br.freepik.com

Novo livro debate o sistema de justiça criminal do Mercosul

Em 8 de abril, aconteceu o lançamento do livro Atlas do sistema de justiça criminal do Mercosul, obra organizada pelos professores Fabio R. Bechara, da Faculdade de Direito (FDir) da UPM; Leandro Piquet Carneiro, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP); e Georgia Sanches Diego, assessora de relações internacionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2019–2021). O Atlas foi desenvolvido no âmbito do curso sobre Segurança Multidimensional das Fronteiras, oferecido pela Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) como base para o estudo da cooperação jurídica e policial entre os países do Mercosul.

br.freepik.com

Seminário de Inovação e Empreendedorismo debate Leis do Bem e da Informática

No dia 29 de abril, a Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), promoveu o 2º Seminário de Inovação e Empreendedorismo, que buscou esclarecer as diversas oportunidades de alianças entre universidades e empresas trazidas pelas Leis do Bem (Lei n. 11.195/05) e da Informática (Lei n. 8.248/1991). O evento gratuito teve transmissão on-line e foi aberto a todos os mackenzistas e ao público externo mediante inscrição.

O Seminário contou com a participação de especialistas da academia, consultorias e também da indústria, com palestras que ajudaram a compreender as situações em que as referidas leis podem favorecer tanto a formação de pessoas quanto as pesquisas aplicadas para inovação.

Na abertura do evento estiveram presentes o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, professor Felipe Chiarello.

br.freepik.com

FCI promove Workshop e Tendências Tecnológicas (WTT)

A Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou entre os dias 4 e 8 de abril o 14º Workshop e Tendências Tecnológicas (WTT), evento destinado a colocar os estudantes em contato com o mercado de trabalho na área.

A palestra inicial contou com a presença da professora da UPM Pollyana, Notargiacomo e teve como tema “Ética em Pesquisa: a questão do plágio na vida acadêmica”.

br.freepik.com

Universidade Aberta do Tempo Útil

A Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferece cursos voltados à filosofia, psicologia, informática, artes, línguas estrangeiras, saúde e bem-estar, entre outros temas de interesse da comunidade.

O programa de extensão é direcionado ao público adulto da comunidade, em especial a pessoas com mais de 40 anos, interessadas em educação continuada que possibilite aprimorar potencialidades e partilhar novas aprendizagens, bem como desenvolver socialização, habilidades socioculturais e ampliar relacionamentos interpessoais. A UATU tem o objetivo de estender à comunidade os conhecimentos produzidos pela Universidade.

Para mais informações, acesse o site da UATU e consulte os cursos disponíveis.

Higienópolis

Vigilância Policial em Meio Digital é tema de livro lançado no Mackenzie

O livro Vigilância policial em meio digital: entre o garantismo e a eficiência, de Gianluca Martins Smanio, foi lançado no dia 28 de abril no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), campus Higienópolis. A obra faz parte da Coleção Direito Penal e Econômico, coordenada pelos professores Fabio Bechara e Marco Aurélio Florêncio Filho, da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

De acordo com o livro, métodos de vigilância digital já foram adotados pela polícia, tanto com finalidade preventiva, de manutenção de segurança pública, quanto de investigação criminal. Na publicação, o autor apresenta um equilíbrio entre a eficiência que os métodos de vigilância trazem para a investigação e a garantia aos direitos fundamentais do investigado.

Durante o evento, o autor contou que sempre se interessou por tecnologia e aulas de Direito Penal, mas sentia dificuldade para entender casos midiáticos que envolviam investigações digitais, o que o levou a escrever sobre o tema.

Gianluca Smanio iniciou o mestrado para se aprofundar no assunto e tentar identificar regulamentações, caminhos a serem traçados e situações que pudessem servir de exemplo. “Foram quatro anos de estudo e de pesquisa, de altos e baixos. E a parte mais interessante é que o tema é tão atual que alguns pontos já se modificaram e, mesmo assim, o livro não se desatualizou, o que me deixou muito contente”, disse.

br.freepik.com

Escola de Engenharia do Mackenzie promove Hackathon 2022

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, promoveu entre 2 e 6 de maio o Hackathon 2022. O evento visa preparar alunos para resolver problemas reais das engenharias e da área da química, combinando habilidades de trabalho em grupo, liderança e criatividade, além de desenvolver seu conhecimento e suas habilidades técnicas de forma colaborativa.

Participaram 389 equipes, agregando 1.455 alunos dos seis cursos da EE e alguns da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM. Os desafios foram propostos por empresas das áreas de engenharia e química, incentivando os estudantes a desenvolver habilidades de trabalho em grupo, criatividade e conhecimento técnico. Como resultado, os alunos apresentaram soluções que abrangeram ideação, prototipação, validação de conceitos, análise de viabilidade, bem como a divulgação de um pitch. As equipes vencedoras foram presenteadas com prêmios variados de cada empresa, como visita às fábricas, brindes, vouchers, Kindle e diferentes cursos de capacitação.

O coordenador de Extensão da EE e presidente da Comissão Organizadora do evento, professor Delmárcio Gomes, afirmou que a competição ocorrerá todos os anos. “Esta foi a primeira de muitas, pois o Hackathon será o modelo de evento que fará parte do calendário acadêmico da Escola de Engenharia Mackenzie”, declarou.

br.freepik.com

Projetos da Escola de Engenharia obtêm aprovação da FINEP

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) teve dois projetos aprovados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep): “Biossensores fotônicos baseados em materiais bidimensionais (2D) para o desenvolvimento de testes virais” e “Nanoestruturas híbridas multifuncionais de Nb2O5, ZrO2 e TiO2 empregadas na construção de nanomembranas filtrantes inovadoras”.

O primeiro projeto foi idealizado pelos docentes da EE: o coordenador do Programa de Pós-Graduação da unidade acadêmica, Christiano de Matos; Thoroh de Souza; Lúcia Saito; Cecília Castro e Silva; Camila Maroneze; Sergio Domingues; e Dario Bahamon. O projeto foi estruturado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Já o projeto “Nanoestruturas híbridas multifuncionais de Nb2O5, ZrO2 e TiO2 empregadas na construção de nanomembranas filtrantes inovadoras” foi desenvolvido pelos docentes do curso de Química da EE, Engenharia Elétrica e Engenharia de Materiais da UPM, professores: Thiago Canevari, coordenador do curso; Edson Tafeli; Marcos Eberlin; e Marcos Massi.

O diretor da EE da UPM, Marcos Massi, afirmou que este é um marco importante, pois essa aprovação incentivará a pesquisa e a inovação e ainda trará um investimento na ordem de 3,2 milhões de reais em bolsas de estudo de mestrado e doutorado, além de insumos de pesquisa e investimento em equipamentos para a UPM.

“Trazer investimentos em pessoas e equipamentos aumenta, dessa forma, a visibilidade das pesquisas realizadas na EE em âmbito nacional, além de demonstrar a excelência em pesquisas que estão sendo realizadas no programa de pós-graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia da nossa Escola de Engenharia”, finalizou Canevari.

Exchanging Hemispheres oferece curso voltado para estudantes e profissionais da saúde

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), oferecerá o curso “Avanços no tratamento do hipotireoidismo” entre agosto e setembro (dias 16, 18, 23, 25 e 30 de agosto e 1º, 13, 15, 20 e 22 de setembro). Ministrada por professores mackenzistas e internacionais, a formação é oferecida pelo programa Exchanging Hemispheres da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM.

O objetivo é promover a atualização de médicos, acadêmicos e outros profissionais da área da saúde sobre o hipotireoidismo, abordando aspectos como as causas da doença e o impacto sobre a qualidade de vida; tratamento; hipotireoidismo durante a gravidez; hipotireoidismo neonatal, na infância e na adolescência; e futuro do tratamento da patologia.

As aulas serão ministradas pelo professor da Universidade de Chicago e ex-presidente da Sociedade Americana de Tireoide, Antonio C. Bianco, e outros docentes internacionais. A Universidade de Chicago está em décimo lugar entre as melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking Times Higher Education (THE).

Ao final, será concedido aos participantes um certificado de 32 horas. E, para alunos mackenzistas, será oferecido um ponto nos programas de Mobilidade Acadêmica da COI. A formação acontecerá de forma remota, com vagas limitadas.

Antigo Coro Infantil se reúne e canta Milton Nascimento no Notas Musicais

A quarta edição de 2022 do Notas Musicais, programa produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), apresenta a canção “Caçador de mim”, que marcou época na voz do cantor mineiro, Milton Nascimento. No vídeo, a música foi apresentada por membros do antigo Coro Infantil do Mackenzie, que foi formado na década de 1990. Os comentários ficam por conta do maestro Parcival Módolo.

A música apresentada ficou famosa na voz do cantor mineiro, no entanto, foi composta originalmente pelo grupo 14 Bis, também de Minas Gerais. A letra foi escrita pelo baixista do grupo, Sérgio Magrão, e a melodia é de Marcos de Sá. “Porém, só ficou conhecida quando o Milton lançou a música, um ano depois e fez um enorme sucesso. Passou a ser um ícone do repertório do cantor mineiro”, explicou Módolo.

O vídeo contou com “as crianças de 1990”, que se reuniram para gravar a versão da música ainda em 2020, sob a regência do professor Jonas Nogueira.

Para assistir à nova edição do Notas Musicais, com a versão da música “Caçador de mim” dos membros do antigo Coro Infantil, acesse o YouTube.

Notas musicais celebra a Páscoa com trecho de cantata

O Notas Musicais, programa produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), celebrou a Páscoa em sua nova edição, com um trecho da cantata “Vento Livre”, apresentada no auditório Ruy Barbosa, em 2018, pela orquestra e pelo Coral Mackenzie. O vídeo conta com comentários do maestro Parcival Módolo.

O trecho apresentado chama-se Dia e retrata o momento em que os discípulos, após viverem o luto pela morte de Jesus Cristo, descobrem sua ressurreição. “Estamos vivendo em função da memória da Páscoa, comemorada no último domingo, e a letra está bastante relacionada. O trecho é muito bonito.”

A cantata “Vento livre” foi composta em 1985 pelos músicos Guilherme Kerr, Jorge Rehder e Jorge Camargo, que é membro e parceiro do CAC da UPM. O arranjo para a cantata foi feito pelo compositor Flávio Regis.

O vídeo com o trecho da cantata “Vento Livre” já está disponível no YouTube.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página