br.freepik.com

“Interfaces” teve ampla programação cultural

FAU De 20 a 22 de setembro, o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), campus Higienópolis, da UPM, sediou o Interfaces da Cultura, evento criado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), por meio da Coordenadoria de Cursos, Oficinas e Eventos (CCOE), em parceria com a Editora Mackenzie. A ideia do Interfaces foi criar espaços de interação entre as pessoas do campus, desde os pequenos do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) até os pós-graduados e doutorandos da UPM, bem como professores e colaboradores, em um momento de cultura com diferentes atividades, como apresentações do coro universitário e jovem cênico, bate-papo com convidado sobre temáticas contemporâneas e a feira de livros, com apoio da Editora e Livraria Martins Fontes. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida, contou que o evento, parte das comemorações dos 70 anos da UPM, buscou possibilidades e convergência entre as áreas da Universidade. Como, por exemplo, o bate-papo sobre Metaverso, que envolveu professores da FAU, Faculdade de Computação e Informática (FCI) e da Pós-Graduação de Letras.

br.freepik.com

Alunos da FAU conquistam prêmio

FAU A UPM, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo (FAU), foi a principal vencedora do Prêmio Projetando o Futuro CAU/SP 2022 Boas Práticas: Trabalhos de Conclusão (TCC) de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. A premiação ocorreu pelo chamamento público no dia 16 de setembro. Entre as cinco categorias do prêmio, onze alunos tiveram menções honrosas e cinco destaques. Por conta da vasta lista de premiados, a UPM também foi agraciada com a Menção Honrosa pelo Conjunto da Obra. As categorias avaliadas durante a premiação foram Projeto de Arquitetura de Edificações e Interiores; Projeto de Arquitetura da Paisagem; Projeto de Patrimônio Cultural, Arquitetônico e Urbanístico; Projeto de Arquitetura Efêmera; Planejamento Urbano e Regional; e Habitação de Interesse Social. Para conferir a lista de trabalhos vencedores, clique aqui.

 

Design Mackenzie celebra cinquentenário

FAU A UPM realizou, em 21 de setembro, a abertura dos três dias de comemoração dos 50 anos do curso de Design. O evento ocorreu no auditório Benedito Novaes Garcez, prédio 9, no campus Higienópolis, após uma apresentação musical no bosque da Arquitetura. “Comemorar o cinquentenário do Design no Mackenzie é uma sensação de concretização. Minha expectativa é que, nos próximos anos, alunos e professores sempre tornem esse setor contemporâneo”, afirmou o reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

Segundo a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), professora Angélica Alvim, o curso de Design forma profissionais flexíveis e atentos às demandas de uma sociedade dinâmica. Ela comentou que comemorar cinco décadas é celebrar a trajetória de uma área nova no Brasil e a história de um trabalho que envolveu muitas cabeças que pensaram no curso como processo. “Tenho orgulho de ter esse curso aqui na FAU”, pontuou a diretora.

Como palestrante, foi convidada a ex-aluna da segunda turma de Design e professora do curso, Suzana Mara Sacchi Padovano, para apresentar suas experiências no setor e na Universidade. Durante o evento, as autoridades consideradas mais influentes do curso foram premiadas pelo desempenho da graduação nos últimos anos. Entre eles, estavam o reitor Marco Tullio; a diretora da FAU, Angélica Alvim; a coordenadora do curso de Design, Nara Silvia; e a palestrante convidada, Suzana Mara Sacchi Padovano.

No evento também estavam o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; e a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein.

Palestra da Escola francesa de design

FAU A UPM realizou, em 1º de setembro, uma palestra com representantes da L’École de Design, da França, sobre a especialização em Design Transcultural. O evento ocorreu no auditório Escola Americana, no campus Higienópolis.

Para ministrar o encontro, foi convidado o coordenador pedagógico do programa de especialização da escola francesa, Jules Riché, que atua com o professor Charles de Castro Vincent, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM.

“Faz quatro meses que estou trabalhando com o coordenador Charles nessa especialização, e o andamento está ótimo. Queremos fazer um link entre Brasil e França para desenvolver um processo de design que resolva todo tipo de problema, em diferentes ecossistemas e situações”, comentou o coordenador pedagógico francês.

O curso de especialização em Design Transcultural é desenvolvido em parceria com a L’École de Design, que possibilita a obtenção do certificado de Master emDesign Transcultural da L’École deDesign de Nantes Atlantique. A formação capacita profissionais relacionados com o design para o uso de estratégias inovadoras, a criação de soluções para problemas complexos, para lidar com diferenças culturais e econômicas presentes em sociedades emergentes do nosso globo.

Para detalhes da capacitação, acesse o site.

Alunos de Engenharia apresentam TCCs na FIESP

Engenharia Em 5 de setembro, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) aconteceu o evento “Engenharia em Foco – 200 anos de Independência”, que fez um panorama geral da Engenharia no Brasil e promoveu palestras sobre os métodos do setor em prol do desenvolvimento sustentável, tecnológico e assertivo do país. O evento contou com a palestra de abertura “Vamos Engenheirar?”, do professor Thoroh de Souza, do Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe). Este mostrou importância dos engenheiros em setores da cadeia produtiva do Brasil, comparando com investimentos realizados em outros países. A iniciativa também apresentou os cinco melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Semana Internacional e Feira EducationUSA reúnem parceiras da UPM

COI A UPM realizou, de 19 a 23 de setembro, 2ª Semana Internacional e a Feira EducationUSA Brasil. Na abertura dos eventos estiveram reunidas autoridades mackenzistas e de diversas instituições de ensino estadunidenses e de outros países, que compareceram ao campus Higienópolis para divulgar as diversas oportunidades de internacionalização aos estudantes da Instituição.

Na 2ª Semana Internacional, os professores convidados e as universidades internacionais parceiras da UPM apresentaram seus programas de intercâmbio, desenvolvimento de carreira internacional, competências globais e interculturais, bolsas de estudos e muito mais. Por sua vez, a Feira EducationUSA Brasil proporcionou aos estudantes mackenzistas o contato com programas de intercâmbio nos Estados Unidos, com a presença de quase trinta universidades estadunidenses, que explicaram as oportunidades de intercâmbio de graduação, mestrado, doutorado, cursos de curta duração, inglês e bolsas de estudo.

Destaque para a participação da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang (PUST) — situada na Coreia do Norte e administrada também pela Coreia do Sul —, com a palestra ministrada pelo chanceler da PUST, professor Chan-Mo Park. Ele apresentou sua história e carreira, assim como suas linhas de pesquisa em Computação Gráfica, Realidade Virtual e Simulação de Sistemas para os professores da Escola de Engenharia (EE) e Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM. O evento também teve a presença de alguns alunos.

Vale ressaltar também a palestra “Intercultural Competence: What, Why, How?”, ministrada pela responsável pelo Centro de Aprendizagem, Mentoria, Avaliação e Pesquisa Intercultural da Universidade de Purdue (nos Estados Unidos), Kris Acheson-Clair, que discutiu como a capacidade de se comunicar e conviver com outras culturas é importante para quem deseja ter uma formação acadêmica internacional ou construir uma carreira profissional global.

O papel da ANVISA na saúde brasileira

CCBS O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM promoveu a aula inaugural do semestre em 30 de agosto. O tema “O papel da ANVISA na promoção e inovação em saúde” foi ministrado pelo especialista em regulação e vigilância sanitária da ANVISA e presidente da Comissão da Farmacopeia Brasileira, Varley Dias Sousa.

Diferentemente de semestres anteriores, em que cada curso do CCBS teve a própria aula inaugural, foi decidido reunir os seis cursos em um único evento. “A estratégia é pensar a saúde como unidade e nossos cursos têm um fio condutor que é a garantia da saúde na população, que vai desde a atenção básica até a alta complexidade”, explicou o diretor do CCBS, professor Jan Carlo Delorenzi.

Jornada de Iniciação Científica debate Nanotecnologia

PRPG Em 27 de setembro, a UPM e a Coordenadoria de Fomento à Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), realizaram a conferência de abertura da XVIII Jornada de Iniciação Científica e do III Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis.

Com o tema “Nanotecnologia nas coisas”, a palestra foi comandada pelas docentes da Escola de Engenharia (EE) da UPM, Cecilia de Carvalho Castro e Silva e Camila Marchetti Maroneze, e pelo diretor-gerente da empresa Accenture, Victor Lima. O professor pesquisador da Instituição Catalã de Pesquisas e Estudos Avançados, Arben Merkoçi, esteve presente no evento por videochamada. O moderador foi o coordenador de Extensão da EE, Delmarcio Gomes da Silva.

O coordenador de Fomento à Pesquisa, Leandro Augusto da Silva, explicou que a Jornada de Iniciação Científica é a primeira oportunidade de desenvolvimento de pesquisa para os alunos, enquanto o Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação surgiu para complementar o projeto de internacionalização financiado pela CAPES, o Projeto PRINT, no qual os pesquisadores mackenzistas têm contato com pesquisadores internacionais.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello, registrou que o Mackenzie é uma das universidades brasileiras que mais capta em pesquisa e mais subiu no ranking nacional.

As autoridades presentes foram o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelo; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; a coordenadora de Desenvolvimento Discente e de Carreiras, Paola Biselli, representando a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein.

NTAI/Mackenzie

Doutorado e mestrado: excelência na CAPES

PRPG Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgada no Ofício Circular nº 51/2022-DAV/CAPES, de 12 de setembro, três programas de pós-graduação stricto sensu da UPM mantiveram suas notas de excelência e mais um foi incluído nesse seleto grupo, totalizando quatro programas com notas 6 e 7.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), professor Felipe Chiarello, os programas com notas 6 e 7 são: Distúrbios do Desenvolvimento (nota 7), Letras (nota 7), Arquitetura e Urbanismo (nota 6) e Direito Político e Econômico (nota 6).

O reconhecimento de mérito acadêmico e profissional se concretizou no aumento de nota de outros três programas profissionais. Foram eles: o Programa Profissional de Controladoria e Finanças Empresariais (nota 5, com curso de mestrado e doutorado), o Programa Profissional de Administração do Desenvolvimento de Negócios (nota 4, com curso de mestrado) e o Programa Profissional de Economia e Mercados (nota 4, com curso de mestrado.

Além disso, o Programa de Pós-Graduação de Educação, Arte e História da Cultura manteve a nota 5, e os Programas de Administração de Empresas, Engenharia Elétrica e Computação e Engenharia de Materiais e Nanotecnologia foram contemplados com a nota 4.

br.freepik.com

Mackenzie Campinas recebe alunos de ETEC para Hackathon

Campinas Durante a Mackenzie Week, evento anual realizado pela UPM, campus Campinas, de 19 a 23 de setembro, a Instituição promoveu um desafio Hackathon. A atividade foi realizada em parceria com a empresa LogiThink.IT e com a ETEC Bento Quirino, ambas situadas em Campinas.

Envolvidos com o tema “Logithink 5.0: tecnologia avançada para indústria e para a vida social”, os 62 estudantes da ETEC Bento precisaram unir habilidades de trabalho em grupo, criatividade e conhecimento técnico para desenvolver um aplicativo, website ou Web App que fosse um Produto Viável Mínimo (Minimum Viable Product – MVP) e uma ideia criativa que envolvesse transformação digital para a tecnologia de informação.

As três equipes vencedoras foram premiadas pela empresa patrocinadora e receberam kits Mackenzie, mochilas Bosch e kits IMA, além de honrarias de reconhecimento a todos os participantes.

Os professores Massaki Igarashi, Geraldo Gonçalves, Larissa Ferrer, Marineide de Oliveira, Marcos do Amaral e Jorge Luiz da Paixão foram os organizadores do evento.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página