O médico Tiago Hessel Tormen é o novo diretor-geral do HUEM. Ele tomou posse em um Culto de Ação de Graças, realizado em 31 de janeiro, na Igreja Presbiteriana de Curitiba. Na ocasião também foi feita homenagem ao dr. Rogério Donato Kampa, que esteve à frente do cargo desde 2019.
Médico oncologista e hematologista pediatra, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, professor de Hematologia Pediátrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presbítero da Igreja Presbiteriana de Curitiba, dr. Tiago estava acompanhado de sua esposa Carolina Ronzelli Tormen e os três filhos do casal.
O culto foi conduzido pelo presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro.
Dr. Tiago Tormen leu seu termo de compromisso e posse: “Com a ajuda de Deus prometo desempenhar fielmente a função de diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie para a qual fui nomeado. Esforçando-me para que os objetivos propostos e aprovados sejam alcançados em ambiente de fé cristã reformada, fundamentada na Bíblia Sagrada e com lealdade à Igreja Presbiteriana do Brasil”.
Diretor-geral do HUEM de 2019 até janeiro de 2023, dr. Rogério Kampa foi homenageado em 31 de janeiro. Na ocasião, o auditório da Instituição passou a se chamar Auditório Rogério Donato Kampa. O dr. Tiago Hessel Tormen, que assumiu a direção-geral do Hospital, ressaltou a atuação do dr. Kampa momentos antes do descerramento da placa que ficará afixada na entrada do auditório. “O senhor foi um exemplo para todos nesses anos na direção. Todo mundo sabe que seu trabalho foi fundamental na transformação desse hospital e nós queremos com essa homenagem ter a certeza de que daqui a 10, 20, 30 anos isso ainda seja lembrado”, disse dr. Tiago Tormen.
A cerimônia contou com representantes da direção da Igreja Presbiteriana do Brasil, do IPM, do Conselho Deliberativo, do Conselho de Curadores, além do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro. Em seu pronunciamento, dr. Kampa destacou os avanços conseguidos nesses quatro anos: “Conseguimos a respeitabilidade da classe médica do Paraná. Muitos querem se agregar ao hospital respeitando a qualidade do serviço prestado aqui. Quero dividir essa gratidão com todos os que colaboraram, os funcionários e o Mackenzie, que soube entender nossas dificuldades. Fico muito honrado, mas toda glória, todo mérito fica para Nosso Senhor Jesus Cristo”.
A equipe do Banco de Multitecidos Humanos do HUEM realizou, em 10 de fevereiro, um treinamento para profissionais de todo o estado do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). O evento “Treinamento teórico e prático de seleção de doadores de tecidos oculares e enucleação de globos oculares” aconteceu na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar). Dr. Leon Grupenmacher, diretor do Banco de Multitecidos do HUEM, destacou a importância dessa iniciativa: “A Central Estadual de Transplantes solicitou esse treinamento para capacitar as diversas comissões de diferentes hospitais do Paraná, com objetivo de ampliar a capacitação para a retirada de globos oculares e, dessa forma, incentivar o aumento da doação”. Estiveram presentes no evento os profissionais das Comissões Intra-Hospitalares para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) e das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) do estado do Paraná, em busca do aprimoramento da captação dos tecidos oculares.
Em 25 de fevereiro, foi realizada, no auditório da Associação Médica do Paraná, a cerimônia de formatura dos 94 integrantes do programa de residência médica e especialização no HUEM pela Fempar. Formandos de 32 diferentes especialidades receberam o certificado de conclusão de curso. O diretor-geral do HUEM, dr. Tiago Hessel Tormen, fez parte da mesa diretiva do evento e saudou os novos profissionais. “A missão do Mackenzie é educar e cuidar. E nosso programa de residência médica e especialização representa bem essa missão, pois educa cuidando. Nós, como Instituição, queremos parabenizar vocês por tudo o que fizeram. Se o hospital prestou mais de um 1,7 milhão de atendimentos no ano passado, também é graças à atuação de vocês”, destacou Tormen.
O diretor-médico do HUEM, dr. Jean Francisco, agradeceu a participação dos formandos na linha de frente de combate à pandemia de covid-19. “Tivemos dias que não havia mais lugar para colocar paciente, acumulando-os no pronto-socorro. E foram vocês que ajudaram a tocar o hospital, foram verdadeiros heróis e por isso a Instituição será eternamente grata”, disse.