HUEM realiza Congresso de Pediatria

O HUEM realizou, em 22 e 23 de setembro, o XI Congresso de Pediatria e Encontro de ex-Residentes de Pediatria da Instituição, no auditório da Associação Médica do Paraná. O diretor-geral do HUEM, dr. Rogério Kampa, compôs a mesa diretora, ao lado do diretor técnico, Gilberto Pascolat, do diretor clínico, Maurício Marcondes Ribas, do capelão Hilário Batista Júnior e da diretora-geral da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar), Carmen A. Marcondes Ribas.

A primeira conferência trouxe o tema “Eventos paroxísticos não epiléticos em crianças”, apresentada pelo dr. Sérgio Antonio Antoniuk, neuropediatra e professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A dra. Mariane Wehmuth Furlan Eulálio, professora de neuropediatria no curso de Medicina da Fempar, presidiu a mesa de trabalho.

Em seguida foram apresentados debates sobre os casos desafiadores em neurologia e o projeto Wings — voltado para crianças dentro do espectro autista. Ainda no primeiro dia de congresso foram discutidos outros três temas: “Casos desafiadores em gastroenterologia e cirurgia”, “Queixas comuns em pediatria”; e “Casos desafiadores em neonatologia”.

O segundo dia de congresso começou com uma miniconferência sobre “Acompanhamento da criança diabética pelo pediatra – Novas tecnologias”. Na sequência foram abordados casos desafiadores em pneumologia e debates de temas livres, presididos pelo diretor técnico do HUEM, dr. Gilberto Pascolat.

Encerraram o evento um painel sobre puericultura, a miniconferência “Dificuldades alimentares na criança com TEA”, “Casos desafiadores em hemato-oncologia” e “Casos desafiadores em emergência”.

br.freepik.com

FEMPAR e HUEM inauguram novos ambientes

Ao longo deste ano, o HUEM e a FEMPAR instalaram novos espaços para a prática estudantil e o atendimento médico. Entre eles, está a Unidade de queimados do HUEM, inaugurada em fevereiro, que conta com um centro cirúrgico revitalizado e 23 leitos, dos quais dez são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já a clínica de Oftalmologia do HUEM dobrou a capacidade de atendimentos e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), após a inauguração. O local conta com equipamentos modernos, sete boxes para consultas e uma sala para pequenos procedimentos. Outra unidade recém-inaugurada do HUEM é a de Dermatologia e Cosmiatria, pensada com base no avanço dos procedimentos estéticos, de beleza e bem-estar.

Na FEMPAR, como anunciado na última edição, estão em funcionamento desde agosto o ambulatório acadêmico e biotério nível 2, que são usados pelos alunos para prática clínica e pesquisa, respectivamente. Além de consultas ambulatoriais de pediatria, clínica médica, cirurgia geral e ginecologia, supervisionada por docentes.

Além dos novos espaços, o HUEM integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e atua na gestão do Banco de Multitecidos Humanos, o único no Brasil, desde março de 2021.O Hospital também foi responsável por 33 transplantes de fígados, dos 151 feitos na cidade de Curitiba (PR) em 2021, o que representa 22% do total. Em relação aos transplantes realizados no estado do Paraná, o HUEM ficou em terceiro lugar.

Em breve uma nova área, com catorze leitos exclusivos para transplante e equipamentos de ponta, será inaugurada no hospital.

Prefeito em exercício de Curitiba visita e elogia HUEM

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) recebeu, em 20 de outubro, a visita do prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, que foi recebido pelo diretor-geral da Instituição, Dr. Rogério Kampa. Na visita de cortesia foram tratados assuntos referentes ao futuro do hospital e à parceria da Instituição com a Prefeitura de Curitiba. Pimentel estava ocupando o cargo durante a participação do prefeito Rafael Greca na Cúpula Mundial de Prefeitos C40 — um fórum internacional do Grupo de Grande Cidades para Liderança Climática — em Buenos Aires. “O Hospital Evangélico Mackenzie está passando por uma transformação importante na missão de atender com qualidade a população curitibana. A Prefeitura reconhece a relevância da Instituição na área da saúde, sempre atuando de forma organizada e competente”, destacou o prefeito em exercício. Em seguida, Pimentel conheceu as instalações da nova ala de queimados, especialidade na qual o hospital é referência. Também participaram do encontro o diretor do Banco de Multitecidos Humanos do HUEM, Dr. Leon Grupenmacher; o assessor jurídico e relações governamentais do HUEM, João Pedro Lupion; e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página