II Encontro Brasileiro de Urbanismo Social

FAU Em 4 de abril, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM foi sede do terceiro dia do II Encontro Brasileiro de Urbanismo Social, organizado pela Rede Brasileira de Urbanismo Social. O evento, realizado em diferentes espaços no centro de São Paulo, tem a intenção de compartilhar experiências, conectar iniciativas e consolidar aprendizados sobre o tema. Na ocasião, foi apresentado o Guia de Urbanismo Social, com mais de 40 autores e organizado pelo diretor da FAU, professor Carlos Leite. A obra apresenta e discute conceitos do urbanismo social e diferentes tópicos relacionados ao tema principal. O Guia de Urbanismo Social, que tem o apoio da Diagonal em sua realização, é uma proposta de conjunto de experiências, pois “o desafio não é ter boas experiências, mas sim a sustentação dessas experiências”, afirmou Mello.

Divulgação

O sucesso da startup fundada por antigo mackenzista

FCI Martin Luther Candido e Silva (foto), de 40 anos, é empreendedor em tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e Automação, cofundador e CEO da Biti9, além de ser egresso da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM. Fundada em 2015, a startup está há cerca de seis anos atuando com os clientes Porto Seguro e Grupo Petrópolis, empresas que ajudam a fomentar a automação.

Sócio de Silva e cofundador da Biti9, Adalberto Cunha também é mackenzista; os dois se conheceram na UPM, o que ajudou na conexão profissional entre eles, uma vez que estavam alinhados nos mesmos valores e princípios. “Sou um empreendedor preto, que enfrentou diversas barreiras do racismo estrutural, mas nunca me deixei abater. Esse vigor é parte purgante na essência da Biti9, somos capazes de fazer qualquer coisa. Entendo que sou referência e apoio para novos empreendedores ou profissionais pretos”, destacou Martin. O CEO da Biti9 também ressaltou a importância do Mackenzie na construção da empresa. “A UPM é um ambiente organizado e amistoso, que propiciou o desenvolvimento de uma rede composta de dezenas de pessoas. Essas conexões proporcionaram também minhas primeiras oportunidades na carreira”.

 

Mackenzie recebeu mais uma edição da Feira EducationUSA

Em 18 de abril, a UPM e o EducationUSA promoveram a Feira EducationUSA 2024. A iniciativa, que em edições anteriores já foi realizada na UPM, aconteceu no prédio 29 do campus Higienópolis e recebeu centenas de alunos interessados em oportunidades de estudo nos Estados Unidos.

O analista-orientador do EducationUSA, Rafael Lemos, destacou a importância do evento para a comunidade mackenzista. "As universidades e os orientadores do EducationUSA estão aqui para tirar dúvidas sobre oportunidades de estudo no exterior. É uma excelente iniciativa para quem pensa em estudar fora, mas não tem muitas informações sobre o processo", afirmou Rafael. A coordenadora nacional do EducationUSA no Brasil, Anelise Zandona Hoffman, falou sobre a participação de mais de 30 universidades estadunidenses. “Hoje, concluímos aqui um circuito que passou por sete cidades. Além disso, temos dois orientadores em São Paulo que atendem diariamente mackenzistas interessados no sonho de fazer intercâmbio”, explicou.

Os participantes tiveram acesso a informações sobre intercâmbio de graduação, mestrado, doutorado, cursos de curta duração, inglês e bolsas de estudo. Além disso, o evento ofereceu palestras sobre o sistema educacional estadunidense e o processo de admissão em universidades estrangeiras.

UPM assina parceria com Clube Pinheiros

A UPM assinou, em 3 de abril, um acordo de cooperação com o Esporte Clube Pinheiros. As instituições, que têm mais de 100 de anos de tradição na cidade de São Paulo, caminharão juntas, unindo forças no Esporte e na Educação, segmentos nos quais cada uma das instituições se destaca. A motivação é contribuir para uma sociedade melhor no ensino, na cultura e no esporte. “Pinheiros e Mackenzie são duas marcas boas em seus segmentos — educacional e esportivo. Nosso acordo de cooperação será muito importante e é uma alegria muito grande”, disse o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos. Para o presidente do Pinheiros, Carlinhos Brazolin, a parceria entre instituições tão tradicionais demonstra a importância do acordo.

Além das autoridades citadas, estiveram presentes na reunião: o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura; o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro; o diretor de Educação do IPM, José Paulo Fernandes Júnior; o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida; a coordenadora de Relações Públicas e Cerimonial da UPM, Luciana Guerreiro Sabbadini; e o gerente de Marketing do Esporte Clube Pinheiros, Erley Lemos dos Santos.

Visita do National Space Science Center

CRAAM Em 25 de março, o Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) da UPM recebeu a visita dos representantes do National Space Science Center (NSSC) para a apresentação de pesquisas realizadas na área de Ciências Espaciais. O evento também contou com debates sobre futuras pesquisas colaborativas, realizados no auditório Guilherme Thut, no campus Higienópolis.

O motivo da visita foi a renovação do Memorandum of Understanding (MoU) entre o Mackenzie e o NSSC da Chinese Academy of Sciences (CAS) e a participação do Mackenzie no programa International Meridian Circle Program. Parcerias de pesquisa, como essa entre Brasil e China, têm efeito positivo para a UPM, tanto pela maior interação de pesquisadores chineses e do CRAAM em estudos do Clima Espacial, como para aumentar a visibilidade da universidade para o mundo.

Os palestrantes do NSSC foram Xuhui Shen, pesquisador do NSSC/CAS; Shun-Rong Zhang, pesquisador do Haystack Observatory do MIT, nos Estados Unidos; e Liwen Ren, project manager do International Meridian Circle Program, NSSC/CAS.

O NSSC atua no Brasil por meio do China Brazil Joint Laboratory for Space Weather (CBJLSW). Além da realização de pesquisas colaborativas em Ciências Espaciais, o NSSC participou ativamente da reforma do Rádio Observatório Pierre Kaufmann (ROPK), localizado em Atibaia e operado pelo Mackenzie em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em 29 de março, a delegação do NSSC foi ao ROPK para uma visita técnica.

Além da equipe do CRAAM, a delegação chinesa foi recebida pelo reitor da UPM, Marco Túlio de Castro Vasconcelos; o diretor da Escola de Engenharia, Marcos Massi; e o coordenador da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), Pedro Buck.

Rádio Observatório do CRAAM sedia premiação

CRAAM O Rádio Observatório Pierre Kaufmann (ROPK), localizado em Atibaia e vinculado ao Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) da UPM, promoveu, em 4 de abril, um evento especial em parceria com a Prefeitura de Atibaia para premiar alunos medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas da cidade. A iniciativa contou com a participação de 87 estudantes de cinco escolas municipais de Ensino Fundamental.

Durante a cerimônia, os alunos foram premiados por suas conquistas na competição de matemática e conheceram de perto a estrutura e as pesquisas conduzidas pelo CRAAM. A premiação foi conduzida pelo prefeito de Atibaia, Emil Ono, e representantes da Secretaria Municipal de Educação, com a presença de professores das escolas e pais dos alunos. A equipe do CRAAM — representada pelo professor e coordenador Jean-Pierre Raulin, pelo engenheiro Guilherme Júlio Alaia e pelos técnicos Yasushi Rubens Hadano e Everton Gotz Silva — apresentou a antena, os equipamentos e compartilhou detalhes sobre a história e os projetos do observatório.

Mackenzie se destaca na maior competição de Direito do mundo

FDIR Em março, o Grupo de Estudos em Arbitragem do Mackenzie (GEAMack), composto de alunos e egressos da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, obteve um resultado excepcional no XXXI Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, a maior de competição de Direito do mundo, realizada em Viena, Áustria. O GEAMmack se destacou entre as mais de 350 universidades participantes de todo o mundo, ficando entre as oito melhores e chegando às quartas de final pela segunda vez na história. De acordo com o professor da FDir, Daniel Tavela, essa é primeira vez que uma faculdade brasileira atinge duas quartas de final na história do Vis Moot. Além disso, é o quarto ano consecutivo em que o Mackenzie passa para a fase eliminatória da competição, figurando entre as 64 melhores universidades. Nas eliminatórias, a equipe mackenzista enfrentou e superou duras equipes de outras instituições, como NALSAR, da Índia (campeã do XIX Vis Moot); USP (Largo São Francisco); e PUC-SP. Já nas quartas de final, o time do Mackenzie enfrentou a equipe da Bucerius, que avançou para a semifinal. “Estamos muito orgulhosos de nossos alunos e coaches. É um resultado histórico e que coloca o Mackenzie entre as melhores equipes do mundo em arbitragem e Direito Comercial Internacional”, mencionou Tavela.

O Vis Moot é uma competição internacional de arbitragem comercial que ocorre anualmente na Universidade de Viena. Ela reúne estudantes de Direito de todo o mundo para resolver disputas comerciais simuladas, por meio de arbitragem. Os participantes aplicam suas habilidades de pesquisa jurídica, argumentação e resolução de problemas para representar os interesses de suas respectivas equipes. Conheça os resultados aqui.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página