NTAI/Mackenzie
Engenharia A UPM foi agraciada na 5ª edição do Prêmio InovaInfra pelo desenvolvimento da Usina Fotovoltaica instalada em parceria com a Huawei, no campus Higienópolis, em setembro de 2023. O prêmio, promovido pela revista O Empreiteiro, destaca projetos inovadores e tecnológicos que impulsionam o setor de Engenharia. De acordo com o professor e coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UPM, Bruno Lima, dentre as diversas categorias, a UPM se destacou na premiação ao reconhecimento de instituições de ensino pelo projeto de Desenvolvimento e Pesquisa. Essa categoria destaca iniciativas que tenham impacto para a sociedade relacionado ao pioneirismo e à inovação.
Gabriel Cardoso/SBT
CCSA Em 6 de maio, a UPM, por meio do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), em parceria com a Empresa Júnior de Consultoria, recebeu na abertura da Mackenzie Business Week 2024 a palestra de José Roberto Maciel, presidente do Grupo Silvio Santos, conjunto empresarial cujas empresas subsidiárias são SBT, Jequiti, SISAN, Hotel Jequitimar, entre outras. A palestra teve como foco a integração entre universidade e empresa. Maciel destacou a importância de criar conexões com os consumidores, que devem estar no centro, em todos os momentos. Uma forma de garantir um produto de boa qualidade para o cliente é utilizar estratégias, formadas por ecossistemas, como: modelo operacional e governança; talento e capacidades; cultura e gestão da mudança; e tecnologia e dados. Para ele, a transformação para o mundo digital é necessária, assim como a relevância dos conteúdos produzidos, tendo em vista o fácil acesso a eles e como manter a atenção das pessoas. Maciel ainda deu uma dica para os mackenzistas que estavam presentes na palestra. “Aproveitem muito o período da universidade, passa rápido; se sirvam do conhecimento; se juntem em iniciativas júnior e com impacto social; aproveitem o mundo colaborativo; criem um networking; e nunca parem de aprender”, salientou.
NTAI/Mackenzie
CCSA Em 2 de maio, o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da UPM, recebeu a sócia líder da Ernst & Young (EY) na área de Estratégia e Transações, Andréa Fuga. Encarregada da competição no Brasil, ela fez a apresentação do desafio EY NextGen Women, exclusivo para mulheres estudantes ou recém-formadas. A competição global de casos, dividida em duas fases, busca inspirar mulheres a fazer parte da nova geração de líderes e construir uma carreira na área de Estratégia e Finanças. Será a primeira edição da EY NextGen Women com a participação do Brasil. Podem participar estudantes dos últimos dois anos de graduação, recém-formadas e estudantes de pós-graduação sem experiência profissional nas áreas de Negócios (Finanças, Administração, Engenharia, Contabilidade, Economia e Marketing); com boa capacidade para conversar em inglês sobre negócios; disposição; e passaporte válido para viagem internacional.
NTAI/Mackenzie
CCSA O Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM promoveu, em 9 de maio, o III Encontro de Empresas Parceiras Mackenzie, evento que reúne grandes companhias de diversas áreas da cadeia produtiva brasileira. Durante a conferência, representantes das empresas, professores e alunos de diferentes cursos do CCSA debateram as perspectivas e as constantes mudanças pelas quais passam o setor produtivo, afetado por fatores políticos, questões econômicas e crises enfrentadas no contexto internacional — consequências de um mundo globalizado e que causa impactos diretos nas atividades brasileiras. As companhias que participaram do III Encontro de Empresas Parceiras Mackenzie foram: DOW Química; Ericsson Tecnologia; Coca-Cola-Femsa; Pepsico; Embraer; AMAZUL Tec. Defesa da Amazônia S.A.; Auditio Lab; STB – Student Travel Bureau; Prometeon Tyre Group; Zuna Estágios; BLB Auditores e Consultores; EVAL Tecnologia em Informática; e Academia do Universitário.
Engenharia A Escola de Engenharia (EE), da UPM, realizou o encerramento da 3ª edição do Hackathon, evento que aconteceu de 22 a 26 de abril, com a participação de 41 empresas, premiando os grupos de alunos que participaram das dinâmicas. A cerimônia de encerramento teve devocional proferido pelo reverendo Roberto Alves de Alencar. Em seguida, a palavra foi passada ao diretor da EE, Marcos Massi, que expressou sua gratidão aos alunos que se desdobraram e se dedicaram para desenvolver ideias e soluções aos desafios propostos.
Neste ano, o evento contou com a participação de alunos de outras unidades acadêmicas da UPM, como: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Faculdade de Computação e Informática (FCI); Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA); Centro de Comunicação e Letras (CCL); e Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Além dos estudantes de graduação, estiveram presentes os alunos de mestrado e doutorado de Engenharia de Materiais e Nanotecnologia e Engenharia Elétrica e Computação, auxiliando nas mentorias das equipes.
Além do coordenador de Extensão da EE, professor Delmárcio Gomes, o evento contou com as presenças do pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno Duarte; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Teixeira; o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson de Almeida; diretores de outras unidades acadêmicas; e representantes das empresas participantes.
CCSA Em 15 de maio, os alunos do 1º semestre do curso de Administração do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da UPM, participaram de um bate-papo com o vice-presidente da Arcos Dorados, holding da marca McDonalds, Dorival Oliveira. O evento, organizado pelos professores Wagner Ricarth e Daniella Sá, foi parte integrante do conteúdo da disciplina Ambiente Profissional do Administrador.
Engenheiro por formação, Dorival Oliveira comentou sobre a carreira e sua experiência e trajetória profissional. Até estagiar em Engenharia Elétrica, Dorival passou pelas áreas de Manutenção, Projetos, Marketing, Vendas e Produção. Por meio dos estágios, ele descobriu que gostaria de trabalhar com pessoas e, após se formar, trabalhou por dez anos na área de Geração de Energia. O principal motivo da mudança para o McDonalds foi aceitar novos desafios. Há 29 anos na holding e 5 anos como vice-presidente, Dorival contou aos alunos que diariamente são atendidas 2,5 milhões de pessoas nos restaurantes espalhados pelo Brasil. Para atender essa quantidade de clientes, o quadro de funcionários é de 52 mil, dos quais 98% estão dentro das lojas no preparo dos lanches.
NTAI/Mackenzie
CCSA Em 20 de maio é celebrado o Dia do Pedagogo, uma das profissões mais importantes para o desenvolvimento da sociedade. Para a irmãs mackenzistas Luiza e Lara Ogawa Marroni Zaniol, essa data é muito importante. Luiza é aluna do 5º semestre do curso de Pedagogia da UPM, e Lara é formada no mesmo curso também pela UPM. Luiza revela que sua escolha pela Pedagogia foi motivada pelo desejo de contribuir para a melhoria da educação no Brasil e dar voz às crianças. Sua irmã, Lara, nunca se imaginou professora, até perceber que nunca mais queria sair da sala de aula, a ponto de trancar o curso de Engenharia e se aventurar no mundo da educação, onde descobriu a verdadeira vocação. Ambas destacam a qualidade da formação recebida na UPM. Luiza ressalta os profissionais incríveis e dedicados que tornam a graduação mais leve e completa. Lara, por sua vez, destaca a resiliência e a adaptabilidade adquiridas durante a pandemia, um período que exigiu inovação e colaboração.
Para aqueles que estão iniciando a jornada acadêmica em pedagogia, as irmãs oferecem conselhos valiosos. Luiza incentiva os estudantes a acreditar em si mesmos e ter coragem, apesar da desvalorização da profissão em muitas áreas da sociedade, pois “com o apoio daqueles que também acreditam na educação, fica mais fácil e leve”, aconselha ela. Lara, por outro lado, destaca o impacto positivo que os pedagogos podem ter na vida de seus alunos. “Vocês não são apenas professores, são exemplos, amigos e, em muitos casos, portos seguros. Persistam pois a recompensa está nos pequenos grandes momentos de transformação e aprendizado”, completa.
CCSA Com roteiro de visitas que aproxima o mercado e a academia, estudantes dos cursos de Administração e Comércio Exterior do Centro de Ciências Sociais e a Aplicadas (CCSA) da UPM participaram de diversas visitas técnicas em maio. No dia 8 de maio, eles acompanharam a rotina de atividades da B3 — Brasil, Bolsa, Balcão —, a Bolsa de Valores de São Paulo, um dos principais ambientes de negociação do país. Parte do calendário de eventos organizados pelo Programa Mackenzie Finanças, a iniciativa proporciona aos discentes ter um contato mais próximo com o mercado financeiro e o mundo das finanças, fazendo com que os fundamentos aprendidos em sala de aula sejam traduzidos para a prática dos futuros profissionais. Os estudantes foram monitorados pelos professores do CCSA, sendo eles: Wilson Toshiro Nakamura, Fábio Iório e Antônio Couto.
Também no dia 8, um grupo de alunos dos mesmos cursos realizou visita técnica ao Terminal Eldorado Brasil, localizado no porto de Santos, o maior complexo portuário do país. O evento foi organizado pelo professor Hideo Hori. Colocando em prática os conhecimentos teóricos da sala de aula, os estudantes ultrapassaram os limites da universidade para conhecer a realidade das atividades de um terminal que opera no segmento de papel e celulose em um formato inovador de ensino que engloba as vivências cotidianas e as rotinas da profissão.
No dia 13, dessa vez acompanhados pelo professor Marcos Antonio de Andrade, os estudantes visitaram a SERPE-RFB, a Alfândega de São Paulo, órgão responsável pela triagem e conferência das encomendas internacionais comercializadas pelos Correios. Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências com processos aduaneiros e ainda observaram na prática como funcionam as operações de prevenção à lavagem de dinheiro no mercado brasileiro.