NTAI/Mackenzie
CCBS Durante a Semana Acadêmica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), os alunos do curso de Nutrição participaram da palestra “Novas gerações vegetarianas e veganas: a nutrição materno-infantil plant-based”, ministrada pela nutricionista Rachel Francischi, em 30 de abril. De acordo com a nutricionista, estudos comprovam que a alimentação rica em alimentos sem origem animal é uma das mais saudáveis e perfeitamente balanceada. Para ela, quando há a escolha pelo vegetarianismo ou veganismo, seja na vida adulta, seja na infantil, a tendência é melhorar a qualidade da dieta, pois se come mais feijão, arroz, frutas, legumes e verduras. Contudo, é necessário ter atenção com algumas vitaminas que devem ser complementadas, como a B12, por exemplo.
Divulgação
Alphaville Reconhecendo o forte trabalho voltado à empregabilidade, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, foi premiada, em 27 de março, pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) com o troféu Ponte para o Trabalho, concedido às instituições que mais apoiaram seus estudantes na conquista de vagas de estágios qualificados e de novas oportunidades de aprendizagem em 2023. Com 581 alunos mackenzistas estagiando somente por meio do CIEE, a premiação reflete a alta taxa de empregabilidade que a Instituição concentra, com mais de 90% dos alunos que se encontram em outros estágios ou já efetivados nas empresas. O Projeto Mackenzie Carreiras consolida-se em plataforma on-line que engloba Universidade, alunos e empresas, com anúncios de vagas e recrutamento de estudantes por meio de uma base integrada de dados com diferentes perfis de estudantes.
Pós-graduação A UPM e a Cogna Educação lançaram, em 4 de abril, a Pós-Graduação Digital, que oferecerá diversos cursos na modalidade lato sensu de forma totalmente digital. Dessa forma, o Mackenzie, com seu currículo, projeto pedagógico, corpo docente e expertise no ensino de altíssima qualidade, produzirá todo o conteúdo dos cursos, que utilizarão a plataforma e toda a estrutura tecnológica da Cogna. Com a parceria, a UPM pretende atingir os mais longínquos lugares, por meio do alcance proporcionado pelo ensino digital. Os cursos oferecidos e todas as informações estão disponíveis neste link.
Pós-graduação A interdisciplinaridade é um tema cada vez mais central; por isso, a comemoração dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC), da UPM, ganhou importância ímpar para o fazer científico brasileiro. Considerado um pioneiro na pesquisa interdisciplinar, o programa celebrou o aniversário em 29 e 30 de abril, com palestras e mesas de debates, realizadas no campus Higienópolis. A celebração contou com uma conferência ministrada pelo coordenador da Câmara 2 – Sociais e Humanidades da Área Interdisciplinar da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Djalma Thürler. Ele aponta que a interdisciplinaridade é o caminho necessário para a pesquisa brasileira na atualidade. Além da conferência com o coordenador da CAPES, o aniversário do PPGEACH contou com palestras e mesas-redondas, além de abertura institucional, com a presença de autoridades mackenzistas.
CCBS No final de março, a UPM inaugurou o novo Laboratório de Habilidades, dedicado ao curso de Fisioterapia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Instalado na rua Maria Antônia, 163, o espaço deverá contribuir para o processo de reabilitação de pacientes, proporcionando um ambiente adequado para o desenvolvimento prático dos alunos. Sua localização está próxima aos demais laboratórios de habilidades do curso, permitindo a integração no plano terapêutico dos pacientes atendidos na Clínica Escola e nos Projetos de Extensão à Comunidade. De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia, Marcelo Fernandes, o espaço foi estrategicamente projetado para fortalecimento muscular; por isso, os equipamentos oferecem recursos específicos para a reabilitação de afecções musculoesqueléticas e neurológicas. A inauguração do Laboratório de Habilidades representa um avanço significativo para o curso de Fisioterapia da UPM, consolidando o compromisso da Instituição com a excelência acadêmica e a inovação no ensino da saúde.
NTAI/Mackenzie
NEA Em 2 de maio, a UPM, por meio do Núcleo de Estudos Avançados (NEA), promoveu a palestra “Os desafios da universidade no Brasil”. O evento foi ministrado pelo reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Junior. Na abertura, o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, pontuou as transformações ocorridas no âmbito das universidades ao longo da história. Por sua vez, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ressaltou a proximidade entre as instituições. “Espero que esse momento traga contribuições para nossas reflexões. A conexão entre a USP e o Mackenzie é verdadeira. Um exemplo disso é que sou egresso da USP, e diversos outros professores também têm vínculos muito antigos com a Universidade de São Paulo”.
Para Carlotti, todas as instituições do estado de São Paulo deveriam fazer um grande acordo para entregar a todos os jovens uma formação, superior ou profissional, adequada para continuarem na carreira. “Somos um estado privilegiado. Se não conseguirmos fazer isso dar certo aqui em São Paulo, nenhum outro lugar do Brasil conseguirá”, destacou. Além das autoridades já mencionadas, participaram da solenidade os pró-reitores da UPM, diretores das unidades acadêmicas, coordenadores e professores de diversas áreas.