br.freepik.com

Mackenzie Campinas oferece aulas de inglês para jovens de baixa renda

Reforçando o compromisso com a sociedade e a missão de educar e cuidar, a UPM Campinas recebeu, pelo segundo semestre consecutivo, 240 alunos do Projeto Cidadão Pró-Mundo, ação que tem o objetivo de ensinar inglês a jovens e adultos. Ao todo, nove salas de aula foram disponibilizadas pela UPM para que os estudantes tenham acesso à estrutura moderna e de excelência oferecida pela Instituição. Além disso, em aulas especiais, como a inaugural, o auditório também será disponibilizado para uso.

No primeiro semestre de 2022, 280 estudantes de baixa renda foram contemplados pelo projeto e tiveram a oportunidade de mergulhar no universo de possibilidades que a língua inglesa oferece, além de desenvolverem habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho.

Campinas

br.freepik.com

O perigo da falta de limites na busca pela estética perfeita

“Por conta do capitalismo neoliberal e das Revoluções Industriais, a sociedade tende a transformar quase tudo em mercadoria, inclusive nossos corpos.” A frase da professora de Marketing e Comportamento do Consumidor da UPM Campinas, Mariana Munis, resume de que forma a padronização dos produtos e serviços também chegou à aparência: dentes reluzentes, harmonização facial, lábios com preenchimento, testas “esticadas”, marcas de expressão preenchidas com toxinas etc.

Além dos efeitos causados pelos reality shows, que exibem pessoas “perfeitas”, outros elementos se somam na sociedade de padrões estéticos atuais. “As pessoas não se permitem mais mostrar quem de fato são, suas ‘imperfeições’ que as tornam únicas, muito por conta das mazelas do capitalismo neoliberal”, frisa Mariana. Ela ainda chama a atenção para as pressões sociais que tudo isso gera. “Muitas pessoas idealizam esses corpos e correm atrás de um padrão estético inalcançável, virando uma bola de neve. O sonho do corpo ‘perfeito’, antes idealizado, acaba desaguando no surgimento de inúmeras doenças, parceiras dessa corrida estética, como bulimia, anorexia, ansiedade e depressão”, declara.

A professora dá algumas dicas para não se deixar levar pela corrida estética.

Em relação a você

  • Descubra hobbies ou alguma atividade física que brilhe seus olhos.
  • Trabalhe o autoconhecimento na terapia ou na meditação.
  • Preocupe-se mais com a saúde e menos com questões superficiais apenas estéticas.

Em relação aos outros

  • Pare de seguir pessoas “perfeitas” nas mídias sociais, o que parece perfeito não é real!
  • Evite se comparar com outras pessoas, principalmente utilizando corpos e a “beleza” como critério.
  • Exerça amor e caridade; ser solidário e ajudar outras pessoas contribuem para a saúde.

Para todos

  • Em vez de dar “pitaco” no corpo de alguém, valorize genuinamente as qualidades das pessoas.
  • Aceite a graça da vida e o que nos torna irresistíveis: o fato de sermos únicos.

br.freepik.com

Mackenzie Campinas é “Empresa Amiga de Campinas”

O Projeto de Apoio Jurídico Comunitário da UPM Campinas foi homenageado na premiação “Empresa Amiga”, que reconhece as práticas de cunho social desempenhadas por cidadãos, instituições e empresas no município. O evento foi promovido pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em 6 de fevereiro, no Royal Palm Hall.

Na avaliação do prefeito Dário Saadi, a solenidade foi um ato de reconhecimento de companhias, instituições, voluntários e setores do poder público que apoiaram ações solidárias no município.

Com um calendário intenso de atendimentos, o projeto de extensão dos alunos do curso de Direito funciona sob supervisão dos professores da UPM, que se organizam para prestar assistência jurídica a problemas relacionados ao Direito da Família, Direito Previdenciário, Direito Trabalhista e Direito do Consumidor.

A premiação é um incentivo para o contínuo desenvolvimento das atividades de atendimento à sociedade, além de contribuir para uma formação sólida dos estudantes, conforme destaca Erika Chioca Furlan, líder da ação e docente da Universidade. Para o futuro, há perspectivas de ampliar o atendimento, de acordo com Leopoldo Rocha, professor da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie.

As orientações acontecem em dois sábados por mês. O Projeto de Extensão Apoio Jurídico Comunitário atende em dois locais fixos: Casa de Jesus, localizada na Av. General Carneiro, 219, Ponte Preta, Campinas-SP; e Grupo Primavera, na Rua Luís Aristeo Nucci, 30, Jardim São Marcos, Campinas-SP.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página