Em 15 de setembro, a Capela do Mackenzie, localizada no campus Higienópolis, foi reinaugurada com um culto de gratidão a Deus. A celebração contou com a presença de diversas autoridades mackenzistas e do Coral da Capela.
O objetivo da reforma foi ampliar o espaço do local para comportar um número maior de pessoas e promover melhorias no tratamento acústico. Para tanto, a área antes destinada aos gabinetes da Capelania foi reduzida para que o espaço do púlpito fosse ampliado, além de mudança no revestimento e nas instalações.
O culto de reinauguração contou com a pregação do presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), mantenedora do Mackenzie, reverendo Roberto Brasileiro. Representantes do corpo diretivo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e o presidente do IPM e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) também participaram da celebração.
Desde o dia 29 de setembro, foram retomados os cultos mensais. As cerimônias religiosas são realizadas toda última quarta-feira do mês. Semanalmente, são realizados cultos com menor duração, de apenas 30 minutos, nas terças, às 7h30, quartas, às 12h, e quintas, às 17h30. Além disso, há encontros devocionais de diversos segmentos. Para momentos pessoais devocionais dos colaboradores, alunos e professores, a Capela está aberta das 7 h às 21 h, para que todos tenham oportunidade de um momento de oração e leitura bíblica.
Divulgação
Durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, diversas unidades do Mackenzie colocaram à disposição serviços e profissionais para atenção à saúde dos mackenzistas, alunos e colaboradores. Entre as iniciativas, podemos citar o Programa de Atenção e Orientação aos Discentes (PROATO) da UPM e as Capelanias Mackenzie, que atendem alunos e colaboradores de forma presencial nas unidades da Instituição e de forma remota pelo Aplicativo Capelania Mackenzie.
O Serviço Médico é outro pilar de apoio e cuidado, ligado à Superintendência de Gestão de Pessoas e Serviços (SUPES) do IPM, que atende no ambulatório do prédio 40, campus Higienópolis. Ainda na mesma unidade, o Serviço-Escola de Psicologia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, também atua na área da saúde mental. Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), que oferece serviços de capelania e psicologia, e do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, que também disponibiliza o serviço de capelania.
No CPM de Palmas ocorreu a palestra on-line “Setembro Amarelo — Sua vida tem valor”, no dia 15. Para ministrar a temática, foi convidado o capelão do Mackenzie, reverendo Marcelo Coelho Almeida. Nas demais unidades, durante todo o mês — e mesmo no restante do ano —, os docentes e representantes do corpo diretivo estão sempre preparados a oferecer apoio. Com profissionais qualificados, setores de acolhimento e palestras informativas, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é fonte de informações para desmistificar os tabus que envolvem a depressão e as pautas relacionadas a esse tema sensível, tudo em prol da saúde mental dos alunos.