretrizes para as políticas públicas voltadas à população mais vulnerável da cidade, além de “permitir uma troca entre os saberes produzidos na academia e a realidade de nossa cidade e de seus cidadãos e cidadãs, bem como compartilhar pesquisas sobre a política municipal de habitação”, afirmam os professores.

Diretor do CCBS se reúne com vice-presidente da República

CCBS O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, Jan Carlo Delorenzi, reuniu-se com o vice-presidente da República e atual ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, em 15 de fevereiro, em Brasília. O encontro teve por objetivo a discussão de pautas relacionadas à indústria farmacêutica.

“O Mackenzie foi citado principalmente no que se refere às parcerias entre a UPM e empresas em projetos de pesquisa, de inovação, em cursos de graduação e especialização e em programa stricto sensu”, declara o diretor do CCBS, que também é membro do Comitê Técnico-Temático de Produtos Biológicos e Biotecnologia da Farmacopeia Brasileira, vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na conversa com o vice-presidente, foram discutidos temas como o fortalecimento da indústria farmacêutica e farmoquímica nacionais, indústrias de defesa e segurança nacional para evitar a escassez de medicamentos para a população brasileira. Além disso, foram debatidas formas de a indústria apoiar ações de inovação em saúde, investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a ampliação de empregos.

A conversa foi organizada pelo Grupo FarmaBrasil, do qual Jan Carlo Delorenzi é membro do conselho administrativo. Participaram da reunião representantes da FarmaBrasil, do Laboratório Aché, da Biomm, da Bionovis, dos laboratórios MS, Hypera, Apsen, Libbs e Hebron.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página