NTAI/Mackenzie
Em 2024, o HUEM repetiu uma ação que visa buscar recursos para proporcionar melhorias no serviços oferecidos pela ala pediátrica da Instituição. Em campanha de sensibilização dos contribuintes, o Hospital informou que, no preenchimento da declaração de imposto de renda, as pessoas físicas poderiam direcionar até 3% de seu IR devido para essa finalidade. Na ala pediátrica do HUEM são realizados por ano mais de 25 mil atendimentos de urgência e emergência; 4 mil atendimentos ambulatoriais; mais de 50 mil exames laboratoriais; 6 mil exames de imagem; e mais de 2 mil internamentos. A ala exclusiva para o atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos é dividida em três pavimentos com 100 leitos para internações, dos quais dez são destinados à UTI pediátrica. O HUEM é referência para pacientes pediátricos vítimas de queimaduras.
Divulgação
O médico Leon Grupenmacher (foto), chefe do serviço de oftalmologia do HUEM, representou o Brasil no 1º Congresso Mundial de Ceratocone, que aconteceu em Dubai nos dias 19 e 20 de abril. Único brasileiro a palestrar no evento, o especialista compartilhou seu conhecimento sobre essa doença cujos diagnósticos aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Segundo ele, o objetivo é desenvolver um padrão de protocolo mundial de diagnóstico precoce e condutas reprodutíveis para diminuir ao máximo a necessidade de transplantes de córneas em população jovem e economicamente ativa.
NTAI/Mackenzie
Mais uma vez a excelência do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) ultrapassou fronteiras com a participação em um evento de porte internacional. A 8ª edição da Conferência Internacional de Odontologia e Saúde Bucal, realizada entre os dias 25 e 27 de março, em Singapura, contou com a palestra virtual do cirurgião do HUEM, Dr. Laurindo Moacir Sassi (foto), especialista em reconstrução de mandíbula e maxilar. O evento reuniu especialistas de diversos países e abordou o que há de mais avançado em saúde bucal. Um acontecimento relevante para profissionais de saúde, dentistas, pesquisadores, cientistas, acadêmicos, empresários e estudantes. A participação do HUEM reforça o compromisso da Instituição na busca pelos melhores tratamentos para serem oferecidos aos pacientes.
br.freepik.com
Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida erradicando os males causados pelo uso de cigarro, o HUEM realizou, em 5 de abril, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Contra o Tabagismo do Hospital Mackenzie, programa para auxiliar pessoas que desejam parar de fumar. Gratuito e aberto a toda a comunidade, o programa oferece tratamento humanizado, com acompanhamento psicológico e medicamentos. O grupo é formado por equipe multiprofissional incluindo médico, assistente social, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. O objetivo principal é dar todo o suporte para fumantes a superar o vício, um hábito que envolve tanto questões fisiológicas quanto comportamentais.
Em 26 e 27 de abril, o HUEM realizou o II Simpósio de Cuidados Paliativos Adulto e Pediátrico, com o tema “Estendendo o manto”. O evento, financiado pelo MackPesquisa do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), foi voltado a estudantes e profissionais da área da saúde e contou com 120 participantes de diferentes regiões do Brasil. A palestra magna foi conduzida pelo médico Daniel Neves Forte, de São Paulo, coordenador do curso de especialização em Cuidados Paliativos do IEP-Sírio Libanês e ex-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Palestraram também a assistente social do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Letícia Andrade; a advogada Luciana Dadalto, doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG e mestre em Direito Privado pela PUC-Minas; o enfermeiro Alexandre Silva, doutor em Cuidados Paliativos pela UFMG com sanduíche na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa); a oncologista pediátrica Poliana Molinari, formada no curso de Educação e Prática de Cuidados Paliativos pela Harvard Medical School; a esteticista Vanessa Menezes, pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Ensino Albert Einstein; o médico Jonathan Vinicius, coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos Adulto do HUEM; e a coordenadora da equipe de Cuidados Paliativos Pediátrico, Andreia Franco, que se apresentou ao lado da médica Larissa Madruga, pediatra e neonatologista do HUEM.
Duas datas importantes são celebradas em maio: o Dia Internacional da Enfermagem (12) e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20). Para comemorar essas datas, o HUEM realizou um culto na capela da Instituição, evento que marcou a abertura da Semana da Enfermagem. O pregador do culto foi o reverendo Renato Outeiro da Cruz, que homenageou e destacou o papel fundamental dos profissionais de enfermagem na rotina hospitalar. A abertura do evento foi realizada pelo capelão do HUEM, rev. Marcelo Pinheiro.
No dia 13 de maio, profissionais do HUEM participaram de uma homenagem no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, por proposição da deputada Flávia Francischini. Oito colaboradoras e três colaboradores do Hospital Mackenzie receberam menção honrosa com os votos de congratulações pelo trabalho desempenhado, com compromisso, dedicação e cuidado em prol do bem-estar de todos.
Foram homenageadas a gerente de enfermagem Ana Cláudia Giffhorn, as enfermeiras Gisele Fumagalli, Aline Kluska, Denise Dellaqua, Renata Leite, Bianca Furtado, Merylli de Campos e Conceição Aparecida de Azevedo, além dos enfermeiros Edinelson Cordeiro, Elio Vieira de Oliveira e Amós Souza Souto.
NTAI/Mackenzie
Profissionais do HUEM participaram do Simpósio Internacional de Transplantes, realizado nos dias 12 e 13 de abril, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O objetivo do evento foi promover debates relevantes para contribuir com o avanço científico e tecnológico em relação a transplantes.
Estiveram presentes transplantadores das mais renomadas instituições nacionais e internacionais, como o médico brasileiro Leonardo Riella, que ganhou notoriedade no mês de março ao realizar o primeiro transplante de rim de porco, geneticamente modificado, para um paciente humano vivo. Riella é filho do professor emérito da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Dr. Miguel Riella, responsável por implantar o serviço de Nefrologia no HUEM, na metade da década de 1970. No Simpósio Internacional, Miguel Riella participou como mediador em uma mesa-redonda com o tema “Novas fronteiras nos transplantes”.
A nefrologista Carolina Pozzi, responsável técnica pelo serviço de transplantes de rim do HUEM, esteve presente no evento, ao lado do coordenador do serviço de transplante hepático, Dr. Nertan Luiz Tefilli, que fez parte da discussão sobre o panorama dos transplantes de fígado no estado do Paraná.
NTAI/Mackenzie
Em abril, o HUEM realizou a doação de 20 computadores para um projeto social do Instituto Caminho de Davi, que promove atividades de combate ao analfabetismo funcional para crianças de escolas públicas. Os equipamentos são fruto da atualização tecnológica do Hospital, mas estão em ótimo estado para o uso das crianças. O projeto Caminho de Davi oferece atividades como leitura e contação de histórias e conta com auditório, sala de informática, refeitório e uma biblioteca com três mil livros infantis. A doação do Hospital Mackenzie representa um investimento valioso no futuro das crianças atendidas pelo Instituto. Essa parceria entre instituições demonstra como a união de esforços pode impactar positivamente a educação e o desenvolvimento das novas gerações.